Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Por , em 17.02.2010

Quantas pessoas você já ouviu dizer “ah, estou tão deprimido hoje!” quando a palavra correta seria triste? Muitas pessoas não percebem a diferença entre depressão e tristeza momentânea e passam a se tratar com antidepressivos.

Até mesmo um termo foi cunhado para esses medicamentos que, apesar de serem destinados a tratar pessoas com depressão, seriam usados por todos para melhorar quimicamente sua vida (evitando timidez e se tornando mais auto-confiantes) – psicofarmacologia estética. Remédios como o Prozac seriam usados por quem está apenas triste e quer esquecer sua dor momentânea, não por quem está deprimido, mesmo que existam efeitos colaterais (tremedeira e perda do desejo sexual).

De acordo com especialistas, a depressão é o resultado de uma mutação da tristeza em uma doença constante. E, mesmo assim, há dúvidas sobre isso, afinal nem especialistas ou farmacêuticos sabem exatamente como nos deveríamos sentir em relação a nossa vida.

Gary Greenberg é um psicoterapeuta que sofre, ele mesmo, de depressão se submeteu a vários tratamentos e escreveu um livro chamado Manufacturing Depression (que pode ser traduzido como Fabricando a Depressão). Para ele não importa se achamos que estamos tristes ou deprimidos, se vamos para um psicólogo ou não ou se resolvemos tomar antidepressivos. Na verdade, para ele, o que importa é como você se sente em relação a isso e só suas próprias idéias poderiam salvá-lo da depressão. [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

13 comentários

  • Sara Silva:

    A questão é que não consigo sentir nada … apenas não consigo ficar feliz , me sinto culpada msm sem ter prejudicado ninguem ,gelo e dor!

  • fabricio:

    o[a pestou desanimado da vida,pois estudei muito sobre tudo,e agora que sei tanto minha vida perdeu o sentido tenhho tremedeiras suor nas maos,dor de cabeca etc,ja pensei em suicidio varias veses mas nunca consegui gracas a deus,agora vou falar um pouco de minha vida :gosto muito de tudo saber como tudo funciona e de onde veio so que xeguei em um ponto que percebi que tudo que existe no universo veio das estrelas segundo os cientistas se isso for verdade qual sentido de existir?para onde vamos:sera que existe mesmo um ceu?depois de um tempo comecei a estudar medicina DNA genoma humano teoria da relatividade teoria da evolucao fisica quantica mecanica quantica e tudo mais.
    agora que sei tudo isso parece que nao tem mais graca viver e saber que vamos voltar a ser poeira espacial das estrelas voltar a ser atomos de carbono,pois tudo que existe no univerco e feito de carbono e ai como fica isso?oque estamos fazendo aqui?olho nas coisas e vejo atomos de carbono olha para o computador e vejo 0 e 1 nao consigo mais dormir nem namorar mais nao saio mais de casa me afastei dos meus amigos nao conversso mais om ninguem me isolei de todos,quando vou conversar com as pessoas vejo que elas sao diferentes e pensam diferentes de mim,preciso de ajuda nao sei mais oque fazer.
    olha para os seres vivos ex:um gato ele vai sofrer mudancas no seu DNA todo dia e passar para seus filhos e netos …bom vou parar poraqui um abraco.

    • Joskern:

      Hey, pensa o seguinte, quem criou o material que deu origem a tudo? Ou nem pensa mais nesse assunto. O jeito mais fácil de sair dessa é tu simplesmente parar de pensar nisso, tu não precisa começar a surtar com algo que tu não tem a resposta. Tem coisas que nem a ciência responde.
      Aprendeu essas coisas na faculdade ou pela net e livros?

    • Julya Carrato:

      Tenta sair um pouco da sua rotina, conhecer lugares novos, relaxar, fazer atividades que nunca pensou em fazer para distrair a mente mesmo… tem coisas que é melhor nao entender…

  • geovana:

    creio que é melhor vc nao ficar deprimida por qualquer coisa, eu por exemplo fico deprimida por que meu sangue é muito sensivel!

  • amanda cortelli:

    nao sei ok dizer pois trato de depressão a 4 anos,,,e não tenho nenhum resultado mas gostaria muito k ok esse dr falou fosse mesmo verdade,,,,talvez tentaria outras formas de tratamento,mas gente,,,, não é facil só quem sofre sabe,,

  • Leda:

    Como é fácil para as pessoas que não sofrem desse terrível mal darem palpites e terem receitas prontas p/ a depressão. Depressão e tristeza NÃO SÃO A MESMA COISA. Tristeza tem um motivo, conforme o agente causador, leva mais ou menos tempo paraa pessoa voltar à normalidade. Depressão é um estado de ânimo, ou melhor, desanimo, que acontece sem motivo aparente, que não há remédio, religião, copo de bebida, namorado, ou qualquer outra coisa que faça desaparecer. Não, a depressão faz com que você queira desisitir da vida, viver não tem a menor graça, mesmo que vc esteja cercado de pessoas legais que se preocupem com a sua saúde (claro, isso ajuda). Tudo o que se deseja é ficar deitado, esperando que a morte chegue e acabe com essa dor da alma. Triste é saber que as pessoas não compreendem isso, e acham frescura de quem se sente infeliz, o pior ser humano da Terra. Terrível, e ainda tem os “inteligentes” que acham que basta vc querer e voltará a ser normal, feliz, dar risadas, etc… Esse tipo de pessoas, só fazem piorar a doença, pois, na sua ignorancia, desacreditam na dor do seu semelhante.

  • freds:

    aí que está. para ser feliz tem que mudar o estado mental acreditar em ser feliz querer ser feliz ter certeza que quer ser feliz não aceitar não ser feliz acreditar sempre sempre ser feliz depressão sempre passa a felicidade fica você é feliz eu sou feliz. encare a felicidade como uma terapia em sua vida nem sempre é facil nem sempre dá certo mas para sempre entenda que a felicidade deve sempre ser vigiada e constante equilibrada com depressão é mais fácil ser feliz do que parar de fumar porque um cigarrinho estraga tudo mas a felicidade está sempre com a gente a vida é uma terapia constante é uma depressão constante por que se preocupar quer sair do cano? aprenda uma coisa nova faça novas amizades mas nem fale em depressão. não gosta de certos hanbientes de certas pessoas? não vá não frequente. a vida é sua faça dela o melhor proveito mas não esqueça sempre com moderação depois da calmaria a tempestade após uma risada uma leve e gostosa depressão depois de uma risada histérica só deus e você é que sabem. seja feliz

  • alex:

    concordo com o dotor, a depressao é quandoa gente se prende dentro de um mundinho imaginario em nossa mente é como se a nossa cabeça estivesse dentro de uma bola. sua mente nao vai sair desse globo enquanto vc acreditar q ele existe, entao bola pra frente .
    “nao podemos criar um novo começo , mas podemos começar agora e criar um novo fim”

  • jc:

    o fato do medico ter dito isso n significa que ele tenha vfeito

  • Tatiana:

    PRa mim era tudo a mesma coisa! x/

  • Ze da Feira:

    Pra quem não tem depressão é muito fácil falar que é só mudar sua postura mental que tudo se resolve. Mas não é bem assim. Quem tem e não trata fica mal mesmo de verdade. Esse doutor Gary não esta com nada.

  • Lauro:

    Creio que a palavra correta seria melancolia em vez de tristeza.

Deixe seu comentário!