Separação e antidepressivos fazem você parecer mais velho

Por , em 7.02.2009

A separação, aliado a antidepressivos, uma combinação comum, pode causar envelhecimento precoce.

Um estudo, que contou com a ajuda de 186 pares de gêmeas idênticas, provou que envelhecimento precoce não é uma questão genética.

Aparentemente, fatores “ambientais” como relacionamentos fracassados (separação), drogas prescritas por médicos e stress podem fazer com que você aparente ter mais idade.

Os resultados mostraram que a gêmea que passou pela experiência de um divórcio, por exemplo, parece dois anos mais velha do que sua irmã, que tem a vida amorosa bem-estruturada.

Gêmeas idênticas foram usadas na pesquisa porque sua programação genética é a mesma. Logo, uma irmã está “programada” para envelhecer como a outra. Como isso não acontece, os fatores externos são considerados os causadores do problema.

De acordo com o idealizador da pesquisa, Dr. Baham Guyron, se as pessoas evitarem situações de stress e ansiedade, podem “trapacear” seu relógio biológico, demorando mais para envelhecer.

O peso também é um fator determinante: a pesquisa mostrou que a gêmea com excesso de peso parece mais velha do que sua irmã em forma – nos casos em que o par tem menos de 40 anos. Quando as gêmeas são mais velhas, as irmãs mais gordinhas parecem mais jovens.

Para Guyron essas descobertas são importantes para contrariar a idéia de que preenchimentos na pele, como o tradicional botox, sempre fazem uma pessoa parecer mais jovem. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!