Primeiro transplante de coração artificial permanente realizado em um paciente infantil

Por , em 5.10.2010

Um menino italiano de 15 anos foi o primeiro paciente infantil a receber um coração artificial. Ao contrário de transplantes de coração artificiais anteriores, esta não deve ser apenas uma correção temporária. A operação serviu como uma solução permanente, na esperança de dar ao menino uma vida normal.

Após 10 horas de operação, o menino ainda está sob cuidados intensivos, mas acordou bem e está se recuperando normalmente. Ele deverá ficar sob cuidados intensivos por mais duas semanas, e com seu novo coração artificial implantado permanentemente, ele ganhou pelo menos mais 20 ou 25 anos de vida.

O procedimento foi diferente de qualquer outra operação de coração artificial, pois essa foi a primeira vez que foi realizado em uma criança. O menino tem uma doença chamada síndrome de Duchenne, que causa uma rápida degeneração muscular. Seu estado era crítico. Ele vivia confinado em uma cama, sem capacidade de andar, perto da morte.

Como o rapaz ainda estava inelegível para ser adicionado a uma lista de espera para um transplante de coração, seu médico, Dr. Antonio Amodeo (na foto0, um cirurgião cardíaco pediatra, decidiu realizar um transplante de coração artificial.

O dispositivo implantado é uma bomba hidráulica eletronicamente ativada, inteiramente localizada dentro do tórax, a fim de reduzir o risco de infecção. A bomba é alimentada através de um “plug” colocado atrás da orelha esquerda e ligado à bateria que o paciente segura em uma esteira. Essa bateria é carregada durante a noite, como um telefone móvel.

O coração artificial tem aproximadamente 4 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 396,89 gramas.

Segundo os cientistas, esta cirurgia abre novos horizontes, pois há muitas crianças que precisam de transplantes, e além de o número de doadores ser muito pequeno, alguns pacientes, como esse menino, não podem ser candidatos a transplante por causa da doença.[DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Carlos Martins Cristiano Kachuco:

    sera qui isto nao danifica nada?

  • Lucas Santos:

    imagina se falta luz ‘-‘ espero que ele tenha uma bateria externa ! ou um gerador.

  • Breno:

    Extremamente interessante.

    Infelizmente pra mim não daria certo, eu sempre esqueço de carregar a bateria do celular. =/

Deixe seu comentário!