Telescópio mais complexo do mundo tira sua primeira foto

Por , em 9.10.2011

Depois de anos de planejamento, construção e montagem, um observatório gigantesco, considerado como a matriz de telescópios terrestres mais complexa do mundo, abriu seus olhos na América do Sul e capturou sua primeira imagem.

O ALMA, sigla do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, agora está oficialmente aberto no alto dos Andes chilenos. O enorme rádio telescópio de R$ 2,5 bilhões, uma colaboração de muitas nações e instituições, deve ajudar os astrônomos a explorar alguns dos objetos mais frios e distantes no universo.

Os cientistas foram a um dos locais mais extremos na Terra para construir o maior conjunto de telescópios de ondas milímetros e submilímetros, com um incrível nível de sofisticação técnica.

Para marcar o grande momento, os cientistas lançaram a primeira imagem tirada pelo ALMA. Ela mostra as galáxias Antena, um par de galáxias espirais encontradas a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Corvus.

As duas galáxias foram capturadas em duas faixas de comprimento de onda diferentes durante a fase de testes do observatório. As imagens no futuro serão ainda mais nítidas, quando as outras antenas forem acionadas.

O ALMA é um complexo de telescópios de rádio com 12 metros, elevados a uma altitude de 5 mil metros, no planalto Chajnantor no norte do Chile. Cada uma dessas antenas individuais captura a luz na faixa de milímetros e submilímetros – cerca de mil vezes mais do que o comprimento de onda da luz visível.

A observação desses longos comprimentos de onda permite que o ALMA detecte objetos extremamente frios, como as nuvens de gás a partir das quais as estrelas e os planetas se formam. O observatório deverá também ser capaz de capturar objetos muito distantes, abrindo uma nova janela no universo.

Os telescópios individuais de ALMA estão espalhados ao longo de distâncias consideráveis, mas eles vão trabalhar como uma equipe. Um supercomputador trabalhando em 17 quatrilhões de operações por segundo reunirá observações de cada antena, formando uma grande exibição.

Atualmente, a matriz abriga 19 telescópios individuais, embora 66 devam funcionar até 2013. O obsrvatório acabará com cerca de 18 quilômetros de largura.

Ainda assim, quase 20 antenas de rádio enormes são o suficiente para começar a observar o universo. ALMA só começou a fazer isso semana passada.

O observatório pode assumir 100 projetos, então muita ciência pode ser feita nos próximos nove meses.

Com a observação das ondas milimétricas e submilimétricas, os cientistas podem analisar a formação de planetas, investigar a astroquímica e detectar a luz que chega a nós desde as primeiras galáxias do universo. Os primeiros projetos irão testar as capacidades do telescópio em todos estes campos e muitos, muitos mais.

A construção do ALMA continuará durante a fase de início das observações. Mas as imagens já são surpreendentes. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

26 comentários

  • Eduardo:

    Quanto mais ignorante for uma população, mais facil controlá-la. No Brasil talves uns 80% da população (estou só chutando)vote apenas por ilusão ou por troca de favores. Está longe o dia em que nosso País terá uma cultura aceitável, como gostariamos.

    • Vitor Bugulin:

      O cidadão,o que tem à ver o telescópio com política aqui no Brasil,ou você faz parte dos laranjas que trabalham em prol de uma elite burra e desonesta que tenta desestabilizar o governo.

  • Sergio:

    É meus caros, idéias é que não faltam, tudo isso podemos ter e é mais fácil do que voces imaginam, que tal tirar todos os corruptos da esfera governamental em todos setores deste país, será que não passamos a ver os astros melhor? quem sabe a educação caminharia a passos largos e teríamos centenas desses rádio telescópios exportando nossa tecnologia para observar um universo maior ainda, a verdade está aqui mesmo.

  • Crente do c* quente:

    A ciência mente

    • Stohator:

      O pastor mente ,a religião mente e voce crente vive numa ilusão em que voce não souber a verdade sempre vai estar de olhos vendados.

    • Gui Melo:

      ta bom então não vá mais pra escola, nem pra faculdade nem trabalhe, nem respire, nem nada, porque tudo que conhecemos foi porque bravos homens passaram suas vidas estudando, crie outro mundo, ja que esse não existe.

    • Gustavo:

      ñ intendi o q vc falou

  • Carlos Machado:

    Aonde que eu consigo essa imagem em alta definição?

  • Jonatas:

    Pessoal, O Chile, esse país lindo, amistoso e agradável, com essa cordilheira espetacular chamada Andes e seus céus límpidos, já pode ser considerado uma “cidade de Meca” dos astrônomos, na minha opnião. É um lugar ao qual ainda quero muito visitar.

    • EltonPaes:

      É verdade, tem áreas ultrapassando os 6000m de altitude, sendo um berço para os astrônomos ^^

  • Tzar:

    Sempre olhamos para o céu,desde a evolução da consciência,mais porque esse fascínio pelas pelos astros? famosa resposta (não sei).

    • Claudio H. Agra:

      A ANTROPOLOGIA, ciência que estuda a evolução do homem, talvez a resposta esteja lá, nos astros.

    • Tiago Moah Weimer:

      Por que quando você vai dormir, a primeira coisa que você vê é a beleza das estrelas, as quais você sabe que não consegue tocar. Mas você tenta, e um dia pensa que ainda chegará lá…

  • EltonPaes:

    “O enorme rádio telescópio de R$ 2,5 bilhões”
    Uma micharia comparado ao que o disgoverno lula tratou com compra de caças, que passou dos 30bilhões se não me engano, não que isso não seja importante, mas a educação neste momento é muito mais relevante, esses miseráveis não aprendem…

    • Claudio H. Agra:

      Elton, estes telescópios é exatamente para construir e armazenar as informações, e como é óbvio, toda educação é cimentada em INFORMAÇÕES!

    • Claudio H. Agra:

      Èmerson, realmente vc tem razão. Relendo o tópico do Elton, obtive a interpretação correta, na verdade ele faz crítica ao “desgoverno Lula”.
      Li o texto de Elton de uma forma apressada e me equivoquei na interpretação. Mas vale a crítica para aqueles que opinam pela desnecessidade do gasto na tecnologia dos telescópio!
      abraços.

    • Jonatas:

      Acho que investimento em ciência e educação é prioridade sim. Mas investir na defeza aérea do seu país também é muito importante.

    • Tiago Moah Weimer:

      Então por quê não investimentos na educação e tecnologia, para que possamos fabricar nós mesmos nossos equipamentos de Defesa???!!!

      E não me venha com essa de que é para movimentar a economia, Sr. Lula!!!

    • Samuel:

      Junto com a compra dos Jatos também vinha a informação e tecnologia para construção dos mesmos, o governo compraria os jatos e a tecnologia para fabrica-los, tecnologia a qual o Brasil não tem.
      A compra é essencial para o Brasil, vale lembrar que o maior erro do Collor não foi relativo a economia e sim a desistência e cancelamento do projeto de bombas atômicas brasileiras.

    • Jonatas:

      Essa foi boa, perfeita resposta. Tem toda razão. Se fosse assim, teriamos mandado um astronauta ao espaço usando a nossa propria tecnologia, e não pagando milhoes pros russos, não achas?

    • Samuel:

      Querido menino genial, construir toda a infra estrutura, aeronave, espaço e maquinário para treinamento ou pagar somente o suficiente para mandar um astronauta brasileiro suficiente para fazer nossas experiencias ? Crianças de 12 anos não devem ter que pensar muito pra fazer a matemática necessária pra tomar essa decisão.

      “usando a nossa propria tecnologia” E ela existe ?

    • EltonPaes:

      Tem gente que lê e não entende o que leu, lamentável…

    • Jonatas:

      eu concordei contigo, ah q qm não entendeu fostes tu

    • Jonatas:

      Calma senhor Samoel, não me entendeste. É claro que o Brasil não tem tecnologia pra isso. O que eu quis dizer é que se “a anos atráz” o Brasil fosse um país que concentrasse recursos em “educação”, talves hoje estariamos no patamar das potencias tecnologicas mundiais. Porque recursos e potencial o Brasil tem de sobra, e sempre teve. Só faltou investimento, mas nunca é tarde pra começar.

  • André:

    Bela imagem. Parabéns a todos.

    • Claudio H. Agra:

      Simples de responder: A ANTROPOLOGIA, ciência que estuda a evolução do homem, talvez a resposta esteja lá, nos astros.

Deixe seu comentário!