Que animal bizarro é este correndo pelo fundo do mar?

Por , em 26.02.2014
polvo corredor 3 polvo corredor 2

Duas espécies de polvo se diferenciam de todos os animais marinhos que você já viu. Eles são os únicos animais bípedes do fundo do mar – ou seja, que se sustentam sobre duas pernas. Em situações de perigo, eles enrolam seis tentáculos em volta do corpo e correm com ajuda dos dois restantes.

Esses polvos, descobertos por pesquisadores em 2005, foram os primeiros animais que mostraram comportamento bípede sem precisar de músculos fixos a ossos para caminhar.

Essas criaturas marinhas também têm técnicas incríveis de camuflagem.

O Octopus marginatus é conhecido como “polvo do coco” porque quando quer se esconder dos predadores, escolhe e carrega uma casca de coco – abundantes nas águas tropicais da Indonésia – e entra dentro dela, como se fosse uma concha. A seleção e uso das cascas como abrigos pela espécie foi o primeiro caso de uso de ferramentas por um invertebrado já documentado.

O outro polvo bípede, o Octopus aculeatus, tem o tamanho de uma noz, e se disfarça quando levanta os tentáculos sobre a cabeça, tornando-se semelhante a um emaranhado de algas. Enquanto está disfarçado, esse pequeno polvo também utiliza dois de seus tentáculos para fugir. [AssignmentExpert/Dr. Christine Huffard/Wikipedia/Ciência Hoje]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!