Ícone do site HypeScience

Por que os adolescentes são mal-humorados?

Adolescentes são insensíveis, egoístas e irritáveis porque seu cérebro se desenvolve mais devagar do que seu corpo. Pelo menos é o que dizem os cientistas.

Normalmente, psicólogos culpavam o alto número de hormônios pelo mal-humor dos jovens. Mas, agora, imagens do cérebro de adolescentes mostram que eles passam por uma grande mudança estrutural neste período.

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta tiravam tomografias de 400 crianças a cada 2 anos e acompanhavam o crescimento de seus cérebros.

Eles descobriram que os jovens perdem cerca de 1% de massa cinzenta por ano, desde que entram na adolescência, até que chegam aos vinte anos (em média). Esse processo afeta, primeiramente, áreas neurológicas responsáveis por movimentos físicos (por isso alguns adolescentes são desajeitados) e, depois, se espalha pelas outras áreas do cérebro.

A última área afetada é o lobo frontal, responsável pelo equilíbrio emocional e pela maneira com que julgamos o resto do mundo. Isso pode explicar, de acordo com os cientistas, algumas atitudes bizarras de adolescentes.

Enquanto perde-se massa cinzenta, desenvolve-se um tecido gorduroso em volta do cérebro, que ajuda a conduzir melhor os impulsos elétricos e a estabilizar conexões neurais.

Os pesquisadores dizem que, na adolescência, o cérebro age como uma esponja, absorvendo tudo. No entanto, como suas reações à essas informações são desmedidas, tudo isso pode levar à atitudes extremas como uso de drogas e sexo sem proteção. [Telegraph]

Sair da versão mobile