Por que o nariz dos Neandertais era tão grande?

Por , em 17.01.2011

Há mais de um século os cientistas enfrentam esse misterioso enigma: porque o nariz dos Neandertais era daquele tão maior que o nosso? Normalmente a evolução nos faz de alguma forma por algum motivo.

Uma teoria é de que tal rosto ajudava nossos parentes extintos a lidar com o frio intenso que encaravam. Porém, os seres humanos modernos e outros animais normalmente têm evoluído para narizes significativamente mais estreitos em climas frios.

Agora, os cientistas descobriram que aquele nariz grande não era projetado para o frio, o que significa que ninguém ainda sabe por que os Neandertais tinham narizes grandes.

O enigma maior é que o nariz grande parece ser uma excelente maneira de perder calor; um paradoxo, já que os Neandertais viviam quando as geleiras dominavam a Europa. Os cientistas têm tentado resolver este mistério sugerindo que havia igualmente canais gigantes – espaços cheios de ar, que se comunicam com a cavidade nasal no interior dos ossos – por trás do nariz grande.

Alguns propuseram que esses canais ajudavam a aquecer o ar antes da sua entrada nos pulmões. Outros especulam os canais tinham uma função oposta, ajudando os Neandertais a liberar calor, impedindo-os de imergir no suor que poderia tê-los esfriado ainda mais.

A grande questão é o que fazem esses espaços, ou seja, qual é a sua função biológica. Os cientistas vêm discutindo isso há centenas de anos. Nos animais, existem dezenas de sugestões, incluindo funções como adição de ressonância para a voz ou que serve como dispositivo de flutuação.

Os pesquisadores analisaram raios X e tomografias computadorizadas de vários crânios de Neandertais. Eles descobriram que o tamanho dos canais deles eram comparáveis, em escala, com os dos humanos modernos, e não raramente grandes ou pequenos. Em contrapartida, os canais ficavam menores no frio em macacos e ratos.

As diferenças no rosto de Neandertais e humanos modernos não parecem, em geral, serem adaptadas para climas frios extremos. Os resultados sugerem que os cientistas não têm mais que fazer milagres para explicar como os narizes e canais podem ter ajudado os Neandertais a levar a vida no frio. Pode ser que não havia razão especial para que os narizes fossem extraordinariamente grandes. Às vezes, eles apenas evoluíram aleatoriamente.

Segundo os pesquisadores, isso não significa que as características não podem ser moldadas pelo clima frio. A projeção do nariz do homem de Neandertal é muito pronunciada, e vemos essa característica em alguns seres humanos atuais que têm ascendência em climas frios. Se isso é devido ao clima frio é incerto, mas é no mínimo coerente. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

20 comentários

  • lorenzo:

    essa teoria do frio pode explicar por que os africanos tem um nariz muito maior do que os europeus,mas na questão dos neadertais com certeza é por outro motivo que não o frio…o comentário do fanobre foi uma boa teoria

  • franobre:

    Pessoal, se os neandertais eram individuos dotados de alguma consciência (inteligência eles tinham, mas consciência é algo que vai além), então as características físicas relacionadas ao ambiente talvez não sejam tão relevantes. As características culturais suplantam isso. Ou seja, se , por alguma razão desconhecida, os narizes grandes eram considerados bonitos ou denotativos de alguma habilidade ou força, então os machos ou fêmeas com tais caracteristicas conseguiam se perpetuar. É mais uma evidência de que essa espécie poderia sim ter uma cultura própria.

    • Arthur Jr.:

      Claro que eles tinham consciência, até grandes primatas existentes hoje têm consciência. Isso é cientificamente comprovado. Os neanderthal eram uma outra espécie humana, tão humana quanto nós e provavelmente mais inteligentes e avançados culturalmente.

    • lorenzo:

      praticamente todos os mamíferos tem consciênca,o que muda é o nível dela…

    • Gabriel Trentin Barbosa:

      Franobre, não sei se vc sabe, mas está falando sobre seleção sexual. Isso é uma boa possibilidade tbm…

  • Gilberto M.:

    É só pensar nas funções do nariz (além do olfato, é claro): Umidificação, aquecimento e purificação do ar inspirado.

  • nkuvila:

    mas no zimbabwe tambem tem um senhor com nariz muito grande e que nao e neandertal mas sim presidente!!

  • Alan Barbosa:

    Dizem que Edir Macedo tem naruz grande para guardar mais dinheiro.

  • Antonio Leal Lopes:

    O maior nariz, na verdade, é daqueles que defendem o evolucionismo e se dizem cientistas…

  • Batman:

    Neandertais?Isso é papo pra boi dormir,isso não existiu nem aqui e nem na China.

  • Lady Gaga:

    Será que o apresentador do “Caldeirão do Huck” é um neandertal??pq o nariz dele é tamanho GG ou EG!!

  • PredadorXD:

    O nariz da dizendo que o cientistas estão errados em algum ponto, só isso.

  • arcy:

    eu tambem tenho o nariz grande. nasci e vivo no clima tropical. acho que sou descendente de neandertal, estamos camoflados neta civilizaçao, nao fomos estintos. hahahaha…

  • Hilquias:

    Eu tenho o nariz grande,E gosto de frio!
    Sera que sou um descendente de neandertal?

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Deveriam tb clonar esses caras

  • Patrix:

    É que naquela época o ar era mais puro….

  • Lobo Mau:

    Então a resposta é: “É pra te cheirar melhor, Chapeuzinho…”

  • pedro:

    Oláa todos,

    em tempos li um artigo do dr. david paxton em que ele dizia que esses senhores tinham nariz grande pois não tinham cães.

    os nossos antepassados que foram sendo domesticados pelos lobos, ganharam com esta parceria um sistema de alerta e segurança, e um aliado na busca de alimento.

    Alguns dos nossos antepassados, por terem parceria com a comunidade canídea, puderam dar-se ao luxo de ter narizes mais pequenos pois podiam contar com o nariz dos lobos…cães

  • Mats:

    Acho que já é tempo de abandonarmos o erro evolutivo de pensar nos Neandertais como “sub-humanos”.

  • Cimoneia Amaro:

    Santa paciencia ………….

Deixe seu comentário!