Telescópio Kepler identifica 54 exoplanetas possivelmente habitáveis

Por , em 7.02.2011

Astrônomos identificaram 54 novos planetas em que as condições podem ser adequadas à vida, cinco deles com o tamanho da Terra. O anúncio foi feito pela equipe responsável pelo telescópio espacial Kepler, que também confirmou a existência de seis planetas circundando uma estrela de 8 bilhões de anos, a 2 mil anos-luz de distância, e 170 novos sistemas com mais de um planeta orbitando estrelas distantes.

Os exoplanetas são também chamados de planetas extra-solares, ou seja, aqueles que orbitam uma estrela que não seja o Sol. O telescópio Kepler foi concebido para buscá-los, olhando para um pedaço pequeno e fixo do céu, na direção das constelações Cisne e Lira (Cygnus e Lyra, respectivamente).

O telescópio é capaz de identificar os exoplanetas através da minúscula diminuição de luz que ocorre quando um deles transita em frente à sua estrela. Em seus primeiros meses de operação, Kepler detectou 68 planetas com o tamanho da Terra, 288 com até duas vezes o tamanho do nosso planeta, 662 com o tamanho de Netuno e 184 ainda maiores.

A descoberta de tantos planetas em um curto período de tempo e em uma pequena fração do céu indica que há inúmeros planetas que orbitam estrelas semelhantes ao Sol em nossa galáxia. Os recém descobertos 54 exoplanetas em zona habitável, inclusive, podem ter luas com água líquida. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

52 comentários

  • Emanuel Mello:

    Antes de procurar-mos outros planetas habitáveis, deveriamos se preocupar com o nosso. A política fundamentalista e as megas corporações aqui presentes, além de estarem devastando o planeta Terra, estão separando povos com esse “nacionalismo exarcebado”!
    Creio que num futuro longínquo, ou porque não próximo, haverá a Ciência de transformar-se em ferramenta cega para Políticas Imperialistas e Idealistas.
    O puro e genuino instinto humano de curiosidade e engenhosidade será corrompido por interesses governamentais e corporativos de hiper potências mundiais, para fracasso total da civilização humana.
    Tal destino parece-me inevitável.
    O Capitalismo é um mau, que deveria ser eliminado para um futuro mais promissor para a humanidade. Comunismo? Jamais! Não é uma alternativa. Haveria de ser desenvolvido um sistema Científico, onde a Politica fundamentalista e o mercado internacional seriam eliminados. Uma civilização que foca-se a Ciência. Sem nações, e sem líderes a quem viver ou morrer!

    • A.S.S.:

      Você é genial Mello, eu sempre pensei em como fazer isso mas eu nunca consegui porque eu não tirava o comércio do jogo, mas agora estou quase conseguindo.

      Emanuel Mello quando eu descobrir perfeitamente como fazer isso farei um livro em sua homenagem e talvez eu até cite seu nome nele como sendo (o personagem) o criador desse jeito de viver.

  • Telmo Duarte:

    Se um dia tivermos de sair da nossa linda Terra , em busca de outro planeta habitavel , e necessario encontrarmos um sitio onde viver nessa altura .

  • goiano:

    A todos que pensam que encontrar um planeta como o nosso é impossivel,tenho a seguinte afirmação estão errados.
    O problema maior é que decartamos esta possibilidade baseando na hipotese de terra rara.Esquecendo-se do seguinte,planetas como a terra existem sim,porem exatamente igual não.Lembremos que não é a terra que é adaptada para que vivamos nela,e sim nós que nos adaptamos a ela.
    Assim poderia haver planetas com composição,gravidade e todos os atributos necessarios a vida,como conhecemos porem ela estaria a se adaptar as condições do mundo em que vivem e não seram obviamente iguais a humana,pelo menos no que imagino.
    Mundos como terra havera milhares ,mas identico ou gemeo é bem improvavel,nada que impeça a criação de vida ate a inteligencia,pois isso inclui outros fatores decorrentes do planeta alien e não do nosso o que deve ser frustantes para os antropocentricos deistas.
    E parem de falar de biblia,não misturem ciencia com religião.

    • Milena Oliveira:

      Alguem pra me responde!?!

      Alguma ciencia ou pesquisa ja comprovou o q realmente criou o nosso planeta se foi a criaçao divina ou o big bang ou nenhuma das alternativas?

    • Marcelo Ribeiro:

      http://youtube.com/watch?v=04OORfq12j0

  • Anderson costa maia:

    Caros! Ref. a tecnologia para buscar tais evidências existe um único país na face da terra que já possui ou está muito próximo: EUA……ELES JÁ ESTUDAM ENGENHARIA REVERSA HÁ PELO MENOS 50,E A TECNOLOGIA DELES ESTÁ AVANÇADA PELO MENOS 100 ANOS A FRENTE DOS DEMAIS PAÍSES.OUTRO DETALHE PARA REFORÇAR TAL COISA É O FATO DE A PRÓPRIA BÍBLIA MENSIONAR QUE:HAVERÁ UMA SUPER POTÊNCIA MUNDIAL.QUEM É RELIGIOSO SABE DISTO! OUTRO FATO COMPROVADO É QUE A NASA JÁ FOI MUITO ALÉM DO QUE NÓS POSSAMOS IMAGINAR DENTRO DA NOSSA PEQUENINA GALAXIA,SÓ QUE NUNCA FORA DIVULGADA.A NASA JÁ ESTUDA HÁ DÉCADAS UMA POSSÍVEL MINERAÇÃO NA LUA E DE LÁ PARTIR PARA OS CONFINS DO UNIVERSO……CUIDADO…..PESQUISEM…….POIS ISTO É SOMENTE O MÍNIMO DO MÍNIMO………..
    SUGIRO VISITAR:….MOON ROSING…..A FACE OCULTA DA LUA……E OUTROS TEMAS QUE NÃO ME RECORDO.

  • Professor:

    Àqueles que questionam a existência de vida inteligente extraterrestre, simplesmente por não terem feito contato conosco, digo que não fizeram contato exatamente por serem inteligentes.
    O que acrescentaria à alguma civilização, muito evoluída, pois somente assim teriam chegado até nós, se aqui observaram uma raça que mata o semelhante, polui o planeta onde vive, destrói o próprio ecosistema e dizima animais?
    Realmente eles são muito inteligentes e por isso mesmo desistiram de fazer contato.

    • Eloyr:

      Caro Professor… Apropriado o seu comentário, mas acho que tem mais “graveto” para queimar nesta fogueira. Tanto “ets” quanto terrestres; estamos fechados numa gaiola chamada: espaço/tempo, que inibe tentativas de aproximação. Barreiras de vários tipos somam-se às físicas e culturais, impedindo até mesmo um contato via rádio ou televisão. Mesmo a estrela mais pxma. da terra depois do sol, e que já sabemos não conter os tais planetas similares ao nosso; está numa distância colossal; para ser transposta por corpos materiais como os nossos. Tenho acompanhado os comentários de vários especialistas no assunto, por vários anos e observo que estes, não são céticos à existência dos ets, e sim: quanto à afirmação dos ufólogos, de que já tenhamos sido visitados por algum deles. Isto; eu também questiono e chego à duvidar; até que se prove o contrário.

    • ira:

      Mas,então continuamos sem nada conhecer ou querer conhecer.
      Sempre seguindo o conceito terreno de tempo ou espaço,dificilmente aprenderemos algo de novo pois sempre seguimos os cenceitos emitidos e pensados em uma maioia da raça terena.
      Fugir do usual chega quase a ser crime,assim como na e3ra medieval.
      Primeiro o mundo era chato,depois redondo e centro do universo efoi indo por aí afora e de la para ca pouco mudou pois os dogmas ainda são emitidos e praticamente controlaveis,sabemos bem.
      Quem foge aos dogmas e conceitos na atualidade não é queimado como outrora mas,chamado de louco ou esquizofrénico,ahhh la isso é,sem dúvida.
      A verdade ou a pura verdade é que nada sabemos,somos crianças brincando de sabe tudo.
      Outras esferas pelos universos paralelos e dimensionais são obrigados a terem o mesmo tipo de vida material igual ao nosso ???
      É nessa pergunta que ficamos sabendo exatamente que ainda nada sabemos quanto ao tudo e todo,mal e bem mal sabemos de nos mesmos.

    • marcos moraes:

      TENTATIVAS DE CONTATO, APROXIMAÇÕES,BARREIRAS,SÃO DEMONSTRAÇÕES DE QUANTO AINDA SOMOS MEROS BEBES ENGATINHANDO NESTE UNIVERSO!!!!!!!!!!MEU CARO COLEGA A BEM POUCO MAIS DE 200 ANOS,DAVA-MOS AS
      CRIANÇAS NEGRAS DO SEXO FEMININO, AOS PORCOS PARA SERVIREM DE ALIMENTOS.QUEREMOS UM DIA VIAJAR SOB
      AS ASAS DA VELOCIDADE DA LUZ, NESSES CORPOS MATERIAIS,CUJA RESISTENCIA QUASE NÃO SUPORTA À VELOCIDADE 3 X À DO SOM É QUERER BRINCAR DE AVAOZINHO DE PAPEL.O HOMEM AQUI DA TERRA PRECISA PRIMEIRO SE CONHECER INTERIORMENTE E PLANEJAR SUA SAIDA DA TERRA E VIAJAR À QUALQUER VELOCIDADE QUE QUEIRA SE PRIMEIRO SE ALTO TRANSFORMAR E EVOLUIR ESPIRITUALMENTE.

    • ira:

      Sem nenhuma dúvida meu caro.
      1º o conhecimento interior ou;
      Quem sou,de onde venho e para onde vou.
      Assim pensando ja damos o primeiro passo para a tentativa de sabedoria interior.

      Excelente seu comentário

    • marcos moraes:

      NA CASA DO PAI A MUITAS MORADAS!!!!!JÁ EXISTIMOS DE A MUITO….NOS ACHAMOS OS MAIORAIS,E EVOLUIDOS MATERIALMENTE
      A PONTO DE NOS DESTRUIRMOS POR INTEIRO E COM NOSSOS SEMELHANTES. DESDE QUE ” NOS SENTIMOS GENTE ” SÓ SABEMOS OLHAR PARA AQUILO QUE CONSEGUIMOS ENXERGAR,OU SEJA SÓ OLHAMOS AQUILO QUE NOS INTERESSA E NÃO ACEITAMOS TIRAR A “TAPA” DE NOSSOS OLHOS PARA ENXERGAR AS COISAS QUE EXISTEM LA FORA DESSE UNIVERSO ,QUE A CADA DIA SE MOSTRA ÀS LENTES DOS PODEROSOS
      TELESCOPIOS.NA CASA DO PAI A MUITAS MORADAS COMO JÁ DISSE O MESTRE,E A CASA DO PAI É O UNIVERSO.E NÃO PENSEM VOCES QUE IRMÃOS NOSSOS QUE DESDE A MUITOS MILHARES DE ANOS JÁ SE ENCONTRAM EM ESTADO DE EVOLUÇÃO E COM TECNOLOGIA SUFICIENTE PARA ESTAR EM QUALQUER LUGAR DO ESPAÇO ESTEJA BRINCANDO DE ESTAR INTERESSADO EM NÓS MEROS HOMENS DAS CAVERNAS.

    • ira:

      Aí está um comentário de bom senso

  • Renan:

    o que mais me atrai são os equipamentos usados nessas descobertas. como se sabe, não se usa mais luz normal para a detecção desses planetas, e sim raidações superluminosas, ou seja muito mais rapidas que a luz. ja existem muitos equipamentos de pesquisa espacial que usam a tal de “radiação de cherenkov” para detectar muitissimos fenomenos na nossa galaxia em horas, minutos e até segundos! como foi feito uma vez com uma explosão no centro de nossa galaxia. o mais inacreditável é que essa tecnologia é recente (essa radiação, e os raios superluminosos foma postos em pratica logo a partir de 2000) e para nosso espanto, logo logo acham centenas de planetas habitaveis. pobres daqueles dos desinformados de plantão que acreditam no mundinho de adão e eva padre senhor amém.

  • Carol:

    Se a vida na Terra é resultado de um processo cósmico, como as pesquisas indicam, então é natural que ela esteja disseminada por toda a extenção do universo, e prospere aonde lhe é mais propício.
    Basta olhar ao seu redor q irão perceber q a muito mais do q nós meros mortais podemos imaginar nesta vastidão q é todo universo, provavelmente nunca iremos desvendar todos os seus misterios.. Deve haver vida muito mais evoluida do q a nossa, assim como tambem deve aver as menos evoluidas.. acredito q estamos no meio de tudos isso, é ignorancia pensar q so existe vida na terra com toda essa vastidão ao nosso redor..

  • tico:

    a vida não precisa de agua,oxigenio e essas coisas que temos na terra eu acreidto que muitos planetas que eles dizem não ser propicio a vida pode ter vida,mas não inteligente ou o contrário

  • Paulo H.:

    Caro amigo Clovis Ribeiro, cada pessoa acredita naquilo que quer, eu particularmente não acredito em ovnis, esses vídeos hj em dia são fácilmente manipuláveis e faceis de iludir as pessoas, pelas leis da física não podemos viajar a velocidade da luz, para eu crer em ovnis é preciso que algum pouse na minha frente, desça algum ser extraterrestre e me comprimente e diga de onde é caso contrário vou continuar descrendo em ovnis..heheh!

  • Paulo H.:

    Caro amigo Clóvis Ribeiro as pessoas acreditam naquilo que querem, eu particularmente não acredito em ovnis, ainda mais nos tempos de hj que é tão fácil produzir vídeos a respeito disto com uma tecnoligia incrível que se formos ver parece verdade mesmo e “relatos” são relatos, qualquer um pode relatar o que tiver vontade…se relamente tivesse alguma civilização que soubesse de nossa existência e tivesse como chegar até nós já o teria feito, agora vir até aqui sei lá de onde e não fazer contato é muito disperdício de tempo e dinheiro, até prova em contrário a física não permite viajar a uma velocidade que se possa chegar a anos luz de distância, então só vendo para crer meu amigo.

  • clovis ribeiro:

    Caro amigo Paulo H., desculpe-me por discordar, mas como disse o Emerson “Há evidências de ovnis rodando pelo planeta terra. Não há como negar”. Testemunhas idôneas espalhadas por todos os países, relatos, vídeos. Eles sabem da nossa existencia sim e nos visitam constantemente e no tempo certo haverá contato. Como disse o Conspirador ” Estamos vivendo em uma época em que será inevitável o reconhecimentos de que não estamos sozinhos no universo, e que formas inteligentes de vida (espero que mais do que a dita humana) sejam reveladas ou se revelem para o mundo”
    Um abraço

  • nanhoco:

    e o planeta niribu nao foi avistado por ai?

  • Márcio Adamoli:

    Conspirador, estamos esquecendo um ponto muito importante:
    Quem disse que a vida no universo se detém aos padrões conhecidos por nós?

  • Paulo H.:

    Caro amigo Emerson Costa, é claro que deve haver alguma civilização mais evoluida que a nossa, mas não a ponto de saber de nossa existência, não seria óbvio que se houvesse outra civilização mais evoluida ao ponto de saber de nossa existência, estes seres já não teriam nos vizitado?Acho que não existe uma civilização tão avançada que possa vir até nós, mas claro que acredito haver muitas civilizações espalhadas por este universo imenso.Talvez nunca tenhamos condições de explorar outros planetas, mas a esperança é a última que morre.

  • Roberto:

    O projeto SETI deveria apontar suas antenas para lugares em que há planetas confirmadamante em zona habitável. Melhor do que ficar aleatoriamente apontando e se enganando com sinais de gps.

  • Willian:

    Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência.

  • Paulo:

    deve existir milhoes e milhoes de planetas habitáveis aos seres vivos e talvez até esses seres possam ser muito mais inteligentes e podem até conseguir descubrir nosso planeta terra.

  • Davidson Lima:

    E o quê adianta ter água líquida sem sais minerais dissolvidos, tão importantes para a vida?

    Antes de me negativarem, sou Técnico em Química e futuro graduado em Engenharia Química.

  • Victor’:

    Hoje estou na metade de um livro, de Dan Brown chamado Ponto de Impacto, em que o satélite PODS(Polar Orbiting Density Scanner) que pertence a constelação EOS (Earth Observing System)
    composta por um conjunto de satélites que observa a Terra. O PODS indentifica um meteorito, conhecido como Jungersol que teria caido na plataforma de gelo Milne em 1716, e nesse meteorito havia fósseis de vida extraterrestre. Ainda estou no começo, página 116 então não li muito do que devia colocar aqui, e quero manter o suspense. Bom, nele tem uma parte em que se identifica os fósseis e, alerta que cientistas diziam que se houvesse vida extraterrestre, ela seria muito parecida com a vida dos insetos terrestres, já que, o insetos são resistentes a muitas coisas, incluindo radiação, mas o paradoxo chega a ser engraçado, resistem a uma explosão mas morrem com uma chinelada 🙂 Mas muito legal que identificaram os planetas. Estou ancioso pelos próximos descobrimentos.

  • Thales Dias:

    De qualquer forma só iremos chegar nesses exoplanetas quando esse já estiver literalmente acabado.

  • IvanRW:

    Quando será que teremos tecnologia suficiente para analizar esses exoplanetas mais de perto, uma sonda espacial seria muito interessante, ja que de onde estamos seria muito dificil provar a existencia de vida.

  • Jose51:

    Muito intessante, possivelmente ao longo deste ano teremos mais descobertas deste tipo

  • Juliano:

    Com certeza já estudaram. Alfa Centauri é um sistema estelar tríplice, com duas estrelas iguais ao nosso sol, a maior (Alfa Centauri A) com 1,1 Massas Solares e a outra (Alfa Centauri B) com 0,9 Massas Solares. Elas giram em torno de seu centro de massa, á uma distância de aprox. 23 UA, e sabemos que um sistema assim é muito instável para abrigar exoplanetas, muito menos vida!!! A terceira estrela (Próxima Centauri, ou Alfa Centauri C),que é a mais próxima de nós, é uma Anã Vermelha de baixa massa, apenas 0,12 Massas Solares, mas está á 13.000 UA do par. Estudos indicam que somente Alfa Centauri B pode conter exoplanetas, por ser a estrela mais parecida com o Sol, mas nada ainda foi descoberto pela instabilidade do conjunto.

  • Pensador II:

    “Altair”, eu também já pensei nisso. É muito estranho que ainda não tenham apontado os telescópios para Alpha Centauri… Ou será que já o fizeram?! Mais uma conspiração!

  • Altair:

    Acho que deveriam apontar o Kepler para Alfa Centauri que está bem próxima e pode ser explorada num futuro próximo.

  • Thales Dias:

    Haha, eu sempre me divirto com os comentários que esse tipo de notícia gera.

  • criancinha:

    O que seria do Universo sem a vida. O que seria da multiplicidade sem a unidade para contemplá-la…

    Imaginem um Universo sem vida alguma, será essa hipótese concebível? Ou talvez toda essa extraordinária matéria e energia volumosas não existiriam sem aquele pequenino ser, que se acha fútil e sem importância alguma…

  • willian:

    Conspirador, concordo plenamente com você.

    “A vida nada inteligente que existe no nosso planeta são as pessoas que negam o trabalho de outras simplesmente por não conceberem o que não entendem.”

  • Conspirador:

    Eduardo, a partir do momento que alguém “afirma” que estamos sós num Universo possivelmente infinito, é por que temos muito o que aprender sobre nós mesmos enquanto seres pensantes. Pensar que somos os únicos seres com capacidade de evoluir e raciocinar é o mesmo que negar o heliocentrismo de Copérnico, que alias foi negado pela Igreja por muitos anos. Enquanto vivermos na margem de uma sociedade nada laica, seremos sempre cobertos por um cabresto que nos fará viver como verdadeiros zumbis, sempre olhando em uma direção fixa imposta por quem quer que seja. Negar a inteligência na terra? sou apenas sarcástico enquanto a isso, pois existem pessoas que estudam muito para serem chamadas de cientistas, e estudarem a fundo coisas que revolucionaram e continuarão na fronteira de do descobrimento. A vida nada inteligente que existe no nosso planeta são as pessoas que negam o trabalho de outras simplesmente por não conceberem o que não entendem. Caso contrario o meu Papagaio pode ser considerado um ser inteligente também. Afinal ele fala bastante.

  • Dihoni:

    Ebaa e todos eles prontos para serem devastados pela vida alienígena humana 😛

  • willian:

    Maravilhado!

  • eduardo:

    Conspirador… é mais absurdo dizer q não existe vida inteligente na Terra do que afirmar que não existe vida em outras partes do universo…

  • Conspirador:

    Emerson, é uma pena que nossa ciência procura planetas habitáveis não por procurar vidas extra-terrestre, mas sim para que nós os seres terrestres-virus possam num futuro, Explorar esses mundos no sentido conquistador da palavra. Enquanto a ciência estiver procurando planetas habitáveis e não vidas extra-solar, não encontrarão mesmo. Nem aqui na terra, se é que ela existam, seja em outros planetas.

  • Conspirador:

    O que sabemos até agora sobre o Universo a ciência admite que são teorias, cabe a nós acreditar na melhor delas, as mais plausíveis, e que mesmo assim podem estar erradas num futuro, pois nosso conhecimento sobre o universo, física, química e etc. são apenas embriões do que esta por vir nas próximas décadas. O meu pensamento racional não me deixa acreditar que somos frutos de uma também teoria alegórica chamada Criacionismo. Não que eu não tenha lá minhas duvidas quanto ao Evolucionismo também. Porem existem pessoas que chegam com o pensamento cético ou religioso de que estamos sós no Universo, que afinal no pensamento deles é minúsculo.

  • CRC:

    Se a vida na Terra é resultado de um processo cósmico, como as pesquisas indicam, então é natural que ela esteja disseminada por toda a extenção do universo, e prospere aonde lhe é mais propício.
    Provavelmente não somos nem os primeiros e nem seremos os últimos a conseguir vingar neste ambiente caótico.
    Devemos lembrar que estamos olhando para o passado destes planetas e é muito provável que as condições que estamos vendo, já não existam mais.
    Estamos sozinhos na multidão porque provavelmente poderemos no máximo apreciá-la, mas nunca tocá-la

  • Conspirador:

    Eduardo, sua certeza é quase uma onisciência, se nem os cientistas sabem ao certo se existe ou não vida inteligente fora da terra, você parece ter certeza. As vezes eu acho que não existe vida inteligente no Universo todo, incluindo a terra!

  • eduardo:

    Pensador… sim, só nós existimos no universo… conforme-se…

  • Conspirador:

    Quando os cientistas divulgam que encontraram 54 é por que já sabem de mais 500, o que eles divulgam sempre é uma fração do que já conhecem. Provavelmente eles sabem até quais já são habitáveis de fato. Estamos vivendo em uma época em que será inevitável o reconhecimentos de que não estamos sozinhos no universo, e que formas inteligentes de vida (espero que mais do que a dita humana) sejam reveladas ou se revelem para o mundo. A era do obscurantismo já passou, e se a própria igreja que sempre protestou contra este tipo de noticia agora esta aceitando, é por que o momento da “revelação” esta chegando.

  • jjnicolau:

    PENSADOR!!! ESSE POVO QUE IMAGINA SERMOS OS ÚNICOS, IMAGINA?

  • ira:

    Só vou completar o pensamento do PENSADOR;
    Em lugar de IMAGINEM,eu diria;
    INIMAGINAVEL PARA UM PEQUENO CÉREBRO HUMANO TERRESTRE.
    Nem conhecemos o planeta onde moramos.
    O grande pecado humano é a SOBERBA

  • Pensador II:

    Estou contigo, Pensador.
    É por isso que muitos dos Ovnis que tem sido observados por este mundo fora só pode ser de Ets. Porque é que eles não falam connosco? Porque a maior parte dos que nos visitam, são muitíssimo mais avançados do que nós, não só tecnologicamente, mas também espiritualmente, daí eles usarem a telepatia como meio de comunicação. Além disso, eles respeitam o nosso livre arbítrio,e vejam, até Jesus Cristo o fez, ele não impunha os seus ensinamentos: “Quem tiver ouvidos que ouça!”.
    É uma questão de pouco tempo, e os “Deuses” do passado voltarão à Terra. Quem puder entender que entenda…

  • CRC:

    Se a vida na Terra é resultado de um processo cósmico, como as pesquisas indicam, então é natural que ela esteja dissiminada por toda a extenção do universo, e prospere aonde lhe é mais propício.
    Provavelmente não somos nem os primeiros e nem seremos os últimos a conseguir vingar neste ambiente caótico.
    Devemos lembrar que estamos olhando para o passado destes planetas e é muito provável que as condições que estamos vendo, já não existam mais.
    Estamos sozinhos na multidão porque provavelmente poderemos no máximo apreciá-la, mas nunca tocá-la.

  • Pensador:

    Imaginem a quantidade de planetas parecidos com a Terra que certamente existem somente na nossa galáxia, a Via Láctea. Imaginem as formas de vida que podem existir nestes planetas. Imaginem a quantidade de planetas parecidos com a Terra que certamente existem nas centenas de bilhões de galáxias…

    E ainda tem pessoas que acreditam que a vida só existe aqui, neste grão de poeira na vastidão do universo.

Deixe seu comentário!