Suco de laranja causa mais danos aos dentes que branqueamento

Por , em 2.07.2009

Pesquisadores do Instituto de Saúde Oral da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, estudaram os danos causados aos dentes por branqueadores com 6% de peróxido de hidrogênio, ingrediente comum em produtos acessíveis ao público, em comparação aos danos causados por outros produtos.

YanFang Ren, pesquisador do Instituto, e a sua equipe descobriram que o efeito do peróxido de hidrogênio é insignificante quando comparado ao ácido de sucos de frutas. O suco de laranja diminuiu significantemente a dureza dos dentes e aumenta a irregularidade do esmalte dentário. “O ácido é tão forte que o dente é destruído”, afirma Ren, que continua: “O suco de laranja diminui a dureza do esmalte dos dentes em 84%”. Com o produto de branqueamento, entretanto, não houve diferenças significantes no esmalte dentário.

O enfraquecimento do esmalte dentário aumenta a rapidez que o dente se desgasta, e pode ser causado também por outras bebidas ácidas. “A maior parte das bebidas, como refrigerantes e sucos de frutas, são ácidos por natureza”, afirma Ron. De acordo com o pesquisador, vários estudos haviam sido feitos para analisar o efeito do branqueamento dos dentes no esmalte, mas até agora nenhum havia comparado esses efeitos com aqueles causados por bebidas. “Este estudo permitiu a compreensão do efeito do branqueamento no esmalte relacionado com o efeito de uma tarefa diária, como beber suco”, diz o pesquisador.

Ren afirma que este pode ser um problema sério para pessoas que bebem refrigerantes e sucos de frutas diariamente. Enquanto não há uma solução para o problema da erosão do esmalte dentário, o pesquisador aconselha aos consumidores para que fiquem de olho na acidez de várias bebidas consumidas frequentemente. Quanto mais contato o dente tem com as bebidas ácidas, mais severa será a erosão. [Scientific Blogging]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Tibulace:

    Tô ferrado! O estudo não fala, mas, por analogia, devo estar danificando meus dentes, pois consumo suco de acerola, como se fosse água, cerca de um litro todos os dias.Vou ter que usar um canudinho, para minimizar o estrago!

  • Genioso Irreligioso:

    Quanto aos refrigerantes estragarem os dentes; eu sempre soube; agora quanto à minha fruta preferida que é a laranja; eu também sabia; mesmo querendo que não fosse verdade! por que logo com a laranja??? =[

  • Ruben Zevallos Jr.:

    E nos EUA o povo toma suco de laranja como água… gosto muito de refri… agora sei porque tive algumas cáries antes, pois tomava muito refri normal… agora só tomo zero… =)

Deixe seu comentário!