Tem medo de Agulhas? Conheça o Veebot, o robô que coleta sangue

Por , em 14.08.2013

Você deixaria um robô tirar seu sangue? Talvez no futuro, você será capaz de escolher uma flebotomia (incisão na veia) mecânica ou humana.

Uma empresa sediada na Califórnia está tentando construir um robô que é capaz de encontrar uma veia e tirar sangue, de acordo com o IEEE Spectrum (revista do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos – EUA). Os criadores do robô acreditam que podem acelerar as coisas durante os ensaios clínicos de medicamentos, que podem exigir dezenas de testes de compatibilidade sanguínea.

O robô, chamado Veebot, é tão preciso quanto um ser humano treinado, mas seus criadores querem que ele seja ainda mais preciso antes de iniciarem testes em humanos. No entanto, mesmo depois das melhorias técnicas, eles terão de encontrar financiamento para seguir com os ensaios clínicos, assim, ainda haverá um bom tempo antes do Veebot começa a trabalhar em hospitais.

Por enquanto, a Spectrum fez um vídeo do Veebot em trabalho com seres humanos reais. Será que o robô também dá um pirulito depois da coleta? [PopSci, Specrtrum IEEE]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!