Restaurante saudita multa clientes que não comerem tudo o que pediram

Por , em 5.12.2011

A sociedade mundial não para de crescer, e com isso vem o risco de faltarem recursos, como alimentos. Mesmo assim, o desperdício de comida é algo frequente, e que muitas vezes as pessoas não percebem, porque tendem a pensar nisso como uma situação “fora do normal”.

Quantas vezes você não foi a um restaurante e pediu mais comida do que seria capaz de comer? Quantas vezes você não deixa sobras em seu prato?

Agora, um restaurante decidiu colocar um ponto final nessa prática. O local, na Arábia Saudita, começou a cobrar extra de seus clientes se eles pedissem mais comida do que podiam comer.

Fahad Al Anezi, proprietário do restaurante Marmar na cidade de Dammam, afirma que a medida é uma tentativa de parar o desperdício de alimentos e reduzir a extravagância. De acordo com Al Anezi, ele rotineiramente vê clientes pedirem grandes quantidades de alimentos e não comerem tudo.

Ele também diz que a ideia de multar as pessoas por restos de comida, em vez de torná-lo impopular, foi na verdade aprovada pelos sauditas. De fato, alguns clientes disseram que aprenderam a lição, e agora só pediriam comida que eles conseguiriam terminar de comer.

A decisão de Al Anezi foi tomada após a notícia de uma fome intensa na Somália, onde as pessoas estavam literalmente morrendo de fome. O dinheiro arrecadado através das multas está sendo doado para ajudar a salvar a nação faminta. Um gesto digno de ser copiado pelo resto do mundo.[OddityCentral]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

23 comentários

  • irdes regina silva:

    Trabalho com gastronomia e vejo isso frequentemente. As pessoas deixam comida no prato e acham isso natural por que estão pagando, então o desperdício é muito grande. É falta de educação, sim, porque em casa aprendemos não deixar sobras no prato. E todos sabemos a quantidade certa de alimentos que nosso estômago tem capacidade para suportar.

  • Cherry:

    Queridos acho que a maioria nao entendeu que nao se trata de restaurante self-service , mas sim a la carte , ou seja vc pede o prato, se ele for grande demais p sua fome ou se vc nao gostou , vai pagar uma multa porque deixou a comida …acham realmente isso justo???

    • Jesus:

      Sim, é justo, não há porque ir a um restaurante a la carte, e pedir o que não for comer, onde já se viu isto??????

    • Prego:

      se vc comprar um carro e não usar, deve ser multado? acho que quando vc comprar, é seu pra fazer o que quiser, inclusive jogar fora: isso se chama capitalismo!!!

    • Ezio Jose:

      Bens de consumo duráveis e alimentos. Um carro feito de chocolate que não é servido para ser consumido no local é diferente.

  • Flor de Lis:

    Não estamos nas “arábias”, mas aqui na minha terra tem um restaurante que cobra por aquilo que vc não come; e lá é mais barato pagar pra comer do que pagar pelo que não comeu. Boa iniciativa pra educar aqueles que tem o olho “maior” que a barriga.

    • Rafael:

      Igualmente: aqui também em pleno Brasil já vi restaurante com placa de “quem não comeu tudo, paga X de multa”. Isso deve ser comum no self service, mas é um tanto agressivo. Pois eu, que não tenho a dentição superior com a inferior bem alinhada tenho a deglutição prejudicada, que faz com que eu coma devagar e nisso a comida esfria dando mais chance de deixar resto no prato, bem como refeições que, digamos, não foram cozinhadas no ponto. Nesse último caso, eu é quem deveria cobrar a multa ao dono. No final das contas, deixei o restaurante por isso, embora nunca tivessem coragem de vir me cobrar.

  • Cherry:

    Eu nao sou contra ajudar a Somalia ou qualquer outro pais que se encontre em situaçao de miséria , so nao acho justo eu pagar uma multa por nao comer toda a comida que ja estou pagando…Tem outros meios de se ajudar ao proximo , poderiam por exemplo fixar uma porcentagem em cada prato pra doaçao , independemente se a pessoa comer tudo ou nao…é apenas minha opniao e isso nao quer dizer que estou certa…Désolé..

    • Ezio José:

      Nosso planeta agradecem àqueles que não podem pagar. O desperdício está sempre entre aqueles que têm dinheiro e ainda acha justo pagar para desperdiçar.

  • Fernando Pegorer:

    Aqui em Santos, eu conheci alguns restaurantes em que você poderia se servir à vontade pelo mesmo e acessível preço. Mas se deixasse comida no prato teria de pagar o dobro. Sempre achei justo.

  • Nika Pinika:

    Muito legal a inciativa.
    Já repararam que o bolso é o órgão do corpo que mais dói?
    Pensar na carência de outro alguém não produz tanto efeito quanto tomar uma multa.

  • gargwlas:

    aqui na minha cidade ja tem anos que um restaurante cobra 3 reais se largarem comida

    • Ezio José:

      Nos Self-Services acontecem muito de pessoas servirem à fome dos olhos. Está certo esse tipo de cobrança. Nos serviços A La Carte seria injusto, já que sempre servem o mínimopossível e paga-se muito caro pelo serviço.

  • jeova:

    madness, não sei porque vc se referiu aos advogados assim, sendo que eles estão no mundo para nos ajudar

  • Asdrubal:

    É assim mesmo!!!

    Com tanta fome que se passa em todo o mundo, é crime deixar comida.

  • Cherry:

    Eu nao concordo….eu que estou pagando a comida ,se sobrar o prejuizo é meu , e ainda vou ser multada?? Eu que nao vou comer num restaurante desses…

    • Madness:

      Vc deve ser advogada, advogados pervertem tudo.

    • Ezio José:

      Ou uma dessas famintas compulsivas. Com certeza quer passar dos 80 e não ser multada.

    • asdsaasdsad:

      Ahh eu concordo com vc cherry!!! Só que é por isso que as pessoas passam fome, o mundo hoje em dia é baseado no capitalismo, todos tem que pagar pra comer, e sempre que vc pagar por algo é sinal que vc concorda com o capitalismo e as consequencias dele. O capitalismo causa a fome no mundo e pessoas como vc q tao nem ai pro proximo fazem com que ele nunca acabe. Isso ae continue exigindo como boa cliente do capitalismo que vc fique com o prejuizo enquanto quem passa fome fica eskecido pelos burgueses.

    • Roos:

      Quem tem demais deve repartir com os menos afortunados. Se com o dinheiro das multas estao a ajudar a Somalia que passa tanta fome, este é um gesto digno de se ver. O povo da Arabia Saudita é muito rico e se têm este sentimento de ajuda no coraçao é de se tirar o chapéu. Muito diferente deste sentimento egoista que notamos en Cherry. Ainda bem que nao somos todos assim. Se passasses fome e nao tivesses que dar de comer aos teus filhos nao pensarias desta forma. Vergonha!

    • Flor de Lis:

      Comentário digno de ser aplaudido de pé.

  • fulano de tal:

    isso é comum no brasil em restaurantes de buffet livre

    • Ezio José:

      E acho que é uma medida cabível e digna de respaldos da maioria dos frequentadores dos Self-Services.

Deixe seu comentário!