Quando os humanos começaram a se vestir?

Por , em 11.04.2011

Como traçar a evolução dos piolhos poderia ajudar a entender a cultura humana? Bom, foi assim que pesquisadores da Universidade da Flórida descobriram que os seres humanos começaram a usar roupas aproximadamente 170 mil anos atrás, a fim de migrar para fora da África.

Em 2003, um geneticista alemão conduziu um estudo sobre piolhos que concluiu que os seres humanos começaram a usar roupas aproximadamente 107 mil anos atrás. Agora, os pesquisadores americanos surgem com uma nova estimativa.

Os piolhos foram utilizados neste estudo porque “encalham” em linhagens de hospedeiros por longos períodos de tempo. Alterações no parasita permitem aos pesquisadores entender as mudanças no tempo evolutivo.

O objetivo dos cientistas era encontrar um método para localizar quando os seres humanos poderiam ter começado a usar roupas. Como os piolhos são tão bem adaptados ao vestuário, os pesquisadores sabiam que eles certamente não existiam até que a roupa surgiu nos seres humanos.

Os pesquisadores usaram conjuntos únicos de dados de evolução dos piolhos e dos humanos a fim de fazer a sua nova estimativa de 170 mil anos. Eles concluíram que os humanos modernos começaram a usar roupas 70.000 anos antes de migrar para latitudes mais altas e climas mais frios.

Essa migração ocorreu há cerca de 100.000 anos atrás. Além disso, o estudo descobriu que os humanos só começaram a usar roupas muito tempo depois de perderem seus pêlos corporais, o que ocorreu cerca de 1 milhão de anos atrás, de acordo com a investigação genética de coloração da pele.

Segundo os pesquisadores, é interessante pensar que os seres humanos foram capazes de sobreviver na África centenas de milhares de anos sem roupa e sem pêlos no corpo, e que não foi até o momento em que os humanos modernos se deslocaram para fora da África que eles começaram a se vestir.

O novo estudo tem alguns pontos fracos, entretanto. Os hominídeos arcaicos não deixaram para trás piolhos. Assim, o estudo não leva em conta que os hominídeos arcaicos, que não moravam na África, poderiam ter se vestido em torno de 800 mil anos atrás.

Os pesquisadores notam que os fatores que ajudaram os seres humanos a sobreviver, anos mais tarde, foram as tecnologias como o uso controlado do fogo, a habilidade de usar roupas, e estratégias de caça e ferramentas de pedra novas.

Especialistas concordam que o estudo é bem consistente. Os resultados mostram uma data inesperadamente antiga para o uso da roupa, muito mais velha do que as mais antigas evidências arqueológicas, mas faz sentido.

Os seres humanos modernos, provavelmente, começaram a fazer roupas depois de experimentarem as condições da Era do Gelo, 180 mil anos atrás. Somente se vestindo em base regular, os seres humanos se manteriam aquecidos enquanto expostos a tais condições. [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • jodeja:

    Acho mais coerente que tenham começado a se proteger do frio com pedaços de couro. Se não tinham pelos era fácil tirar os piolhos. E é claro que os que viviam em climas tropicais como os índios não precisavam de roupas.

  • Mario:

    meu amigo joe liberdade em nossos dias é para defender o que não presta, se for pra defender boas regras vc será acusado de preconceito, é por isso que dou meu conceito e baixo o pôrrete.

  • joe:

    não entendo aguardando moderação.

    voce espera que o povo diga oque?

    cade a liberdade?

  • jesus_cristo da silva:

    Porra WALFRIDO tu mora no Brasil, aqui é um pais que indio anda pelado meu velho e olha que estamos em 2011.

    Se o indio brasileiro comeu esse tau fruto, meu amigo sinto muito, mas não fez efeito.

  • netnature,wordpress.com.br:

    Bom, para mim faz mais sentido que os humanos passem a usar roupa quando se lançam para um ambiente de temperaturas hostis ao invés da evolução dos piolhos. AO que me parece a evoluçao dos piolhos somente acompanhou a humanidade. Nao parece muito lógico acreditar que a vestimenta foi fruto da propagaçao de piolhos.
    Visitem meu site!!!

  • walfrido lourenço de souza:

    Mas aí estão contrariando o ensinamento bíblico de que o home comeu do frutom pribido e descobriu-se nú (tando como a mulher), coseram folhas e fizeram para sí aventais…

Deixe seu comentário!