Conheça o computador que custa apenas US$ 35
Você já ouviu falar no Raspberry Pi? É um computador desenvolvido por uma empresa britânica de mesmo nome, lançado oficialmente no mercado no último dia 29 de fevereiro. Podemos fazer uma breve descrição técnica deste computador, mas nada assusta mais do que o preço: ele já está disponível no mercado pela bagatela de 35 dólares, o equivalente atual a cerca de 60 reais.
Mas como pode um computador ser tão barato? Talvez o segredo seja a simplicidade. À primeira vista, tudo o que você enxerga é um amontoado de chips, que poderia ser o “esqueleto” de qualquer equipamento eletrônico. Mas basta acoplá-lo a qualquer monitor para ver que se trata de um computador muito capaz.
Neste vídeo, você pode ver um Raspberry Pi em ação, fazendo funcionar o clássico game “Quake 3”, relativamente complexo que roda em videogames como XBOx e Playstation 2. Através do RasPi, como é abreviado, também se pode assistir vídeos pelo AirPlay, plataforma de vídeo da Apple, entre outras funções.
O computador, que funciona à base de um processador ARM 11, tem 256 MB de memória RAM, 2 entradas para USB, uma entrada LAN (usada para conexões externas com cabos), um cartão SD e saída de áudio. Tudo isso para fornecer o mínimo de funções de conexão e interatividade audiovisual que justifiquem sua compra. Se o preço baixo não te convencer, é claro. [Gizmodo]
16 comentários
Isso tem quanto de HD?
O Raspberry Pi não tem HD. O sistema operacional e os arquivos ficam nun cartão SD, que podem ir de 4Gb até 64Gb. Opcionalmente você pode guardar os arquivos em um HD externo e acessar via USB.
Vai chegar aqui custando as 150 pila facil.
É quase duzentos – vide … 🙁
Sempre tive vontade de adquirir algum computador de uma geração mais antiga, como da década de 80, apenas para brincar… mas esse daí é bem mais interessante pela simplicidade.
nossa esse computador esta mais que perfeito para diversas coisas, tais como colocar numa tv para ver streaming de internet, programar num pc mais fraco…pelo que eu vi acho que roda facil o windows 98 ou um daqueles windows xp mexidos com 8 processos rodando e um firefox mais leve…simplesmente genial, acho que chega no brasil por 100,00 ja to me programando para comprar um…
é interessante um computador assim, não para quem usa direto nem pra quem necessita de ultima geração, mas pra aqueles que o computador é uma ferramenta casual ou simples, só pra textos e emails, é uma boa pedida, sem precisar gastar 1000 reais numa maquina complexa sem mais utilidades
lembra muito aqueles computadores antigões e simples que vendem na Santa Efigênia, por essa mesma margem de preço
Parece ser bem interessante. Mas achei estranho esse “computador” ser vendido assim, pelado! Pois se o consumidor não souber manusear direito, pode queimar facilmente esta placa com a própria eletricidade estática dos dedos! Fora isso é uma ideia muito interessante.
Estão desenvolvendo uma “caixa” para o produto, mas o foco agora são desenvolvedores de softwares. Tanto que o produto se esgotou em 2 horas de pré-venda, e a maioria são pessoas da area, usuarios comuns não se interessariam por um pc nesse molde, com linguagem linux, o que atrai o publico em geral mesmo, é o preço.
perfeito. deveria todo aluno da rede federal, municipal e estadual ser portador de um destes. internet hoje é como agua, todos precisam e o veículo está a disposição. parabens aos fabricantes.
Wow. Com um preço desses é impossível resistir a ele. Agora essa empresa poderia ter contratado um serviço de design pra ele porque tá muito feio só esse amontoado de placas e e entradas. Mas, para um primeiro momento é um avanço.
Eu acredito que se fosse contratado um serviço de designer, provavelmente iriam dobrar o preço, o designer iria custar mais caro que o computador.
qual o sistema operacional?
Nenhum pré-instalado. Deve dar para instalar o Ubuntu nele.
Ele faz boot a partir do cartão SD, e roda a distro Fedora. Já estou programando comprar um =) vai ser ótimo para “brincar” de programar, já que é essa a ideia, aprender a desenvolver programas.
O sistema operacional vai ser alguma distribuição Linux (Fedora, Debian, ArcLinux…) exceto o Ubuntu que não tem mais suporte ao processador ARMv6 do raspberry pi.