Realizado primeiro implante facial da América

Por , em 23.05.2011

Comida de hospital nunca cheirou tão bem. Quem opina é o jovem Dallas Wiens, beneficiário do primeiro transplante de rosto realizado em continente americano. Após a cirurgia que lhe devolveu, entre outras coisas, a capacidade de perceber cheiros ao seu redor, o aroma da iguaria preparada no próprio hospital foi o primeiro que Wiens sentiu. “Nunca imaginei que poderia cheirar tão bem”, relatou.

O rosto de Wiens foi queimado depois de sua cabeça ter batido em uma torre de transmissão de energia elétrica em 2008, enquanto ele pintava uma igreja.

Ele disse estar ansioso para abraçar a filha e pretende voltar para a universidade depois de sua recuperação. “Tenho apenas 26 anos”, conta, “e ainda há muita vida para viver.”

Em entrevista coletiva no Hospital Brigham, em Boston, Estados Unidos, os médicos de Wiens afirmaram que ele ainda não havia recuperado plenamente as funções físicas e musculares. Porém, eles estão confiantes na melhora do paciente. Wiens passou por mais de 20 operações desde o acidente.

O médico Jeffrey Janis afirmou que o transplante, que durou cerca de 15 horas, “representa uma nova fronteira na cirurgia reconstrutiva”. A operação foi financiada pelas Forças Militares dos EUA. Espera-se que os resultados ajudem no tratamento de soldados com graves ferimentos faciais.

Além de satisfeito por voltar a ter um rosto como todos nós, Wiens se mostrou especialmente entusiasmado com a recuperação do seu olfato e a capacidade de respirar com o seu próprio nariz.

Ele contou que a primeira que caiu na real foi quando conseguiu cheirar o buquê de flores que uma enfermeira havia levado até seu quarto. “O cheiro da vida, das flores e a certeza de que eu poderia voltar a cheirar uma rosa ou algo parecido foi fantástico”, relembrou.

Wiens ainda aproveitou para agradecer a família do doador anônimo, dizendo que nenhuma palavra poderia descrever a gratidão que sentia.

Sobre os objetivos para o futuro, ele disse que espera “apenas ser o melhor pai que eu posso ser e oferecer para a minha filha a melhor educação possível, assim como terminar a minha própria”.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Hada:

    Se isso der certo vai ter uma mega-corrida em Brasília; os DESCARADOS de lá vão querer trocar de cara todo ano,só para despistar os eleitores.

  • Mario:

    nada comparado com o poder do criador que de graça dar um rosto perfeito ao sujeito e um lindo rosto a uma mulher, ai alguem se dizendo inteligente faz o sujeito gastar milhões pra fazer um negócio deformado deste.
    (esta foto foi do melhor ângulo se não iria ficar mais feio ainda)

    • …:

      eu nao sou um cara mal mas, desejo muito que vc tenha o rosto queimado ou deformado, e gostaria de ver como vc iria implorar para que os medicos melhorassem o seu rosto, ai vc se lembrara disso que vc falou aqui.

    • Léo:

      Deixe de ser hipócrita!!!
      Se informe melhor, seu mané!!!

    • Douglas Eduardo:

      E foi pintando as paredes da igreja do suposto “criador”, que ele sofreu o acidente.

      Hó, mas, veja bem, ainda bem que a ciência existe e agora ele possui um rosto de novo.

  • Vitor:

    É, “rosto como todos nós” ainda é um pouco de exagero né? O lado direito da cara dele tá caído.

  • sonia lopes:

    fantastico!!!!!!a tecnologia aliada com a medicina moderna proporciona uma vida melhor a quem precisa,exepcional!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário!