Como treinar seu cérebro para emagrecer

Por , em 14.08.2011

Os alimentos altamente calóricos olham para você como se estivessem te chamando? Se os chocolates dizem “coma-me” e você não resiste, saiba que é possível controlar seu cérebro para trocá-los por saladas e alimentos saudáveis.

Isso porque não há uma razão biológica para a maioria de nós preferirmos sorvete a brócolis. A razão disso é o instinto, e lutar contra ele é o maior desafio.

Esse tal instinto – inimigo das dietas – é do tempo das cavernas, literalmente. Na maior parte da história humana, as pessoas não tinham alimentos o suficiente. Por isso a procura por gordura e alimentos altamente calóricos era grande – tudo pela sobrevivência.

Agora, as opções de alimentos são variadas e facilmente adquiridas. Mesmo assim, o cérebro tende a buscar alimentos ricos em calorias sempre que eles estão por perto, para evitar morrer de fome como no passado.

Isso ajuda a explicar porque aquele bolo de chocolate é tão irresistível, ou porque você dá aquela paradinha na loja de doces, mesmo sabendo que precisa seguir a dieta.

Analogamente, é uma situação como a de um dependente químico que se viu livre do vício ao passar por uma clínica de reabilitação, mas que não pode ver a droga pouco tempo depois ou pode cair na tentação novamente.

Pesquisas no Japão também sugerem que os desejos são influenciados pelo ambiente, como mulheres japonesas viciadas em sushi. O desejo por algum tipo de alimento é influenciado também por tradições alimentares e culturais.

Mas até os chocólatras podem trocar o chocolate pelas frutas. Quando uma pessoa desiste de alimentos que costumava desejar e consegue perder peso por isso, psicologicamente esse alimento fica associado negativamente.

Confira abaixo três passos para trocar os alimentos gordurosos pelos saudáveis:

  • Limpe seus armários: gosta muito de chocolate e está engordando por causa disso? Retire todos os indícios dele de sua casa – desde os bombons até os cookies. A tigela que costumava receber doces pode receber agora bolinhas de gude, ou quem sabe flores para a decoração.
  • Transporte alimentos saudáveis: leve maçãs ou a fruta de sua preferência na bolsa. Barrinhas de cereais também são boas pedidas. Assim, quando bater aquela fome e você não estiver em casa, poderá continuar seguindo a dieta saudável.
  • Alimentos pouco saudáveis? Só no meio da refeição. Nas primeiras duas semanas da dieta, o ideal é que se evite comer alimentos pouco saudáveis, para se desprender do desejo. Depois disso, é possível comer até 100 calorias daquela comida no meio da refeição.

É a “técnica do sanduíche”. Se você come chocolate no início de uma refeição, quando você estiver com muita fome, por exemplo, seu cérebro vai associar o chocolate com a sensação de saciedade e felicidade. Se você ingere o doce no final, o cérebro vai se lembrar de como ele foi delicioso da última vez que você provou. Por isso, quando bater a vontade de chocolate, prefira ingerir no meio da refeição.[CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

22 comentários

  • Isabella Maria:

    Tentei tirar doces da minha alimentação, alguns dias depois já estava comendo tudo de novo. ..Agora diminui e estou notando resultado

  • José Muniz:

    Oi Delia, tenha bastante força de vontade para vencer. Leia o meu comentário de 23/08/2011. Boa Sorte, Jose Muniz

  • Delia Fonseca:

    É MUITO DIFÍCIL VENCER O PECADO DA GULA! EU REALMENTE PRECISO PERDER 15 KILOS E SINTO MUITA DIFICULDADE. PORTANTO, QUANDO VC. VÊ UMA REPORTAGEM DE UM MEDICAMENTO QUE PODE TORNAR SEU SONHO EM REALIDADE FICO MUITO ANIMADA.TODOS QUE TEM COMPULSÃO ALIMENTAR SABE QUE ESTE VICIO É UM DOS MAIS PERIGOSOS PRA NOSSA SAÚDE, POIS, ALÉM DE CAUSAR DIABETES, PROBLEMAS CARDIO VASCULARES, DORES ARTICULARES, ALÉM DE VÁRIAS DOENÇAS. PORTANTO,QUANDO TEMOS OPORTUNIDADE DE LER UMA REPORTAGEM DE:COMO TREINAR SEU CÉREBRO PARA EMAGRECER! É ALTAMENTE PROVIDENCIAL. OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE.

    • Rafael:

      Olá Delia,

      Aconselho você fortemente procurar um psiquiatra para te acompanhar. Acredite, esses profissionais podem fazer muitos milagres. Torço por você e por todas as pessoas que procuram ajuda e comentam construtivamente neste blog.

  • claudemir da silva:

    o que ta faltando é das pessoas se alimentar mais natural

    • Fernando:

      E você parece que faltou nas aulas de português.

  • José Muniz:

    Olá Jorge! A gula é compulsão, vício. E como tal tem que ser tratada.Você pode comparar a gula a outros vícios. Por exemplo, o tabagismo. Muitas pessoas conseguem abandonar o tabagismo com determinação, disciplina e esforço contínuo.O mesmo se aplica a quem quer abandonar a gula, “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória e o desejo de vencer.” (Mahatma Gandhi. Boa Sorte)

  • Juka Bala:

    Mas… hein!!

  • Joge:

    Poxa … Ninguém aborda a GULA. Sempre é a fome que pretende ser combatida. Temos que acabar é com a GULA. E ela não tem cultura, idade, sexo … nada. Ela vem, te ataca a qualquer hora e você não tem defesa. Se tentar resistir, parece que o cérebro age da mesma forma que com as drogas químicas.
    O que estamos precisando é algo para enfrentar essa coisa maluca que é a GULA.

  • Elisabeth Cardoso dos Santos:

    Concordo com o José Muniz,quando ele diz que é uma questão cultural.O ser humano é acomodado,adiquirir novos hábitos requer esforço que muitos não estão dispostos a enfrentar.Muitos requerem um tratamento psicológico

  • Elza:

    Faço de tudo para emagrecer, mas a balança está sempre na mesma.Já não como chocolates e doces fujo o que posso deles, mas lá tenho uma recaída e a tentação é mais forte.
    Fez-me bem ler este artigo, sempre ajuda. Obrigada.

  • Ana:

    Bom seria uma dieta para engordar. Isso que é difícil. Cadê a fome? Não se pode comer porcarias como bolos, chocolate(etc) em demasia. Eu não como porque não é saudável, então, como engordar??

    • Eu:

      Pq vc quer engordar?
      Acumular gordura não vai ser útil pra vc.

      Se vc se acha magra, procure um nutricionista e uma academia de musculação.

    • Isis:

      É isso aí, o povo só fala de emagrecer emagrecer, porq não falar de como engordar de forma saudável? As informações deveriam ser pra todo tipo de gente, pra todos os gostos, mas só oq a gente vê na tv e em tudo é como EMAGRECER, enxe o saco até! Aí quando a pessoa quer engordar se enche de porcaria, totalmente insaudável…

  • Noé P. Campos:

    Isso de “do tempo das cavernas, literamente” é uma justificativa pseudocientífica que algumas correntes anticientíficas apresentam para explicar o que não sabem.

    Basta ver alguns programas especiais para conhecer gente que vive atualmente em cavernas, por opção, e verão que são mais saudáveis e se alimentam de forma mais adequada que a maioria – e não é por comparação com a miséria do “Chifre da África”.

    Conhecer um pouquinho de Neurolinguística faria bem, não só para a dieta, mas para essa “ciência do tempo das cavernas” dizer menos besteiras.

    • Rafael:

      KKKKKKKKKKK

      Boa Noé… afirmação pseudocientífica…

      Pra completar só faltou jogar um “está provado cientificamente que…”

      Acho que só vou acreditar numa dessas dietas quando alguém chegar e dizer ” Olha pessoal… eu tinha 102 kg… fiz isso aqui e hoje estou com assim com esse corpo!”

      ou então “Pessoal… esses aqui são meus pacientes que pesavam tanto e agora pesam tanto… o índice se sucesso é superior a 70%!”

      Tenho dó da gelera obesa. Já fragilizados pela aparência cansam de se frustrar com expectativas muitas vezes caras e baseadas em pseudociência.

      No caso desse artigo até que tem umas coisas interessantes a bem superiores aos milagres da média…

      Para a ANA:

      Ana, se você quer engordar, procure um médico bacana. Se ele te receitar biotônico cai fora e procure outro. Tive um amigo que durante o colegial viviam dizendo que ele tinha AIDS (kkkkkk meu coitado do rapaz!!!)… ele procurou um médico fez um tratamento de uns 6 meses tomando umas píluas show de bola… e hoje em dia é considerado um cara normal!

      Engordar por tratamento com drogas (medicinais) é mais fácil pois dá pra fazer em menos tempo além de outras razões psicológicas.

  • Paiva:

    Queria uma Dieta que me satisfizesse nutricionalmente, e que fosse fácil de seguir com a correria do dia a dia, passo muito tempo fora de casa, quem vive essa situação sabe o quanto é difícil manter uma alimentação de qualidade todos os dias

    • Josef:

      Vigilantes do Peso te ajuda nisso!

  • big bang:

    É muito fácil falar, e concordo q os alimentos tem q ser saudáveis, concordo com tudo isso! Mas convenhamos, espero q alguém de um jeito para q possamos ter alimentos saldáveis gostosos, pois a tal de salada, o alface insosso, frutas sem graça e a tal de carne branca e de doer…

    • cesar:

      Isso só prova a teoria da GULA, se voce nem tem vontade de apreciar outras coisas deliciosas é porque não sabe comer ou é guloso

  • José Muniz:

    A ingestão de alimentos calóricos é mais cultural. Muitas mães, por comodidade ou por preguiça, dão aos filhos achocolatados na primeira refeição.Os acholatados tem mais de 70% de açúcar. É aí que mora o perigo. Pois o chocolate associado ao açúcar vicia. Junto com o chocolatado, vem os biscoitos, geralmente recheados,(gordura hidrogenada, açúcar, aromatizante e realçador de sabor). Para o lanche escolarf, mais achocolatado ou suco pronto, biscoitos e demais baboseiras. E aí, que mora o perigo.

    • cesar:

      Realmente, comer requer não só comida como tambem cultura

Deixe seu comentário!