Rara baleia orca branca é filmada na Rússia

Por , em 24.04.2012

Uma orca totalmente branca, possivelmente albina, foi flagrada nos mares a leste da Rússia, ganhando o apelido de “Iceberg”.

“De muitas maneiras, Iceberg é um símbolo de tudo que é puro, selvagem e, extraordinariamente emocionante nos nossos oceanos, esperando para serem descobertos”, disse Erich Hoyt, codiretor do Projeto Orca do Extremo Oriente da Rússia. “O desafio é manter o oceano saudável para que as surpresas continuem possíveis”.

Os pesquisadores, que estão estudando baleias orcas em uma área que também é vista como uma oportunidade para o desenvolvimento do petróleo, dizem que Iceberg é a primeira orca macho adulta toda branca a ser documentada.

Orcas brancas jovens já foram vistas antes, inclusive parentes de Iceberg, mas nenhuma tinha sido registrada na idade adulta. Iceberg e seu bando de 12 parentes foram detectados pela primeira vez na Rússia, na Península Kamchatka.

“Nós não temos os dados genéticos da família de Iceberg”, disse Hoyt, “mas estamos esperando encontrá-los novamente no verão [do hemisfério norte] de 2012 e aprender mais sobre o fenômeno das baleias brancas, por que elas ocorrem, o que isso significa e se Iceberg é um verdadeiro albino, ou ‘apenas’ uma das orcas mais belas que alguém já viu”.

A área onde Iceberg foi visto pela primeira vez está dentro da maior reserva marinha da Rússia e os cientistas esperam que ela seja expandida para criar uma “rede de reservas”.

“Isso é uma resposta ao excesso de pesca local em algumas áreas, e ao aumento da exploração de petróleo e gás, que constitui uma ameaça aos mamíferos marinhos, por conta dos ruídos crescentes que atrapalham a comunicação animal, do tráfego de navios e de derrames de petróleo em potencial”, disseram os cientistas. [MSN]

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy

• Isisdoris:

Lembrando q a Orca na verdade é um golfinho, mas é popularmente chamado de baleia =)

• Paulo Eduardo:

Quem disse que Moby Dick era um cachalote?!!

• Paulo Felix:

Herman Melville, o autor de Moby Dick.