Quer uma promoção? Mude seu nome

Por , em 9.02.2012

Os pais que querem dar aos filhos uma vantagem no mercado de trabalho podem começar a pensar nisso bem cedo. É só começar dando-lhes um nome simples, como Maria ou Marcos.

Um estudo realizado pela Universidade de Melbourne e Universidade de Nova York sugere que pessoas com nomes mais simples e fáceis de pronunciar são mais propensas a serem favorecidas por uma promoção no trabalho.

O efeito não é devido ao comprimento de um nome ou sons incomuns que ele tem, mas simplesmente o quão fácil ele pode ser pronunciado.

No estudo, os pesquisadores analisaram como a pronúncia dos nomes podem influenciar na formação de impressões e tomadas de decisão.

As descobertas foram especialmente fortes entre os advogados. Os com nomes mais pronunciáveis subiram mais rapidamente a cargos mais elevados em hierarquias. Mas o efeito do nome certamente também existe em outros tipos de emprego e situações do cotidiano, de acordo com os pesquisadores.

A pesquisa também descobriu que os candidatos políticos com nome fácil de pronunciar eram mais propensas a vencer as eleições. Barack Obama deve discordar… [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • Irisinha:

    Eu acho q existem outros fatores sim, com certeza. Mas quando eu encontro alguém com o nome muito difícil e a pessoa me diz: meu nome é Rubrisqueudo, eu digo: como?? a pessoa repete de novo e eu digo: ahh tá… Mas é só isso mesmo e depois eu eskeço o nome da pessoa, na próxima vez eu nem lembro mais do nome. E eu acho q isso pode influenciar na promoção mesmo, porq o nome complicado não vai ser lembrado tanto, quanto o simples e o chefe pode pensar: ahh, akele q tem o cabelo vermelho?? eu nem lembro o nome dele… vamos escolher o Pedro.
    Repetindo… isso não é a única coisa q importa, se vc tem um nome muito difícil, crie um diferencial no trabalho para q o seu nome seja lembrado e pra q vc não passe despercebido.

  • epivametal:

    Materia e estudo totalmente fantasioso, perdi meu tempo lendo esse absurdo, quem paga pra alguem fazer uma pesquisa sobre essa baboseira

  • Carolina:

    Não é bem assim. O fundamental é ter competência, e não um nome “curtinho”. Uma pessoa que tiver um nome grande ou complexo pode sim ser promovido se tiver capacitação.

  • KRISTINA:

    Pode parecer estranho, mas troquei o Cristina com “C” e passei a adotar o Kristina com “K” e consegui meu cargo de Encarregada de volta.

  • dieu:

    conheço um tal de Zé que trabalha ha mais de 20 anos no mesmo emprego e nunca foi promovido!!!!!!

  • Márcio M:

    Bobagens! O que importa é a competência, capacitação, experiência… uma série de fatores que decidirá uma promoção. Não é um nome simples que decidirá isso!

    • Sanzinha:

      Sem comentários…
      Margaret Thatcher
      Mahatma Ghandi
      Michael Jackson
      Winston Churchill
      Leon Tolstói
      Dostoievski
      Marilyn Monroe
      Britney Spears
      Albert Einstein
      Voltaire
      Osama Bin Laden
      Amy Winehouse
      Mas pensando bem…o nome Silvio Santos…..

    • Marcos M:

      Tabem concordo.
      Se precisar mudar de nome a sua Personalidade fica onde?
      Ou será que se mudar o nome do Meu fiat 147 1978 para Fit Punto 2012 ele vai ficar Superior ao que é e igual ou ou Punto? Embora continue um fiat tem umas pequenas diferenças não Acham?
      Onde ficaria o Pedido do nosso Mestre, Honrarás e Amarás seu pai e sua Mãe! Se foi ele que te deu o Nome e talvez a Empresa nem existisse ainda ou vai pela competencia ou dane-se se o superior escolher pelo nome facil evidentemente tera que ser substituido pois esta ruim de memoria e faltara liderança.

  • iPedro Martins:

    Se isso fosse verdade o (Arnold Schwarzenegger) não seria, Ator, Governador da California, Empresário e Presidente do Conselho de Saúde Física.

    • Sanzinha:

      Bem lembrado Pedro!!!

    • Andy:

      Aff… pessoal vocês precisam estudar mais. Isso é apenas uma medida estatística de preferência.

      Por exemplo, se houvesse 2 Arnold Schwarzeneggers, digamos, mesmo nivel de popularidade, famosos, mesmos filmes, e tudo mais igual, mas um deles tivesse um nome mais simples, então provavelmente o de nome mais simples levaria vantagem sobre o nome Schwarzenegger.

      Mas é óbvio que esse não é o unico fator que conta e nem o mais importante.

      Mais uma vez… aff… esta geração está perdida…

    • Sandroka:

      Andy…qual é a SUA geração?

      Sinto em lhe dizer que…com base nesta excelente pesquisa acho que vc ñ será promovido…=(

    • Andy:

      Eu sou dessa geração mesmo (Anos 90) rsrs, e sim, pelo meu nome (Andrew), não vou levar vantagem na vida, rsrs

    • Sanzinha:

      Bom dia Andrew!

      Fica sussa, vc é jovem e com certeza vai ser promovido inúmeras vezes.
      Como vc mesmo disse, existem outros fatores que são levados em conta (GRAÇAS À DEUS).

      SUCESSO pra ti!

    • Yuri Santana:

      Concordo, deve ser considerado que num processo seletivo o nome mais simples por ser mais fácil de lembrar e consequentemente favorecendo uma análise mais detalhada, isso pq os participantes não são conhecidos logo a análise da capacidade de cada um não é imediata. Isso pode ser aplicado no cotidiano, as pessoas com nomes mais comuns são propensas a uma integração social mais rápida…evidente que outros fatores são de fundamental importância, esse é apenas um que muitas vezes passa desapercebido

Deixe seu comentário!