Novo telescópio espacial caçador de exoplanetas manda a primeira foto melhor do que esperado

Por , em 12.02.2020

A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou, em dezembro do ano passado, o telescópio Satélite Caracterizador de Exoplanetas (CHEOPS). Ele foi projetado para procurar por planetas fora do Sistema Solar. Agora, a sonda registrou a primeira imagem de estrela e o resultado foi melhor do que o esperado.

O telescópio foi levado ao espaço por um foguete russo Soyuz, tendo como ponto de partida o Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. A cobertura do telescópio foi aberta em 29 de janeiro e a equipe responsável aguardou pela primeira imagem registrada pelo equipamento, para confirmar que tudo está funcionando e não houve danos durante o lançamento. A primeira imagem de estrelas comprovou que o telescópio estava em funcionamento.

Sem foco, mas precisa

O telescópio foi deixado fora de foco, portanto, a imagem, embora desfocada, está melhor do que o esperado. Isso foi feito porque espalhar a luz por vários pixels permite melhor precisão fotométrica. Uma vez que, garante que o jitter da espaçonave e a variação pixel a pixel seja suavizada.

As imagens recebidas estão melhores do que as medições feitas em laboratório, porque estão mais suaves e mais simétricas. Para que o CHEOPS possa observar pequenas oscilações no brilho de estrelas fora do nosso Sistema Solar causadas por planetas em transito, a precisão é relevante.

Essa exatidão é importante porque as variações na claridade são proporcionais à superfície do planeta em trânsito que passa em frente à estrela. Ao captar essa informação o CHEOPS consegue medir o tamanho do planeta.

Nos próximos dois meses ainda serão realizados mais testes para confirmar o bom funcionamento do satélite. Outras imagens serão analisadas para determinar o grau de precisão que pode ser alcançado pelo CHEOPS. [Space, University of Bern, BBC]

• Joaquim De Souza Lima Filho:

Já começa fotografando sem foco, porque se pegar um OVNI já há uma desculpa preparada pra negar que existe ETs.

Claaaaaro, está todo mundo nesta para esconder a descoberta mais sensacional da história da humanidade…