Sinais de rádio podem ser afetados por tempestade solar

Por , em 4.01.2012

Partículas ejetadas pelas recentes tempestades solares que batem na Terra podem interferir nos sinais de rádio do planeta.

No dia 26 de dezembro, o sol desencadeou uma erupção massiva de plasma solar conhecido como ejeção de massa coronal (EMC). O movimento rápido da EMC lançou partículas carregadas que entraram no campo magnético da Terra no dia 28 de dezembro.

Esses impactos podem causar tempestades geomagnéticas em latitudes elevadas da Terra. Se eles forem poderosos o suficiente, as tempestades podem interromper temporariamente os sinais de GPS, comunicações por rádio e redes de energia.

Mas não só prejuízos causados pelas tempestades geomagnéticas: elas também podem desencadear fantásticas auroras boreais nos céus.

As erupções recentes do sol não são nenhuma novidade e seguem um padrão. Depois de a nossa estrela permanecer surpreendentemente tranquila de 2005 a 2012, o sol tem estado mais ativo do que nunca desde o ano passado, com diversas EMC.

A maioria dos especialistas acredita que essas explosões devem continuar ao longo dos próximos anos. A atividade solar aumenta e diminui em um ciclo de 11 anos, e os cientistas pensam que o atual – conhecido como ciclo solar 24 – atingirá o pico em 2013. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Luiz Henrique:

    trabalho embarcado na Bacia de Campos e realmente nossos sistemas de GPS ou posicionamento dinamico, GMDSS, estão apresentando ruidos e defazagem de posição. E isso para nós é complicado poís é prioritário o sistema para nós. Realmente somos regidos pelo astro rei…

  • Gustavo Augusto R. Abreu:

    Isso não é novidade nenhuma, basta apenas uma explosão solar como a de 1859 que aconteçeu na terra, que hoje praticamente todos os dispostivos eletrônicos queimariam.

    • Emerson Brito:

      Explosão SOLAR que aconteceu na TERRA ? Essa é nova…

    • Julio Cesar Olyntho:

      Ele quis dizer que atingiu a Terra. Um leve erro, mas deu pra entender.

  • Tundra:

    Tomara que seja tão forte que possamos ver auroras boreais na praia!

    • henrique:

      kkk não vai sobrarnem radinho de pilha funcionando depois dessa haaha

  • C.E.N:

    o mundo vai acabar Oo

    • Capitão Caverna:

      Eu sabia qe iriam aparecer os doidos pra falar de fim do mundo.

  • ísis:

    Esses fenômenos solares são uma excelente oportunidade de estudo e uma linda possibilidade de admirar maravilhosas auroras. Claro que existe uma certa apreensão em relação ao que pode acontecer numa tempestade solar, mas acreditar que o fim do mundo está próximo é ter mania de conspiração.

  • Renys Kenys:

    E assim começa o fim do mundo

  • christ:

    O Ciclo Solar de 11 em 11 anos é o vigéssimo quarto e é aguardada pela classe científica, só que até agora “nada”, o Sol continua quieto, algumas explosões esporáricas. O ano de 2012 é o ano em que estas explosões solares misticamente ou não aconteceriam, a própria Nasa determinou este período para estes fenômenos. Agora estão dizendo que o pico será em 2013, porque perceberam que o Sol não reagiu conforme o previsto.Grandes explosões Solares no passado ocasionaram apagões, hoje as consequências serão maiores, pois o mundo está Elétricamente e Eletrônicamente Globalizado, Um verdadeiro Caus!!!

    • Cranio:

      O ciclo solar de 11 anos possui o solar mínimo e solar máximo. Estamos passando do mínimo para o máximo desde 2010. Os próximos anos tendem a aumentar o número de EMC, até 2015 ou 2016, quando entra em novo solar mínimo.

    • Eduardo:

      Advérbios de modo não têm acento. Incrível como há gente que opina e nem português sabe escrever….

Deixe seu comentário!