Nasa oferece atividades on-line para explorar o universo sem sair de casa

Por , em 13.04.2020

Nesse momento em que muitas pessoas precisam ficar em casa, algumas atividades podem ser feitas com crianças e adolescentes para passar o tempo e aprender coisas novas. Para ajudar nessa tarefa, a Nasa e o laboratório nacional da ISS disponibilizaram uma série de programas educacionais gratuitos.

Com isso, os jovens podem explorar o universo sem sair de casa. Diversas atividades podem ser feitas com materiais simples, outras contam com aplicativos. As informações estão em inglês e algumas atividades devem ser feitas com supervisão de um adulto.

Recursos

A Nasa publicou uma lista com dez atividades para fazer em casa. Entre as sugestões estão foguete feito com papel e canudo, uma calculadora de fases da Lua e um aerodeslizador feito com balão e CD.

Torne-se um astronauta em casa com a ISS. No site está disponível uma série de atividades e experimentos para fazer em casa como aqueles que os astronautas fazem na estação espacial. Assim, a família toda pode participar de atividades para manter os estudantes envolvidos, continuar aprendendo e manter o interesse pela ciência.

A Nasa também pensou nos estudantes da educação infantil. Entre as sugestões estão ecossistema marinho comestível e móbile de nuvem. Entre as alternativas para quem tem entre 9 e 12 anos tem origami do dispositivo Starshade e nuvem em garrafa.

Os estudantes ainda podem fazer experimentos e comparar os resultados com os obtidos pelos astronautas. Também é possível ajudar a escolher a próxima planta para pesquisa na ISS, que deve ser enviada em fevereiro do próximo ano.

As pessoas ainda são convidadas pela Nasa para ajudar a mapear os corais do mundo. Nesse aplicativo os jogadores interagem com dados reais da agência espacial, aprendem sobre diferentes tipos de corais enquanto destacam onde eles aparecem na imagem.

Enquanto jogam, os participantes ajudam a “treinar” o supercomputador da Nasa a reconhecer corais nas imagens do fundo do oceano. Com técnicas de machine learning o computador conseguirá fazer as classificações sozinho. O aplicativo só está disponível para iOS e Mac, mas deve ser disponibilizado para Android também. [Science Alert, ISS]