Por que os adolescentes são mal-humorados?

Por , em 6.04.2009

Adolescentes são insensíveis, egoístas e irritáveis porque seu cérebro se desenvolve mais devagar do que seu corpo. Pelo menos é o que dizem os cientistas.

Normalmente, psicólogos culpavam o alto número de hormônios pelo mal-humor dos jovens. Mas, agora, imagens do cérebro de adolescentes mostram que eles passam por uma grande mudança estrutural neste período.

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta tiravam tomografias de 400 crianças a cada 2 anos e acompanhavam o crescimento de seus cérebros.

Eles descobriram que os jovens perdem cerca de 1% de massa cinzenta por ano, desde que entram na adolescência, até que chegam aos vinte anos (em média). Esse processo afeta, primeiramente, áreas neurológicas responsáveis por movimentos físicos (por isso alguns adolescentes são desajeitados) e, depois, se espalha pelas outras áreas do cérebro.

A última área afetada é o lobo frontal, responsável pelo equilíbrio emocional e pela maneira com que julgamos o resto do mundo. Isso pode explicar, de acordo com os cientistas, algumas atitudes bizarras de adolescentes.

Enquanto perde-se massa cinzenta, desenvolve-se um tecido gorduroso em volta do cérebro, que ajuda a conduzir melhor os impulsos elétricos e a estabilizar conexões neurais.

Os pesquisadores dizem que, na adolescência, o cérebro age como uma esponja, absorvendo tudo. No entanto, como suas reações à essas informações são desmedidas, tudo isso pode levar à atitudes extremas como uso de drogas e sexo sem proteção. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

8 comentários

  • Beatriz:

    Eu acho q isso não justifica o uso d drogas muitas vezes oque justifica é o tipo d reação de um adolescente ou oque ele está passando muitos adolescentes n seguram a barra e acabam tentando chamar a atenção ou descontar sua dor nas drogas na bulimia e cortando os pulsos…
    E o sexo sem camisinha é uma escolha na hora d fazer o ato q a pessoa escolhe isso é por si tem gente q n gosta d usar e tem gente q prefere é a falta d cuidado e consciencia ñ é pq n usou camisinha q necessariamente a pessoa n si cuido
    bjs

  • beatriz:

    cara, eu acho que SIM, o fato do cérebro não se desenvolver coforme o crescimento do corpo não justifica o uso das drogas. Mas eu tbm acho SIM que a pressão sofrida por um adolescente, e eu seei porque eu sou um, com a ajudinha da perda da massa cinzenta, afeta E MUITO o emocional de qualquer um !
    se render às drogas é só uma concequencia pra quem não tem uma base muito firme, sab, uma boa estrutura familiar e tal’z .. |claro, alguns são só aborrescentes mesmo, e só são assim por birra ou para chamar a atenção. as famosas exeções às regras|

  • Rayssa:

    Eu acho q ele está meio errado pois eu tenho 14 anos e até hoje nunca pensei em usar drogas

  • Cibele:

    Nossa sou adolescente isso explica variios comportamentos qe eu tenho e pra qem disse qe éh so uma maneira de inocentar os adolescentes ta completamente enganado pois adolescentes passa por varias mudanças e ainda tem qe encarar os pais qe pegam muito no pé nessa fase da vida

  • Maria fernanda’:

    Eu coooncordo e muito com o Danilo, uma coisa não justifica a outra, é muito fácil você atribuir a sua culpa à alguma coisa…!
    Não tem disso não, você fez assuma que fez porque quis!

  • ademir:

    Danilo Torres
    Isso ta explicando nao justificando os atos cara
    Relaxa ai :}

  • justin:

    voces sao nota 1000000000000000000000 eu tenho gostaria de ser um cientista nao tenho nem um tipo de condiçoes mas adoro a ciencia mas nao posso faser nada que e muito triste nao poder faser aquilo que realmente gostamo mas se tverem algumas sugestoes mandam nu meu email

  • Danilo Torres:

    Isso pra mim é mais uma desculpa pra não punir jovens de seus erros, o jovem pode se comportar normalmente, isso tudo é questão de educação e cultura. Sou jovem tenho 22 anos, e nunca fui desesperado por nada, pois sempre estudei muito e ralei muito pra adquirir sabedoria pra saber o que e certo ou errado. Agora falar que o cerebro e responsavel pelo uiso de drogas!!! paraaaa, vai pesquisar uma forma de acabar com a fome no mundo!!!

Deixe seu comentário!