Porque a sujeira faz bem para a saúde?

Por , em 23.04.2009

Será que piolhos são o segredo para a prevenção de asma?

Pesquisas feitas em ratos mostram que, aqueles que tinham piolhos, tinham um sistema imunológico mais eficiente do que os outros roedores. Para os cientistas, essa descoberta pode ajudar no estudo de asma e de outras doenças alérgicas.

Os estudos apóiam a crença na teoria da higiene – que prega que algumas doenças são causadas por nosso estilo de vida extremamente higiênico. Como temos menos contato com “sujeira” do que devíamos nosso sistema imunológico não se torna tão resistente, e somos mais suscetíveis a doenças.

A idéia é que, se nosso sistema imunológico não é acostumado na infância, ele pode ser acionado na presença de partículas inofensivas em nosso organismo, como pólen e poeira. Infestações bacterianas e virais parecem não ser o fator principal, porém, ultimamente, os cientistas estão se concentrando na presença de parasitas.

Os cientistas então testaram ratos selvagens, criados na sujeira, e ratos de laboratório, nascidos em gaiolas, bem tratados e alimentados com ração adequada.

Os ratos limpos tinham sistemas imunológicos mais excitáveis, ou seja, mais sensíveis – logo, possuíam mais alergias e reações adversas. Os roedores selvagens e infestados por piolhos e outros parasitas não.

“Assim como os ratos de laboratórios, as pessoas que vivem em boas condições de desenvolvimento não tem o sistema imunológico resistente contra a situação atual” explica a cientista Janette Bradley, que tomou parte no estudo.

A hipótese é que o sistema imunológico evolui a medida que é exposto a parasitas, como mosquitos e piolhos. “Quando não temos essas ‘infestações’ nosso sistema imunológico não evolui e não nos adaptamos as necessidades que nosso organismo tem para enfrentar o ambiente em que vivemos” declara Bradley. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • JLKLEIN:

    MEU BOM AMIGO A MINHA MULHER É A MESMA COISA, COITADA DAS CRIANÇAS,Ñ C SUJA OLHA ISSO OLHA AQUILO, POE OS CALÇADOS Ñ TIRA A BLUSA, E POR AI VAI QUANDO EU VEJO ESTÃO DODOI, E A CULPA É SEMPRE POR Q ESTAVAM, MAL ABRIGADAS OU DESCALÇAS EHEHEHEHEH, Q BOM Q EU JA SOU ADULTO.

  • Bravo Neto:

    Daí o hábito ou adaptação do corpo ao meio que o rodeia. Por exemplo, quem nunca foi picado por um mosquito transmissor de malária tem mais dificuldades de se curar se contrair a doença do que um indivíduo que já teve malária ou que está mais em contacto com esse tipo de mosquitos. Penso que o sistema imunológico é mais ou menos activo, consoante os habitos do indivíduo no meio em que vive.

  • John Micho:

    Por isso nunca vi um morador de rua espirrar.

  • Laércio:

    Matéria oportuna.Farei com que minha dignissima esposa tome conhecimento e espero resultado positivo em seus hábitos exagerados no trato com a higiene. Visto que também, ocasionalmente é acometida por fortes gripes, alergias, garganta inflamada em outros problemas de saúde. Fico muito preocupado com nosso filho de apenas 7 anos que não pode, na sua presença: tomar um ventinho, andar descalço – nem pensar, e outras aberrações típicas.

Deixe seu comentário!