Skyrmions – admirável mundo novo – de novo!

Por , em 27.10.2013

 

Skyrmions – admirável mundo novo – de novo!

Se o ritmo de descobertas permanecer tão delirante assim, a tecnologia fundamentada em skyrmions promete superar em pouco tempo as descobertas em spintrônica, tanto na geração de novas memórias para computador, quanto para o desenvolvimento de um novo tipo de computação.

Os resultados prometem e os avanços estão ocorrendo com grande rapidez.

Novamente estamos presenciando uma revolução dentro de outra revolução.

Mas o que vem a ser skyrmions?

Podemos conceitua-lo com sendo diminutos vórtices magnéticos que ocorrem em rede. Essas quasipartículas fundamentais foram detectadas pela primeira vez constituindo uma estrutura magnética inusitada num cristal de silício dopado com manganês.

O professor Christian Pfleiderer, chefe da equipe de cientistas da Universidade Técnica de Munique, que fizeram a descoberta, resolveu batizar essa quasipartícula de “skyrmion” em homenagem ao Dr. Tony Skyrme, físico britânico que fez a previsão teórica de sua existência na década de 1960.

Embora a descoberta tenha sido realizada em 2009 foi apenas em 2011 que alguns pesquisadores conseguiram, de forma prática, desenvolver uma técnica para guardar informações por meios desses vórtices magnéticos.

Novo avanço é operado nesses últimos meses pelo Dr. Niklas Rommig da Universidade de Hamburgo, também na Alemanha, descobrindo um meio de transformar cada skyrmion em um bit magnético, sendo capaz de “escrever”, “ler” e “apagar” dados com maior velocidade e economia de energia que os métodos até hoje desenvolvidos pela spintrônica.

A novidade também se refere à confiabilidade e acessibilidade dos registros.  Uma vez o dado armazenado ele não será perdido, seja por corte de energia, seja por ações atmosféricas externas ou impactos físicos. E quando se quiser acessá-lo isso ocorrerá instantaneamente, sem demanda de tempo e energia.

Talvez o tão almejado computar com boot instantâneo finalmente saia do papel.

Se o avanço dessa tecnologia possibilitar aplicações práticas, um sonho muito mais ousado se concretizará. A gestação de uma arquitetura de computação, que visa superar a atual em velocidade, capacidade de processamento e plasticidade.

Em outras palavras, a computação por redes neuronais deixará os laboratórios e passará a fazer parte do rol das fantásticas possibilidades que se abre para a humanidade nesse admirável mundo novo da alta tecnologia.

– De novo!

Bibliografia:

Writing and Deleting Single Magnetic Skyrmions

Niklas Romming, Christian Hanneken, Matthias Menzel, Jessica E. Bickel, Boris Wolter, Kirsten von Bergmann, André Kubetzka, Roland Wiesendanger

Emergent electrodynamics of skyrmions in a chiral magnet

T. Schulz, R. Ritz, A. Bauer, M. Halder, M. Wagner, C. Franz, C. Pfleiderer, K. Everschor, M. Garst, A. Rosch

-o-

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • aguiarubra:

    Admirável Mundo Novo prá ANS também!!!…rsrsrs

  • Du Silva:

    Talves a computaçao quantica esteja ainda tão longe quê possa ser ainda a terceira revoluçao na computaçao,coisa para daqui a vinte anos ou mais.

Deixe seu comentário!