Por que homens preferem ficar a namorar?

Por , em 11.04.2010

Uma nova pesquisa mostrou as preferências das formas de relacionamento entre universitários. E o resultado, dessa vez, foi o esperado: parece que enquanto as mulheres preferem namorar os rapazes preferem “ficar casualmente”.

Os pesquisadores tentaram entender por que os homens preferem ficar a se envolver em um relacionamento mais sério.

Estudando o comportamento dos universitários, eles perceberam que os homens geralmente são mais ativos no namoro tradicional. Eles convidam a moça pra sair, tomam as iniciativas e, na maioria das vezes, são os responsáveis pelo início do ato sexual. O comportamento das garotas é considerado pelos cientistas como “reativo” – ela apenas aceita, ou não, os convites masculinos.

Ambos querem se conhecer ou então já se conhecem, e sabem que há um futuro no seu relacionamento.

O comportamento é bem diferente do que na “ficada”. Normalmente a ficada é um encontro entre estranhos ou pessoas que mal se conhecem – por exemplo, em um baile sertanejo uma garota e um moço ficam se encarando, alguém se aproxima e eles trocam um beijo que pode acabar até no ato sexual. A diferença é que ali não há comprometimento, intimidade ou (na maioria dos casos) esperança de um futuro relacionamento.

A equipe de pesquisadores analisou 150 mulheres e 71 homens, todos universitários, para saber como eles se comportariam em relacionamentos tradicionais e em “ficadas”. Eles eram apresentados a várias situações e deveriam responder se preferiam namorar ou ficar com a pessoa hipotética da situação.

Eles também deveriam escolher os três benefícios e os três riscos de ficar e de namorar e também fornecer detalhes sobre sua vida amorosa nos últimos dois anos.

Mesmo que os homens iniciassem mais namoros do que as mulheres não havia diferença entre os sexos no número de namoros e no número de ficadas. Tanto para as moças quanto para os rapazes, o número de ficadas era aproximadamente o dobro do que namoros.

Entre as mulheres, cerca de 40% preferiam fortemente namorar a ficar. Esse número entre os homens foi de 20%.

Outras diferenças importantes eram:

– Mulheres têm mais vontade de ter um relacionamento do que os homens. O medo delas, tanto na ficada quanto no relacionamento, é ficar interessada em um parceiro que não sente o mesmo por elas.

– Homens valorizam mais a independência do que as mulheres. Eles temem que mesmo em uma ficada as mulheres irão querer um relacionamento sério.

Fonte: LiveScience

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

35 comentários

  • Marcia Dias:

    Acho que tanto homem ou mulher preferem namorar, mas nem sempre encontra a pessoa ideal para se relacionar, e na maioria das vezes sentimos atração geralmente por alguém que tem opiniões diferentes e é aonde que não dá certo. E talvez nem ser correspondido, e nesse caso é bem melhor a ficada que de encontro a encontro você pode encontrar a sua cara metade assim como encontrei a minha.

  • Patricia Caetano:

    ué,fato…a mulher tem relógio biológico,o homem pode ter filho até aos 100 anos…e a maioria dos humanos responde simplesmente aos seus instintos primitivos.

    • Druida:

      Homem ter filho aos 100 anos? Já ouviu falar em degeneração espermática?

  • Laura Macedo:

    O significado de safadeza não está atoa no dicionário. Pois bem, galinha, cafageste, cachorro, seja o nome que vier a homens infieis ou não monogámicos, acho que a mulher precisa entender o jeito desse homem e não pressionar. Se ele não quer ficar, e ela quer ficar, panela de pressão um dia estoura. É melhor ela se mandar e procurar outro. Fique com ele enquanto se diverte. Depois que achar que a diversao acabou e quer algo mais sério, então procure outro e fim de papo. O mundo seria tão mais fácil se as pessoas colocassem a razão e o sentimento para levar um papo e resolveriam as situações assim semelhantes.

  • Ignorante:

    Os homens preferem ficar por uma simples razão: não são trouxas. O namoro é uma armadilha. Qual é o sentido de se comprometer a ter sexo só com uma mulher? Simples: ficar sem saída quando ela quiser te recusar sexo na hora e do jeito que você quer. É por isso que as mulheres querem namorar, porque o namoro exige compromisso e prende o homem a elas. Os homens percebem isso e querem cair fora, pois não é burrice depender de uma só para o sexo. Quem depende sexualmente de uma só mulher fica na mão dela.

    • Ignorante:

      Faltou uma interrogação nesta frase:

      “Os homens percebem isso e querem cair fora, pois não é burrice depender de uma só para o sexo”.

      Leia-se:

      “Os homens percebem isso e querem cair fora, pois não é burrice depender de uma só para o sexo?”

  • Niuara:

    Gostei do comentário do Wesley Hubris. É muito bom pra refletir.
    Mas o artigo em si não revelou nenhuma novidade, não explicou muita coisa. Concordo também que algumas mulheres também agem como homens e procuram apenas sexo, e não se deve generalizar…

  • marcello do ezequiel:

    acho que o nos homens temem, a respossabilidade ja fui casado quero mais nao da um tempo em compromisso deixa so ficar mesmo paixao de uma noite que logo tem fim

  • Nolphir:



    A verdade é que tanto eles quanto elas quem sexo e nada mais!!!

  • Acácio:

    “mulheres mentem mais que homens!” ³

    FATO!

  • VeLhO.o:

    e concordo com o allan: “mulheres mentem mais que homens! =D”

  • VeLhO.o:

    Palhaçada….Artigo inutil….e alias só fique com 5 meninas na minha vida, mais namorei umas 12 e o meu namoro mais curto foi de 7 meses…..

  • Alessandra:

    Mulheres, prestem atenção:

    ENQUANTO NÃO ACHAMOS O HOMEM CERTO, VAMOS NOS DIVERTINDO COM OS ERRADOS!!!!!!

  • Jef:

    O bom da vida é conhecer várias mulheres.

  • Allan:

    Uma conclusão que eu tirei: mulheres mentem mais que homens! =D

  • Ravick:

    Interessante a pesquisa, ainda que de um assunto já bem estudado.

    ___

    Quanto aos comentários depreciativos, é por essas e outras que pesquisas sérias não são exibidas ao populacho nas mídias mais ativas… Ele não liga, e ainda faz críticas tolas.

  • Onofre Vieira:

    Meus parabens Sr Wesley Hubris
    É assim que deve ser, quando se tem idéias inteligentes, dividi-las com outras pessoas, com mensagens que nos auxiliam a repensar, porque vejo muitas pessoas colocarem suas opiniões neste espaço que não condizem com a boa educação e a vontade de aprender alguma coisa que nos façam crescer.
    Vieira

  • Dinha:

    Os garotos deviam pelo menos conhecer
    a moça antes de ficar.Pra ver se realmente valeria a pena
    ficar com ela.^^

  • Chico Lobo:

    Particularmente eu tenho um grande defeito. As vezes eu faço sexo por paixão …. as vezes por compaixão

  • Luna:

    uahuahuahauh
    Nossa, que informação mais relevante a do “baile sertanejo”!
    Artigo pobre!

  • kiko:

    haha, o mais imbecil é “no baile sertanejo”
    auhiahahauah

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Dependendo do lugar e hora… prefiro ficar que namorar, mas… sempre prefiro namorar mesmo

  • Deep:

    ::: MODERADORES :::

    É deslize ou desatenção?

    Deixar passar esses comentários agressivos e de baixo calão compromete o bom trabalho do Hype!!!

  • Guilherme:

    Na verdade, na ficada rola aquele sentimento de conquista, que faz falta quando se está namorando

  • Anderson:

    no comments…

    =)

  • Talita:

    e precisava fazer uma pesquisa para chegar a essa conclusão?

  • @MarkosLKT:

    kkkkkkkkkkkkk povinho (^l^) stressado ein …

  • QUEBELEZAA!:

    Pesquisadores?

    Desocupados!

    ¬¬’

    Mais um artigo inutil…

  • Domani:

    Pseudociência

  • Everton:

    Wesley Hubris

    gostei dessa sua ideia!

  • Alessandro:

    eu valorizo a indepedencia da mulher, não gosto de namorar uma mulher que nem estuda, so pra sexo mesmo.

  • Pau no seu toba!:

    Parabens pelo segundo artigo inutil!

  • Marcos Souza:

    Não acredito sinceramente que cientistas sérios ainda fazem esse tipo de pesquisa.

    Nossa experiencia cotidiana já prova que mulheres preferem mais as relações duradouras, ao contrário dos homens.

    Mas mais importante que isso: Além da experiencia mostrar isso, as evidencias biológicas que explicam tal comportamento são fortíssimas. Homens são animais do sexo masculino, e sendo assim, são biologicamente programados para serem poligâmicos.

    Homens possuem milhoes de espermatozoides sendo criados a cada minuto. As mulheres nascem com todos os óvulos. Homens podem engravidar virtualmente quantas mulheres puderem, mulheres só podem engravidar de um homem por vez e uma vez a cada nove meses….

    Por tudo isso e muito mais que não vou citar agora, é claro e óbvio que do ponto de vista cientifico o resultado da pesquisa não poderia ser diferente deste, e sendo assim ela nem deveria ter sido realizada…..

  • Wesley Hubris:

    É fato que a “carne jovem, tenra e fresca” ficou muito mais atraentes nas últimas décadas, além disso, os homens podem ser divididos MAIS em os que inconscientemente desejam espalhar o seu DNA pelo mundo, e os que só desejam ter filhos com específicos tipos de parceiras,
    Já as mulheres podem ser divididas MAIS em as que precisam amar e as que precisam ser amadas.

    O “casamento” humano tem cerca de 5 ou 6 fases, e com o tempo o parceiro (a) que na fase 01, era maravilhoso, em alguma outra fase pode ser péssimo, mudar, perde o interesse, achar que estariam pagando um preço muito alto ou mesmo virar um adversário…

    Sendo que apenas 10% dos casais vão trocando de fase e cada vez ficando mais amigos…
    È isso mesmo, o namoro que começa como paixão e desejo, com o tempo vira amizade, companheirismo ou tédio.

    Embora na música “Foi Assim”, o Lupicínio Rodrigues lamente que “Quem aparece no meu caminho tem sempre os defeitos iguais”…
    Não se trataria de “destino”, “azar” ou “alguma coisa mais”, como o poeta questiona, e sim que, os específicos tipos de individuo têm os mesmos “defeitos” e qualidades.

    Os comentários em tela são um determinismo biológico, que eu só explico em particular, pois a maioria não estaria preparada para entender que o sexo é uma “irresistível armadilha da natureza” em prol da sobrevivência.

    Mais para matar a sua curiosidade vou colocar o nome que eu dou a alguma das fases do “casamento”

    1- Agradar ao próximo a qualquer custo.
    2- Agora somos uma família.
    3- Será que valeu a pena?
    4- Dormindo com o inimigo.
    5- De tudo só restou uma lembrança.
    6- Um adversário a ser vencido.

  • Wesley Hubris:

    Os homens podem ser divididos MAIS em os que inconscientemente desejam espalhar o seu DNA pelo mundo, e os que só desejam ter filhos com específicos tipos de parceiras,
    Já as mulheres podem ser divididas MAIS em as que precisam amar e as que precisam ser amadas.

    Além disso, o “casamento” humano tem cerca de 5 ou 6 fases, e com o tempo o parceiro (a) que na fase 01, era maravilhoso, em alguma outra faz pode ser péssimo, mudar, perde o interesse, achar que estariam pagando um preço muito alto ou mesmo virar um adversário…

    Sendo que apenas 10% dos casais vão trocando de fase e cada vez ficando mais amigos…
    È isso mesmo, o namoro que começa como paixão e desejo, com o tempo vira amizade, companheirismo ou tédio.
    E isso e um determinismo biológico, que eu só explico em particular, pois a maioria não estaria preparada para entender que o sexo é uma irresistível armadilha da natureza.

    Mais para matar a sua curiosidade vou colocar o nome que eu dou a alguma das fases do “casamento”

    1- Agradar ao próximo a qualquer custo.
    2- Agora somos uma família.
    3- Será que valeu a pena?
    4- Dormindo com o inimigo ou Bem-vindo a semana do terror.
    5- De tudo só restou uma lembrança.
    6- Um adversário a ser vencido.

Deixe seu comentário!