Por que pecuaristas russos estão colocando óculos de realidade virtual em suas vacas?

Por , em 27.11.2019

Fazendeiros da região de Moscou estão colocando óculos de realidade virtual em vacas de confinamento para ver se uma paisagem virtual bonita pode melhorar o humor dos animais e consequentemente aumentar a produção de leite.

Os óculos são adaptados para o formato da cabeça da vaca e exibem a vista de belos campos, oferecendo uma vista melhor que o do interior de um estábulo.

O experimento parece ter funcionado, pelo menos em um nível básico. O primeiro teste reduziu a ansiedade das vacas e melhorou o humor geral. Ainda não se sabe como os óculos afetam a qualidade ou volume do leite, mas há planos para outros estudos que poderão responder a estas perguntas.

A pesquisa levanta alguns possíveis problemas: como lidar com a recarga da bateria dos óculos de tantas vacas? Existe o risco de deixar a vaca ansiosa na hora de retirar os óculos e ela perceber que “reapareceu” no estábulo?

Esta pode ser uma opção para fazendas que não dispõem de campos verdejantes para suas vaquinhas ou em que as técnicas anti-estresse já existentes não surtiram resultado. [Engadget, The Moscow Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 4,73 de 5)

Deixe seu comentário!