Ícone do site HypeScience

Pessoas estão ganhando dinheiro extra na internet com coisas feitas em casa

Em tempos de crise financeira, as pessoas estão cada vez mais usando seus hobbies para ganhar dinheiro. De acordo com o site inglês de classificados Vivastreet, bolos, velas, cartões de casamento e até cavalinhos de balanço entram na lista de itens vendidos.

O site registrou um aumento de 123% no número de anúncios de itens feitos em casa nos três meses anteriores a maio, em comparação com a mesma época em 2008. O site também registrou aumento dos anúncios de serviços oferecidos em casa, como aulas particulares, interpretação e aulas de dança, por exemplo.

Dinheirinho extra

Yannick Pons, chefe executive do VivaStreet, afirma que a Internet revolucionou o modo que empresas e negócios em geral são administrados, e que será interessante analisar quantos negócios caseiros vão continuar por aí quando a crise passar: “Em tempos de crise, as pessoas são muito criativas. Os britânicos estão fazendo com que hobbies se tornem negócios caseiros, como uma maneira de ganhar mais dinheiro, e a indústria caseira está crescendo muito”.

Sites especializados para fazer e vender produtos caseiros também perceberam um aumento no uso de pessoas usando a Internet para ganhar dinheiro em tempos de crise. O Etsy, site especializado em venda de produtos manufaturados, afirma ter triplicado de tamanho em 2008. Já o Spoonflower, um site que permite a criação e impressão de tecidos personalizados, foi lançado em outubro de 2008 e não pára de crescer.

“Nós vemos muitos artesãos – muitos deles são mães que trabalham em casa – usando o site não só para melhorarem seus trabalhos artisticamente, mas também para gerir pequenos negócios caseiros”, afirma Stephen Fraser, um dos fundadores do site. “As pessoas usam o que eram pequenos hobbies para gerar uma renda vital durante a recessão”, diz. [BBC]

Sair da versão mobile