Plantações de melancia explodem na China

Por , em 18.05.2011

Algo inacreditável ocorreu na China: agricultores da região leste ficaram perplexos quando suas melancias começaram a explodir, uma por uma. Várias fazendas na província de Jiangsu perderam plantações por causa do problema.

Mas o que está causando a explosão? Primeiramente, o uso excessivo de uma substância química que ajuda frutas a crescerem mais rápido foi culpado. Porém, especialistas em agricultura foram incapazes de explicar por que frutas sem químicos estavam explodindo; ainda assim, citaram clima e tamanho anormal da melancia como fatores.

Segundo uma agência de notícias chinesa, 20 agricultores de uma aldeia na província de Jiangsu plantaram sementes importadas do Japão, com 10 deles dizendo que suas melancias começaram a explodir no mês passado.

O fazendeiro Liu Mingsuo contou que mais de dois terços de sua produção explodiu. Ele admitiu ter usado produtos químicos para aumentar seu crescimento no dia 6 de maio, e no dia seguinte mais de 180 melancias explodiram.

Porém, ele foi o único agricultor das 10 fazendas que disse ter usado produtos químicos. Wang Dehong, que tem plantação de melancia há 20 anos, não conseguia entender porque suas frutas também explodiram se ele não tinha usado nenhum produto químico.

A Televisão Central da China disse que os agricultores estão pulverizando demais suas lavouras para promover crescimento, esperando que suas frutas cheguem ao mercado antes da temporada e aumentem seus lucros.

A China aprovou o uso de substância química de crescimento sob determinadas quotas. Até agora, os testes mostram que o produto é seguro. No entanto, como o público está cada vez mais preocupado com segurança alimentar, um sistema de monitoramento de qualidade deve ser introduzido no país, detalhando todas as fases da cadeia alimentar para informar ao público.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

26 comentários

  • Alvaro Alexandre C. Pereira:

    A causa disso é o excesso de nitrogênio atmosférico no local, provavelmente houve uma mudança climática e resultou nisso.
    aqui no Brasil acontece bastante, so que não é divulgado, até pq não tem nada de mais, conjunto de azar e um não tão bom manejo da cultura.

  • pedro:

    auhsuhasuhaushauhs aquilo nao é fasenda de melancia nao é uma fabrica de Bombas

  • Dr. Laboceta:

    ah…..Morre DIABO!

  • Cristiano:

    Bahhh!!!
    Que bom seria se minha sogra explodisse também…

    • Mimimimi:

      Dá uma melancia a ela….ou da uma garrafa com gelo seco e água.

  • samuel:

    hahahahah ESSA FOI BOA AGORA A MODA É MELANCIAS EXPLOSIVAS KKKKKKKKK

  • Reynaldo Andrade:

    Nós vimos aí, a melancia, que explodiu, imagine a gente ingerindo estas frutas, como a ganancia supera qualquer coisa né.

  • Ela:

    Bom… isso significa q a melancia ñ quer a ajuda de ninguem para crescer!!!!

  • rui pitta groz:

    Essas melancias são de uma variedade chamada Al Kaheda…e aquilo não é uma horta ou fazenda, mas sim um campo de treinamento de terroristas. Segurança alimentar na China deve ser anedota e eles só divulgam o que lhes dá jeito divulgar

    • MorgZombie:

      Era para ser engraçado?

  • Lena:

    [Texto um pouco longo].

    CONTRAPONTOS DO MUNDO MODERNO

    Agrotóxicos e adubos altamente concentrados na agricultura.
    Um mal necessário, mas com efeitos colaterais inesperados.

    Meus avós eram fazendeiros e só conheciam o BHC e Formicida de Tatu, ambos para combaterem as formigas. Mais nada era aplicado nas plantações, além de esterco de cavalo e de gado.

    Plantavam um pouco de tudo. Amendoim, algodão, café, mandioca, milho, mamona, abóbora, melancia e tudo mais. Criavam-se abelhas, que além do mel, polinizavam as floradas.
    Na policultura, cada praga era combatida por seu inimigo natural e isso gerava um saudável equilíbrio no campo.

    Na segunda metade da década de 50, começou a proliferação da monocultura, copiada das fazendas dos EUA, a importação e o financiamento de máquinas modernas.
    Mas o uso de agrotóxicos começou a exterminar abelhas e insetos predadores, o que exigiu ainda mais a aplicação desses produtos, além da adubação exagerada.

    Lembra do cantor sertanejo Leandro (dupla Leandro e Leonardo)? Pois é: Ele trabalhou desde menino na plantação de tomate, aplicando agrotóxico. Morreu de câncer, mas a imprensa e as autoridades sanitárias se calaram, não levando as discussões adiante. Talvez por medo ou imposição das multinacionais que dominam o setor.

    Muitos desses produtos, fabricados nos Estados Unidos, são largamente utilizados na agricultura da América do Sul e Central, mas terminantemente proibidos nos EUA.
    Mas vendidos aqui, livremente.

    O mais terrível, é a aplicação de hormônio feminino, para a engorda dos bois e frangos, que são consumidos em larga escala.
    Pesquisas muito veladas detectaram que o homem contemporâneo possui menos pelos no corpo e seu timbre de voz está cada vez mais agudo, em comparação com os homens das décadas de 40, 50, 60, que eram mais peludos e tinham a voz mais grave.

    Uma música de carnaval de 1959, já alertava:
    “Olha o boi da cara preta,
    Olha o boi da cara preta,
    Coitado do Juvenal
    Tá dando o que falar,
    Comeu carne de boi, falou fino,
    E deu pra se rebolar.
    E ainda dá”.

    Lena

  • ALX:

    SAUDADE DE QUANDO AS COISAS VIAM SOMENTE DA TERRA SEM AUXILIO DE CERTAS SUBSTANCIAS COMO AQUELES QUE FAZEM OS MUSCULOS DOS HOMENS CRESCEREM EM ACADEMIAS. POVO SEMPRE PREOCUPANDO COM O TAMANHO E NUNCA COM A QUALIDADE E FICA QUERENDO DAR UMA DE DEUS.

  • Lindaa ^.^:

    Sonia eu tambem sou Africana,mais precisamente Moçambicana !Q bom saber q a cultura ñ tem discriminacao !

  • Sónia:

    O Nicholas Roberto tem, razão, pois o mercado come inicialmente a fruta com os olhos, imagina uma banana normal meio amarela e meio esverdeada com pintas pretas e as que a gente ve agora amarelinhas, parecem pintadas artificialmete o que voce escolheria? Assomando-se o facto de que o agricultor não tem tempo pra esperar estação certa, assim vai nos entupindo de produtos transgenicos e os nossos organismos já futuramente condenados que se lixem.
    Graças a Deus aqui na África embora nas grandes cidades se coma muita fruta importada deste tipo, ainda se como muito produto agrícola natural.

  • Fabão:

    Hahahah… Sementes do Japão é?

    Tudo melancia radioativa 😉

    • MorgZombie:

      É da China…

  • Erto:

    O tiro saiu pela culátra.

  • Hugo:

    A diversidade de frutas na China é impressionante. Melacias, pr exemplo, eu vi uns 5 tipos, tinha uma redonda pequena, uma redonda grande, uma bem bem oval grande e uma, inclusive, era amarela no interior e outra que pesava em média uns 3-5 kg. Devem ser todas trangênicas e cheias de agrotóxicos.

    Mas o estranho é que os casos de câncer na China não são muitos e o maior acusado do grande número de ocorrência de câncer é este tipo de alimento.

    • Leonardo:

      Concordo com você Hugo. Se entrarmos no site do FDA encontraremos uma lista com mais de 9 mil substâncias que são ou já foram adicionadas à comida. Mais de 2 mil delas constam da lista como proibidas nos Estados Unidos por seu efeito nocivo à saúde. Na maioria dos casos essas substâncias proibidas tem efeito cancerígeno comprovado. Em geral fala-se muito pouco sobre eses aditivos.

  • Pensador®:

    Bem feito. Por que não deixam crescer naturalmente?!

    • Nicholas Roberto Drabowski:

      Vc não sabe nada, frutas naturais não tem mais vez em lugar nenhum. Infelizmente, tudo hoje em dia é transgênico e/ou leva muito agrotóxico. As frutas chamadas ‘orgânicas’ sem químicos, são feias, pequenas e são difíceis de serem conservadas, logo é impossível competir por espaço no mercado.

    • Carlos F.:

      Nicholas, esse mito que fruta orgânica é feia e miúda é coisa do passado. As frutas orgânicas são bem mais saudáveis. Se quiser pagar para morrer, coma os transgênicos mesmo, eu procuro as frutas orgânicas que são mais gostosas e saudáveis.

      http://www.stopogm.net < Olha esse blog portugues falando dos perigos dos transgenicos que a midia esconde !

    • Hugo:

      1,3 bilhão de pessoas pra alimentar e pouca terra arável =/

  • Nanda:

    não sei se é impressão minha mas essas melancias “parecem” bem maiores do que as que eu estou acostumada a ver ‘-‘

  • Bere:

    Deve ser por que o crescimento da polpa (parte interna) está sendo mais rápido que o crecimento da casca.

  • claudemir da silva:

    isso ai podem ser um bom insentivo a grupo terrorista para sua acões rsrsrsr

Deixe seu comentário!