Cientistas gravam o som de um único átomo em movimento

Por , em 14.09.2014

Qual é o som de um único átomo em movimento?

Se você achava que isso era impossível de se descobrir, quase ganhou – ou quase perdeu – a aposta.

Tal enigma científico foi resolvido – mas no limite do que podemos resolver.

Os cientistas conseguiram gravar o som do átomo, mas o título dessa matéria não é “Ouça o som que um único átomo faz” porque, você adivinhou, não podemos ouvi-lo. Como sempre, a humanidade e suas limitações estragam nosso dia.

De acordo os pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA) e da Universidade Técnica Chalmers (Suécia), que capturaram o som, esse ruído é o mais suave fisicamente possível.

Eles realizaram a façanha de gravar o som que um único átomo faz quando se move através da detecção das vibrações que dele emanam. Como você aprendeu na escola, vibrações criam som. O problema, neste caso, é que um som muito, muito baixo.

Para conseguir detectá-lo, os cientistas excitaram um átomo e mediram suas emissões acústicas usando um chip feito especialmente para converter ondas acústicas minúsculas em micro-ondas.

Fundamentalmente, essas micro-ondas são de amplitude grande o suficiente para poder ser gravadas usando amplificadores de baixa temperatura, ao contrário de suas contrapartes acústicas.

“A amplitude desse som, ou sua força, é muito fraca. Basicamente, quando você excita o átomo, ele cria um som, um fônon de cada vez, de acordo com a teoria. É o som mais fraco possível com frequência [que vibra]”, afirmou um dos cientistas do estudo, Göran Johansson.

Mas por que se preocupar com a gravação de um som tão quieto que nem podemos ouvir?

Segundo os pesquisadores, essa é uma porta de entrada para a compreensão do mundo do som quântico, onde os pacotes quantizados de som – fônons – podem ser usados no lugar de pacotes quantizados de luz, conhecidos como fótons.

Já que o som se move mais lentamente do que a luz, seremos (provavelmente) capazes de investigar com mais cuidado e influenciar melhor o mundo quântico se pudermos utilizá-lo, ao invés de fótons. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

Deixe seu comentário!