5 projetos de ciências que eu gostaria de ter inventado

Por , em 6.03.2015

Uma das coisas mais legais sobre Feiras de Ciências do Google não são os projetos ambiciosos, mas sim quem os cria: adolescentes de todo o mundo, entre 13 e 18 anos.

A Google anunciou os 15 finalistas globais para a competição deste ano. Eles são todos espetaculares, mas aqui estão cinco que a gente achou, assim, sensacionais:

1. Cynthia Sin Nga Lam, 17 anos, Austrália

Ideia: um sistema que purifica águas residuais e produz energia AO MESMO TEMPO

projeto ciencias google 1
Eletricidade e água são dois dos elementos mais raros em países em desenvolvimento. Pensando nisso, a Cynthia criou um dispositivo experimental chamado H2Pro, que trabalha com reações fotovoltaicas para purificar a água e também gera eletricidade usando o hidrogênio produzido. Tudo isso com um baixo custo. Ela já construiu uma versão que funciona satisfatoriamente em testes; você pode ver todos os detalhes desse projeto aqui (em inglês).

2. Samuel Burrow, 16 anos, Reino Unido

Ideia: grafeno transparente capaz de dissolver contaminantes no ar ou água

projeto ciencias google 2
O objetivo de Burrow foi remover substâncias contaminantes no ar ou na água sem o uso de aparelhos e sem o desperdício de energia que contribuem para o problema inicial. Sua solução? Um óxido de titânio e tinta à base de grafeno transparente.

3. Mark Drobnych, 13 anos, Ucrânia

Ideia: base de Lego totalmente funcional projetada para atrair as crianças para o mundo da ciência microscópica

projeto ciencias google 3
Drobnych acredita que pesquisar utilizando um microscópio quando você é um adolescente, descobrindo o mundo das células animais, plantas e bactérias, pode levar a uma vida de exploração científica. Então, pensando nisso, o projeto de ciências dele consistiu na criação de um microscópio cuja base é de pecinhas de Lego e pode ser recriado em casa. Os detalhes completos (no vídeo abaixo) estão em ucraniano, mas dá para gente ter uma ideia de como ele funciona.

4. Guillaume Rolland, 17 anos, França

Ideia: um despertador com cheiros ao invés de sons

projeto ciencias google 4
Alarmes tradicionais com som ou vibração não são ideais para pessoas com deficiências sensoriais. Para corrigir isso, Rolland criou em seu projeto de ciências um despertador que emana odores que são agradáveis, mas também poderosos o suficiente para acordar alguém instantaneamente. A ideia também é útil para qualquer pessoa que está cansada de despertadores e quer começar o dia de forma pacífica (e talvez mais agradável). Você pode ver todos os detalhes aqui (em francês) ou no vídeo peculiar abaixo (introdução e música à parte, a invenção é muito engraçada. Vale a pena ver).

5. Trisha Prabhu, 14 anos, Estados Unidos

Ideia: um programa para evitar cyberbullying entre os adolescentes

http://www.dreamstime.com/-image23719279
Este projeto é chamado de “Repensar”, em tradução livre, e usa um software que filtra as mensagens enviadas por todos os outros adolescentes em redes sociais, detecta se a linguagem é ofensiva ou se há algum tipo de assédio, e notifica o remetente perguntando se ele realmente quer postar algo tão podre. Um estudo com 1.500 adolescentes mostrou que 93% decidiu não enviar a mensagem depois de ser advertido – o que nos faz pensar que às vezes as pessoas precisam mesmo de uma “voz da consciência” antes de agir. O objetivo desse projeto de ciências é que os aplicativos de redes sociais e de mensagens sejam integrados a este programa, e protejam um monte de crianças vulneráveis a problemas.

Quando a gente vai saber quais desses projetos de ciências serão vencedores?

Os três vencedores finais serão anunciados em setembro. O prêmio? Uma viagem de 10 dias com a National Geographic para as Ilhas Galápagos, uma visita a Virgin Galactic e uma bolsa de US$ 50.000 (algo em torno de 150 mil reais) do Google. Qualquer um deles é mais do que merecedor, disso não restam dúvidas. Mas qual foi o seu preferido? Em qual deles você apostaria? [gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,60 de 5)

Deixe seu comentário!