Primeira viagem espacial privada é anunciada

Por , em 14.12.2011

Os transportes espaciais, até o presente momento, sempre estiveram ligados a agências que pertencem ao governo dos países. Exploração do espaço, portanto, sempre foi um investimento público. Mas o primeiro passo para mudar esse sistema foi dado na última semana, quando uma agência privada programou o lançamento de sua primeira nave.

A empresa Space Exploration Technologies (Tecnologias de Exploração Espacial), a Space X, em pareceria com a NASA, vai enviar ao espaço a cápsula Dragon, acoplada ao foguete Falcon 9. O lançamento, previsto para a primeira semana de fevereiro de 2012, viajará até a Estação Espacial Internacional, que orbita em volta da Terra.

A ideia inicial, conforme explicam os idealizadores, é que a companhia faça apenas transporte de cargas ao espaço, mas futuramente poderá também haver deslocamento de tripulação. O foco principal da empreitada é a Cápsula Dragon, que será desacoplada de seu foguete (tanto o foguete quanto a cápsula são de propriedade da Space X) para fazer testes pela Estação, que fica a apenas 350 quilômetros da Terra. Mas já é um começo.

O projeto está recebendo ajuda financeira. A NASA contribui com 396 milhões de dólares (o equivalente atual a cerca de 737 milhões de reais) para a viagem da Space X, e mesmo assim a Agência também injeta dinheiro nas iniciativas de outras companhias privadas (porque a Space X não é a única).

É claro que ainda estamos longe de um futuro em que qualquer empresa pode simplesmente abrir e começar a promover viagens ao espaço por conta própria. A Space X, uma das pioneiras na questão, ainda precisa preencher uma série de requisitos de segurança, determinados pela NASA, para que seja considerada apta a fazer transportes espaciais por conta própria. [Space.com]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Chanel:

    Assim que tiverem feito shoppings , cinemas , teatros , praias e hoteis 5 estrelas , podem contar comigo, mas ir pra la pra ver o ” nada absoluto” e ficar trancada num cubiculo menor que meu banheiro , comer qualquer coisa horrivel desidratada e ainda pagar uma pequena fortuna??? Me poupem …

    • Louis:

      pequena fortuna, neh? pelo que entendi vai ficar mais barato com hotel 5 estrelas…

  • Pacote de Biscoito:

    Tudo isso se resume a uma coisa pq infernos ir pro espaço pra ficar em um cubiculo?

    podem negativar agora.

  • Rev:

    Porque precisam de autorização da NASA ??? A NASA é a polícia do Espaço ?

    • João:

      Porque tem capital da Nasa investido no projeto.

    • Cristiano M. G.:

      Além do capital, serão os astronautas da NASA que se utilizarão do transporte, por isso os requisitos de segurança.

  • tha wall:

    Acho muito dificil ter tripulantes tao cedo.
    Primeiramente deveria o processo obter um cunho comercial.
    Ainda temos pessoas que tem pane por andar em aviao…imagine em naves espaciais. Além do mais, as passagens seriam carissimas…:(

  • Capitão Caverna:

    Daki alguns séculos teremos naves espaciais nas garagens de nossas casas.

  • Hugo:

    Acredito que este é o futuro de muitas coisas, não só exploração espacial.

    Existem empresas em que a receita bruta é maior que o PIB de muitos países, e não só países africanos de “quarto mundo”, como muitos devem imaginar. A EXXON MOBIL tem o faturamento maior que o PIB de países como Suíça, Noruega, Grécia (falida rsrs), Finlândia, Irlanda, Dinamarca, etc. O da PETROBRAS é maior que o do Equador…

  • Mochileiro:

    I Don’t Want to Live on This Planet Anymore 😉

    • Jonatas:

      Achei e downloadiei um filme sobre o Mochileiro das Galáxias, será que é legal? 🙂

    • Gilberto:

      Você esta promovendo a pirataria!

    • Capitão Caverna:

      Amigo qem nunca baixou uma música de graça na net??

    • Henrique Pereira:

      Você pode baixar Filmes e músicas pela web sem nenhum problema, se no caso for para uso PRÓPRIO, pois a legislação Brasileira não proíbe isso.

    • frank:

      Mochileiro das Galaxias é um dos poucos filme de humor e ficção cientifica q assisti. Gostei. Vale boas risadas..principalmente o sistema de navegação espacial..mto comico

Deixe seu comentário!