Ícone do site HypeScience

Porque a sujeira faz bem para a saúde?

Será que piolhos são o segredo para a prevenção de asma?

Pesquisas feitas em ratos mostram que, aqueles que tinham piolhos, tinham um sistema imunológico mais eficiente do que os outros roedores. Para os cientistas, essa descoberta pode ajudar no estudo de asma e de outras doenças alérgicas.

Os estudos apóiam a crença na teoria da higiene – que prega que algumas doenças são causadas por nosso estilo de vida extremamente higiênico. Como temos menos contato com “sujeira” do que devíamos nosso sistema imunológico não se torna tão resistente, e somos mais suscetíveis a doenças.

A idéia é que, se nosso sistema imunológico não é acostumado na infância, ele pode ser acionado na presença de partículas inofensivas em nosso organismo, como pólen e poeira. Infestações bacterianas e virais parecem não ser o fator principal, porém, ultimamente, os cientistas estão se concentrando na presença de parasitas.

Os cientistas então testaram ratos selvagens, criados na sujeira, e ratos de laboratório, nascidos em gaiolas, bem tratados e alimentados com ração adequada.

Os ratos limpos tinham sistemas imunológicos mais excitáveis, ou seja, mais sensíveis – logo, possuíam mais alergias e reações adversas. Os roedores selvagens e infestados por piolhos e outros parasitas não.

“Assim como os ratos de laboratórios, as pessoas que vivem em boas condições de desenvolvimento não tem o sistema imunológico resistente contra a situação atual” explica a cientista Janette Bradley, que tomou parte no estudo.

A hipótese é que o sistema imunológico evolui a medida que é exposto a parasitas, como mosquitos e piolhos. “Quando não temos essas ‘infestações’ nosso sistema imunológico não evolui e não nos adaptamos as necessidades que nosso organismo tem para enfrentar o ambiente em que vivemos” declara Bradley. [Reuters]

Sair da versão mobile