Teoria: nosso universo pode ser parte de mais universos

Por , em 18.08.2011

Quando aprendemos nossos primeiros conceitos sobre astronomia, geralmente nos é ensinado que existe um único universo, com incontáveis galáxias, e que vivemos dentro de uma delas. Recentemente, no entanto, cientistas estão considerando a chance de haver mais de um universo.

Essa ideia, defendida por astrônomos de duas universidades britânicas, é por enquanto apenas uma hipótese. Basicamente, parte de uma teoria chamada de “inflação eterna”. Após o Big Bang, houve diferença na expansão do espaço-tempo (escala física usada para medir eventos espaciais) em lugares diferentes. Ou seja, cada fragmento de universo teria nascido de acordo com suas próprias leis físicas que regem o tempo e o espaço.

O que dá suporte a essa teoria, mais recentemente, é o estudo da radiação cósmica de fundo (CMB, na sigla em inglês). Essa radiação, que aparece no universo na frequência mais alta possível de microondas, deixa marcas no espaço-tempo. Segundo a teoria dos vários universos, essas marcas foram deixadas após a colisão dos vários universos ao longo de suas existências. Nosso próprio universo, portanto, poderia já ter colidido com um ou mais “vizinhos”.

Para que se possa entender esse mecanismo, os cientistas britânicos fizeram uma comparação com bolhas de sabão. Imagine que cada bolha de sabão é um universo, com suas próprias leis físicas de espaço-tempo. Quando duas bolhas de sabão encostam uma na outra, a área em que elas se tocam torna-se circular. Da mesma maneira, quando dois universos colidem, a radiação CMB resultante do choque também toma forma circular. Essa radiação circular, dessa forma, seria um sinal claro de que dois universos colidiram naquele ponto.

A parte prática desse estudo, medida a partir de um algoritmo criado pelos astrônomos, teve um resultado que agradou em parte os cientistas.

De fato, foi possível observar a incidência de CMB circulares em certas áreas do espaço, que foram marcadas como indicativos dessa teoria. Não se conseguiu, entretanto, definir um padrão para o aparecimento dessas CMB, que continuam parecendo aleatórias.

Um argumento, mais lógico do que propriamente físico, é usado pelos defensores da teoria. Segundo eles, o nosso universo é exatamente “desenhado” para que se possa haver vida, já que a harmonia entre constantes como a gravidade e a velocidade da luz permite isso. Seria muita coincidência, segundo eles, que em um único universo houvesse exatamente essas condições.

O que se buscará a partir de agora, portanto, é ordenar as observações para fortalecer essa teoria. Um satélite da Agência Europeia Espacial, chamado Planck, está no espaço desde 2009, e em 2013 deverá ter respostas mais detalhadas sobre a nova teoria. [LiveScience]

• Andreia Heidecke:

Então …
    1º por que religião e ciência precisam obrigatóriamente estar separadas?? por que elas não podem andar juntas??

2º a teoria que fala sobre possíveis universos paralelos é a Teoria das Cordas onde cada corda(universo) pulsa em uma frequencia diferente.

3º os possiveis 7 universos são dimensões e nao universos…

4º existe uma teoria recente ainda nao muito trabalhada que nosso universo esta dentro de um buraco de minhoca que esta dentro de um buraco negro gigante… oque é considerado uma teoria a ser modelada e estudada pois explica muitas questões tratadas de forma separadas… como o por que o universo esta em expansão por exemplo….

• Miguel:

Eu suponho pois não tenho provas concretas e também sei que existe uma teoria muito similar mas não lembro seu nome, que existam infindaveis universos sendo o nosso apenas um destes. Estes universos formam algo maior sendo cada um deles apenas uma substancia ou uma celula do que forma (imagine esta escala sabendo da nossa em relação ao universo conhecido). Supostamente nosso sistema solar é muito semelhante a atomos e seus eletrons ( não estou dizendo igual mais sim similar). No entanto não tenho esperanças que possamos descobrir tão cedo. É como imaginar um ribossomos do meu corpo tentanto fazer contato comigo.

• Shift:

Tentem refletir: deus é sabio, sabe do passado do presente e do futuro…. Se ele sabia o que ia acontecer com suas criações, porque criou? Ele é tao piedoso e ama a todos de forma incompreencivel, mas eu nao posso me recusar a adora-lo ser ser punido por ele? Ele é humilde, muuito humilde, mas mesmo com toda essa humildade divina ele precisou criar criaturas para adora-lo?

Como eu costumo dizer: O homem criou deuses para suprir sua infinita carencia em ser infinito, mas si tornou um demonio ao adora-los.

• Anonimo:

Maravilhoso.Usarei teu pensamento(se voce permitir) para todo fanatico religioso que encontrar.

• Fuck_Yeah:

Eu respeito a sua opinião sobre Deus, mas penso de outra forma… Eu acredito que Deus criou os seres humanos para ser feliz vendo os seres humanos felizes (o que não vem acontecendo).

Para Ateu III:

Não to aqui pra expressar minha opinião, mas fatos que tornaram minha opinião – por enquanto – confusa, porém, que me faz continuar acreditando em Deus, o que faz de mim um cristão.

Mas o que eu quero dizem a você é o seguinte …

O mundo espiritual (para mim) é praticamente indiscutível. Existem fatos que estão além de nossa compreensão científica e casos espirituais legítimos que fazem jus as crenças em algo maior das pessoas.

Quero saber sobre sua opinião quanto a isso e também quero saber se você já pensou nisso e se você possui algum conhecimento de provas e indícios que tornem esses “acontecimentos espirituais” uma farsa ou ilusão.

Preciso “ouvir” (ler né) sua opinião, porque como eu disse bem no começo: minha opinião ainda é confusa, mas sou cristão.

Aguardo resposta e desde já agradeço.

que me faz continuar acreditando em Deus, o que faz de mim um cristão.

você é um cristão. mais o fato de que você acredita em Deus não fas di vc um cristão e sim um ‘não ateu’ vc só é cristão se acritas em cristo! poristo o nome “cristão”

• Aloisi:

Se eu acredito em Deus acredito que ele teve um filho, portanto acredito em cristo e em seus ensinamentos. Lol

E você não é brasileiro né? Ou escreve errado assim mesmo.

hehe ja ouvio em falar em msn.
      cara to na internet não vem dar um de professor!

e existem muitas religiões, sim que acreditão em deuz , entretando cristo para eles foi apenas um homem!

• Jean P. Carvalho:

Os Judeus acreditam em Deus, mas não acreditam q. Cristo tenha sido filho ou a encarnação do mesmo; portanto, a observação do Gabriel está correta; acreditar em Deus não significa necessariamente “ser cristão”…

• Anonimo:

Que fatos são esses?Nunca vi ninguem provar nada.Quem acredita no improvável é quem deve comprovar sua existencia.Fica fácil pedir para os outros provarem o impossivel.Não se pode provar que o Papai Noel não existe.Não se pode provar a inexistência de algo absurdo.

• Ateu III:

“Na minha opinião, é muito melhor compreender o universo como ele é realmente do que imaginar um universo como gostaríamos que ele fosse” – Carl Sagan

Caro fernando,

Se você ainda tiver um cérebro e capacidade para pensar, chegará a conclusão de que não há como VER quem tem razão depois que se morre! Em que planeta as pessoas percebem, depois de mortas, se tem ou não razão? Só no mundinho pobre, ilusório e improvável dos crentes fanáticos! Qual a pior das hipóteses? Quais vantagens os cristãos levam?

Os crentes não tem a menor noçao da vastidão do Universo visível, que dirá do invisível. Este é tão vasto que o papai du céu que eles acreditam, baseado num homem com superpoderes, se torna tão ridículo e pequeno que mal cabe na imensidão do cosmos.

Vá assistir Cosmos, de Carl Sagan, para ter em mente como é ridícula a noção antropomórfica de deuses.

• HuskY:

Eu axo que deus nao existe mas sim uma força maior que nos concedeu a vida ( Qualquer coisa)e sim a ciencia e a melhor forma de nos explicar isso 🙂 taai minha Opniao flow abçs

na realidade não existem outros universsos paralelos!

eles querem diser que depois de um ponto expesifico do universo: as teorias e provas de fisicas não servem mais pra nada!
    fora isto eu não entendo ondi esta o utro universo??

• Aloisi:

Como você pode afirmar que não existem outros universos paralelos?

• Barracuda:

Cristão / 31.08.2011
    Uma coisa que você nem nenhum cientista pode fazer é “provar que a Bíblia está errada!
    e uma das coisas que ela diz é que “toda ciência provem de Deus”!

Com certeza, seria o mesmo que provar que qualquer outro livro de ficção esteja errado.Se é verdade que vem dele, seus fiéis são contraditórios, já que não se interessam por ela e ainda condenam quem pesquisa o assunto.

• Diones Leal Santos:

Essa celeuma entre religiosos acasistas e criacionistas nunca levará a nenhuma conclusão edificante para a verdadeira compreensão da realidade. Todos, inclusive muitos alardeados ‘entendidos’ disto ou daquilo, só querem mesmo é discutir suas ‘certezas’. São várias versões da Teoria do Big Bang, e outras tantas opostas; nenhuma é concludente (deixaria de ser teoria), e mais recentemente esta do tal Multiverso. Inesperadamente, mais complicativos, como, matéria escura, energia escura, um suposto fluxo cósmico, e por aí vai…! Praticamente nada se sabe sobre a consciência, cujas ‘explicações’ vão do místico até o pseudo-científico; chegando as raias do embuste de uma “cientista” de quatro paredes (que se diz ‘cética’) afirmando que esta é uma “ilusão”…!! O que podemos dizer com absoluta certeza, é que nós todos, sem exceção, continuamos na mais abissal ignorância, mesmo com toda a nossa tecnologia e ‘conhecimentos’.

• Anonimo:

O fato da ciência não ter resposta para tudo,não torna tudo que imaginamos(deuses) verdade.

• Marcelo Nietsche:

Então prove que a bíblia está certa.

• PAREM DE FALAR BESTEIRA. FALEM USANDO A CABEÇA:

PENSEM BEM NO Q FALAM

existe pelo menos 7 universos.

Da onde vc tirou isso ?
      7 universos ? nao pdoe ser menos pq?

• Edu:

Uau 7 universos? Já que o seu vasto conhecimento é universal pode-me dizer quantas estrelas, planetas e afins existem nesses supostos 7 universos, ou ainda não atingiu esse estado de graça loll…..

como vc sabe?

poracaso tem aver com aquela velha história da biblia?
      que fala até mesmo dos dinosauros??

não se tem como afirmar isto!

• Bruno urubu:

Ateu III é meu herói hahaha

Nos cristoes não podemos explicar todos o misterios do o universo, poi DEUS é soberano. Mas quero ver vcs centintas explicar o sobrenatural: Posseçãos demoniacas, curas milagrosas, trasformação de materias (ja vi metal virar ouro num piscar de olhos) e varias outras coisas

Seria bom, Bruno, que vocês, cristoes, melhorassem na ortografia…para serem entendidos melhor.
      Ninguém pode explicar todos os mistérios do universo, pois não sabemos quantos são, e nem quais mistérios existem,ao todo.
      E não se esqueça que a ciência existe para explicar fenômenos naturais, e não essas baboseiras, que não merecem estudos aprofundados. Já ví ” gente incorporada”, fazendo bagunça até a polícia chegar. Na hora do cacetete…sumiram!!!hehee

• Astro:

A resposta do Bruno sobre isso deve ser bem previsível:
      Na hora do cacete sumiram porque o cavalo (Corpo possuído) é que tem que sofrer pois é o pecador.

Quando você estuda, você paga para aprender pois é seu tempo que está sendo utilizado naqueles anos.

Quando você não estuda, você também paga pela sua ignorância, com o dízimo, com as enganações, com as ofertas.

• Ateu III:

Caríssimo Bruno. Vocês cristãos (e não cristoes) nunca poderão explicar quase nada, pois a crendice do vocês se baseia em certezas sem nenhuma evidência. É impossível explicar todos os mistérios do Universo, pelo menos nos dias de hoje, mas o pouco que pode ser explicado foi graças a exaustivos estudos baseados em ciência.

Possessões demoníacas só existem no mundo esquizofrênico dos fanáticos religiosos. São imbecilidades criadas para manipular ignorantes, quando não, são fenômenos já explicados pela psicologia (Ver Freud e histeria). Você nunca verá uma possessão demoníaca num laboratório de pesquisa ou num congresso de cientistas, somente em antros abarrotados de fanáticos.

Quanto ao metal virar ouro num piscar de olhos, se você acreditou nesse engodo então já podemos ter uma idéia da sua capacidade mental.

No Universo nada acontece de forma sobrenatural. Todos os processos estudados estão inseridos dentro das leis da física e são bem naturais. As mesmas leis da física que funcionam dentro de você são as mesmas que funcionam na galáxia mais distante. Alguns fenômenos desconhecidos constumar ser taxados ingnorantemente de processos sobrenaturais, mas não passam de fenômenos não explicados, somente.

A superioridade da ciência sobre a religião está exatamente nesse ponto. Desmascarar o “sobrenatural” explicando-o da forma mais natural possivel. Eis porque as religiões, mitos, crendices e superstições estão fadadas a extinção no ser humano do futuro.

• Cristão:

e uma das coisas que ela diz é que “toda ciência provem de Deus”!

• Ateu 4:

A biblia é um livro, como qualquer outro de estorias. Foi escrita, aproximadamente, 30 anos após a morte dos apóstolos.
      É o mesmo que você escrever sobre as histórias que sua vó falava do boi-ta-ta, mula sem cabeça, saci pererê, etc.

Acorda Cristão, parece um drogado vivendo no mundo da fantasia.

Não precisa se preocupar, você já vai para o ceu pois:
      “Abençoado são os pobres de espírito: os deles é o reino dos céus”

Ou seja, você, humilde, ignorante, desacreditado na vida na Terra, acomodado, já tem seu terreniho no seu, é só esperar a morte chegar. Mas antes, paga o dizimo.

• Ateu III:

Acho que a coisa mais estúpida e inútil na vida de um cientista seria se preocupar com as verdades ou mentiras da bíblia. Alguns livros, visto por um prisma puramente poético, são maravilhosos, mas ter como literal cada palavra e significado da bíblia é insanidade e ignorância do mais alto grau. O mérito de toda ciência, desde seus primórdios até esse exato milésimo, é do homem. Que aliás criou deus. Todos eles.

ateu espera ate morrer, depois vamos ver quem tinha razao.
      na pior das ipoteses, o cristao sempre levara vantagem.

• Robson Luiz Ceron:

No comentário de Fernando abaixo:
      embora hipótese se escreva com “h”, sou obrigado a concordar numa coisa, com ele: Os crentes de toda espécie não ficaram decepcionados. O morto desconhece tudo, não existe e, portanto, não possui qualquer cognição ou sentido para perceber que passou a vida acreditando em bobagens.

• Gil Cleber:

Se a questão for aceitar o texto bíblico ao pé da letra, então não possui consistência científica, e poderia, sim, ser considerada errada. P. ex.: onde estão os gigantes de que a Bíblia fala? Onde estão os indícios de que pessoas viveram 900 anos? Não há. Porém, a Bíblia é um livro de doutrinamento religioso, e nesse sentido encontram-se ali ensinamentos valiosos (leia-se, p. ex., o livro dos Provérbios), além de texto de rara beleza literária.

• Miguel:

Eu ri desta discussão sem sentido algum, onde já se viu pessoas do meio cientifico discutindo com fanaticos religiosos. Seria melhor ignora-los tendo em vista que estamos num site propagador de conhecimento cientifico, não existe um moderador de comentarios? sem falar na consistência do comentario do cidadão.
      Mesmo eu sou cristão e ainda sim leio todos os artigos relacionados a ciencia, ninguem vai me convercer de nada aqui apenas com comentarios absurdos. Essa discussão esta mais para fogo e gelo.
      Imaginem os seguintes argumentos:

RELIGIÃO: “A biblia tem dois mil anos, nenhum livro(s) tem tanto tempo assim e ainda está em circulação”

CIENCIA: “É porque se trata de um instrumento de dominação dos ignorantes manipulado por algumas pessoas por isso ainda é usado”

RELIGIÃO: “Até pesquisas cientificas são manipuladas por interesses de alguns poucos… e existem coisas na biblia que só foram descobertas muitos anos depois pela ciência”

CIENCIA: ” Mas a ciencia tem provas atraves de experimentos de tudo que descobriu”

E por ai vai numa circulo vicioso sem fim.

• Jean P. Carvalho:

Quando na bíblia está escrito q. “Abraão viveu 900 anos”, provavelmente o q. eles quiseram dizer é q. a geração deste indivíduo durou este tempo. Mas alguns católicos e/ou evangélicos levam a coisa “ao pé da letra”, e este é um dos motivos da dificuldade de convívio entre Ciência e Religião…

• Edu:

Totalmente de acordo ateu III, todo o sobrenatural é algo que ainda não foi explicado, mas tem explicação……só que não foi descoberto ainda….

• Anonimo:

Eu pensei que esse tipo de pensamente mágico tinham ficado na idade média.Mas pelo visto, determinadas idéias insanas, um vez que existam, resistem ao tempo, como prova o nazismo, comunismo, astrologia etc…

• Edu:

Acredito-me piamente na teoria multiverso, tudo indica para isso, tenho lido bastante e aprendido também acerca dessa matéria, e pensar em dimensões paralelas é algo bastante genial, e admiro quem trabalha nessa matéria, pois isso é o futuro. Tenho pena de não ter mais tempo para me impor nesse mundo, embora o faça como hobbie.

Segundo recentes pesquisas a Terra teria 4.600 milhões de anos
    a Vida no Planeta teria 300 milhões. Primeiros primatas, cerca de 135 milhões. O “Homo Sapiens” tem cerca de 10.000 anos, isto é, a presença do home no Planeta significa 0,32% da existência planetária. “Deus criou o mundo em 7 dias” – Como “dias” é uma fração da volta que a Terra da em torno do sol (365), Deus teria que primeiro ter criado o sol e depois os “dias”.
    Questão de “lógica-matemática”.

• Renys Kenys de Andrade:

O caso não é que apenas o homem seja adaptado ao Universo. O UNIVERSO É ADAPTADO AO HOMEM. Imagine um Universo em que uma ou outra das fundamentais constantes da física, não dimensionáveis, sofra de alguma maneira uma pequena porcentagem de alteração. O homem jamais poderia vir a existir nesse Universo. Esse é o ponto central do princípio antrópico. Segundo esse princípio, um fator vitalizador jaz no centro do inteiro mecanismo e projeto do mundo.” — The Anthropic Cosmological Principle, de John Barrow e Frank Tipler, página 7.

RESUMINDO: A INTENÇÃO ERA QUE NÓS, SERES HUMANOS, VIÉSSEMOS A EXISTIR.

Deus criou o universo e os seres humanos com um propósito. Através das suas criações físicas complexas, podemos saber, sem dúvida, na existência de um Projetista Supremo.

• FYG:

Está parecendo com a idéia da idade média sobre o centro do universo ser a Terra.
      Acho que vc não tem ideia do tamanho do universo.

• Astro:

É difícil para o ser humano imaginar algumas coisas e isso tem um motivo:
      Nosso mundo é finito – ceu, terra, e horizonte sao nossos limites.
      Tudo é instantaneo – Ver, no horizonte, um avisao é quase que instantaneo.
      Tempo é constante – O tempo nao anda mais rapido ou mais devagar na superfície da terra. O tempo é igual para todos na Terra.

Agora, o universo, fora da Terra é:
      Infinito, não instantaneo(o que vemos é o passado), Tempo é o espaco, nossa fisica não funciona no espaço, O espaço é distorcido pela gravidade, etc. São tantas coisas que é difícil imaginar mesmo.
      Por isso eu te perdoo pela seu entendimento do universo, você é um típico terráqueo.

Tudo muda, quem nao parou para estudar e pensar sobre isso nao consegue imaginar algumas teorias e acham loucura.

Algumas pessoas são tão egoistas que acham que o universo foi feito para a vida. E pior ainda: “as leis da fisica foram criadas para…”.
      É muita ignorancia.

• Geferson Alves:

“ÚNICA CONSTANTE NO UNIVERSO SÃO AS MUDANÇAS CÍCLICAS”

• Geferson Alves:

No Mundo Macroscópico a teoria da relatividade diz que o tempo não passa à mesma proporção para todos observadores. O TEMPO É RELATIVO (Albert Einstein). Portanto o TEMPO-ESPAÇO – tal como conhecemos – é um atributo exclusivo do Planeta Terra. Isto é, para outros “observadores” de outros planetas o tempo é diferente

• Ares:

Um cara que não sabe que Deus não existe, não é capaz de compreender o universo.

• Barracuda:

O universo liga tanto para a gente quanto para qualquer bactéria.

• Gerson Batata Spud Rosa:

Muito interessante todos os comentarios, mas melhor parar de ler senao acabo me tornando um cristao, cientista ou fico locãooooo

• Gil Cleber:

A idéia não é nem um pouco nova: já foi prevista há mais de 20 anos por Alan Guth em seu livro Universo Inflacionário.

• Ailson Borges:

O ser humano, por natureza, não é um ser dotado de presciência, no entanto isso não nos impede de nos questinar sobre o que nos rodeia mesmo que as teorias iniciais sejem dadas como infundáveis, aliás, não se esqueçam que já chegamos a pensar que a terra era o centro do universo e que o sol girava em torno dela

• Jefi:

TSC TSC, a matéria está discutindo sobre universos paralelos que possam ou não existir, e agora aqui virou um bate papo para saber se Deus existe ou não? Eu hein… eu acredito Nele, e daí? E se não acreditasse? Não é o que essa matéria bacana traz, mas o povo fanático transformou num forum para a discussão se existe ou não uma entidade superior, francamente viu… do jeito que está essa área de comentários vai acabar sendo eliminada…

Isso é para o humano aprender á deixar de ser egoísta.
    Não curamos nem nossas próprias doenças.
    E nada de religião no meio….só atrapalha.

• Geferson Alves:

Concordo→ Bibliolatria é uma atitude TRIBAL judaica.
      A Ciência desbancou todos o mitos, derrubando, por exemplo, um certo profeta que parou o SOL→ ridículo, pois o sol fica parado em relação a Terra sem ajuda de nenhum profeta.
      Criou o mundo em “sete dias”? → Dias são frações do tempo que o sol gira em torno da Terra, produzindo o ano (365 dias). Antes de criar a Terra seria necessário “criar o dias”..rs.
      Por ai vai→ Um pouquinho mais de estudo nas Verdades Relativas de Ponta da Ciência, libertando a ignorância das Verdades Absolutas, inquestionáveis e pétreas das religiões – paradas no Tempo e no Espaço do desconhecimento.

• Pastor Divino:

Pessoal, acordem, Deus criou tudo em 7 dias! Está tudo escrito na Santa Bíblia Sagrada! Ele é tão poderoso que criou tudo perfeitamente sem furos e problemas.
    Não podemos nem questionar sobre isso pois seria um pecado duvidar Dele.
    A Biblia é a única salvação para nós! Leiam e parem de questionar a sua criação perfeita.
    Quando chegar o Juízo Final vocês irão para o inferno e eu e muitos membros iremos para o céu desfrutar da vida eterna e ficar ao Seu Lado.

Deus, perdoai os ignorante pois eles não sabem o que dizem.

• Jefi:

Concordo com a criação divina do universo mas também concordo que Deus fez as leis da física, assim como tantos outros conhecimentos para o homem descobrir e adquiri-los, para não viver sempre na escuridão, sempre esperando que as coisas caiam em nosso colo sem fazer nada. Fanatismo é fogo…

Ele criou Satanás também! Por que Deus não extingue ele? Ele criou tudo…iclusive líderes religiosos ladrões ,e ateus orgulhosos como um fanático religioso. Deus é péssima referência pra tudo. Pois ele criou o bem e o mal! E não venha com conversa de Lúcifer..isso e aquilo…Deus criou ele e tem que ser o responsável.

• Pastor Divino:

Deus criou tudo para que você escolho o bem ou o mal. É sua chance de ser bom e ir com ele. Depois que os maus entrarem no inferno, ele destruirá o inferno e apenas os bons viverao no ceu eternamente desfrutando do bom e melhor.
      Pessoas como voce estão possuidas pelo demonio e ele sabe de tudo isso. Vá para uma igreja e liberte-se do diabo.
      Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram largar o demonio e vir até a luz:
      -Mara Maravilha
      -Rodolfo Abrantes – Raimundos
      -Xanddy e Carla Perez
      -Baby do Brasil
      -Joana Prado
      -Gretchen
      -Monique Evans
      -Regininha Poltergeist
      -Alexandre Frota
      -Marcelinho Carioca
      -Etc..

Venha e liberte-se do demonio que existe em voce. Ele te aceita assim como voce é.

• Ateu III:

Deuses e demônios são criações dos ignorantes de gerações passadas. Quanto a lista de “artistas” que descreve, eles fizeram o que a grande maioria dos artistas fazem quando entram num terrível ostracismo: viram ator pornô ou vão correndo se enfurnar nas igrejas evangélicas para conseguir um sustento e se resignar por não estar mais fazendo sucesso. O maior antro de hipócritas estão dentro das igrejas, principalmente esse bando de “artistas” frustrados.

• Giselle Hannah:

Se Gretchen, Xanddy e Carla Perez, Monique Evans e Alexandre Frota são “crentes”. Eu sou uma santa!
      E eu não estou possuída pelo demonio!

• samuca:

acredito em deus mas ñ foi ele q escreveu a biblia, foram faliveis seres humanos!

• Robson Luiz Ceron:

Os comentários dos acreditadores de deuses são ridículos. Por um lado expressam uma incrível necessidade psicológica de segurança perante o desconhecido (a ser estudado), por outro, expressam conhecimento mínimo de astro-física e outras ciências elementares.
    Um exemplo, a ideia de fronteira dos universos (se existem, posto ainda teoria científica a ser analisada, testada, retestada,…) como algo de dimensão tão somente espacial, como se tratasse da fronteira do Brasil com o Paraguai, demonstra que pouco de Einstein (espaço-tempo) foi compreendido.
    Deus, a maneira mais bem elabora de egocentrismo, posto que dEUs eterno.
    E a ciência tem que avançar ouvindo grunhidos de assustados

• Lon:

Esse universo é limitado pelo tempo e espaço.Em alguns outros o tempo e espaço ñ existe.rsrsrs ñ se preocupe a mente humana ñ entende isso pois só conseguimos pensar e raciocinar com os 5 sentidos, estamos presos neles.Esses cientistas só copiam a cabala, tem nada denovo nassa teoria.nós todos vivemos em um mundo pequeno e ñ somos capazes nem de sentir nem imaginar qualquer coisa alem dele.Como nossas limitaçoes sao absolutas ñ há ciencia ou filosofia que possa nos ajudar a compreender o que há além deste nosso Universo.
    Pode até ser que no mesmo espaço, em outras dimensoes, existam outros mundos e outras criaturas.Nós ñ podemos senti-los, pois nos faltam as faculdades necessarias-os sentidos.
    de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

• Marden:

A eletricidade, a radioatividade, a expansão do Universo, as modificações relativísticas do espaço-tempo e muitos outros fenômenos para os quais não temos sentidos apropriados (ou não temos sentido algum) para perceber são fenômenos, alguns já corriqueiramente aceitos, outros base para pesquisas mais avançadas. Entretanto, com a evolução da pesquisa, com teorias formuladas e reformuladas, chegamos a eles, embora ainda com muitas perguntas. Não há como saber se um dia comprovaremos a existência ou não de universos paralelos, mas não há como deter o pensamento criativo, lógico e honesto (ainda bem…) sem cair numa era de ignorãncia e suas consequências, norteada por algum “profeta” e seu livro “santo”.

• Lonno:

Por incrível que parecer, a Cabala, há 5.000 anos, já falava sobre isso. Existe o cálculo, segundo ela, 7+3=10.
    O que sabemos é, apenas, uma gota e o que ignoramos é um oceano.

(Deve ser isso que o Lon quis dizer)

• Lon:

isso mesmo.

• Jean:

Esse site é muuuito bom, mas os frequentadores são tão baixos e infantis, hahaha. Acho que ta na hora dessa seção de comentários se extinguir.

• NaeL:

Algumas pessoas poderiam ler e simplesmente fechar o browser ao invés de comentar algumas coisas que não contribuem em nada.

• formiga mg:

noticias como essas nao me leva a pensar da nao existencia de um deus ou de um ser superior.pelo contrario, me fortalece a ideia de que somente algo muito poderoso e superior teria condicoes de criar algo tao maravilhoso e perfeito como a vida e o universo.E nos estamos aqui de passagem,mas com uma tarefa de evoluir e levar nossa especie ate um grau superior do universo,ou seja mais perto de um deus criador.joel [email protected]

Ok! Quantos universos podem existir entao????
    Dois??? tres????
    Os cientistas foram la checar com uma nave espacial????
    E so teoria e bla bla bla.
    Ninguem sabe certeza nehuma e obvio que existi algo por traz disso.
    Ja fechou o teu olho e pensar que depois da sua morte nunca mais voce existira?????
    Que sentido tem se for assim, morreu acabou????
    Repito, ninguem tem certeza de nada, mas no fundo acredito que existe um ser superior por traz de tudo isso.

• divind:

É claro que é muito deprimente pensar que morreu e acabou, mas é assim. Então, aproveite a vida enquanto você pode pois você só tem ela.

• RAFUAERU:

R\FUAERU

morreu acabou ?
      voce nem ao menos sabe se este foi o primeiro big bang do universo (depois vem em teoria o Big Crunch)
      quem ou oque te garante 100% que esta é sua primeira vida ?

se o universo sempre existir,você sempre renascerá em algum momento

• divind:

Se o universo é infinito, entao ele sempre existiu, ele nao volta no tempo para voce nascer de novo com o big crunch, ele implode e explode linearmente e novos seres irao surgindo conforme o tempo passe e a organização das moleculas, posicionamento dos planetas e estrelas bem como muita sorte, se combinarao para gerar a vida novamente em algum lugar de cada universo e assim eternamente nesse jogo de destruicao e recriacao de tudo.

• Espectro:

Big Crunch? O universo conhecido está em expansão acelerada, então em teoria, não há nada a não ser esfriamento.
      Se houver um crunch, será com outros fragmentos de explosões paralelas que estejam viajando em direção oposta – que seriam os tais universos paralelos.

• divind:

Isso quer dizer todo esses sistema que comporta os universao é como um grande reator onde universos colidem em um bigBang-bigCrunch a cada momento. Um sistema que fervilha. Estamos à espera de um sumiço repentino quando isso ocorrer aqui. Seria tão grande que demoraria milhos de anos para acontecer conosco mas o sumiço seria imediato. Tudo acabaria sem deixar vestigios.

• Daniel Rodrigo:

Eu sempre pensei isso, tenho 30 anos e desde de minha adolescência eu questionava teorias sobre um universo finito e em expansão, achava ridículo os cientistas falarem que o universo tem tamanho x e acaba ali… É lógico que não, se o universo acaba ali o que tem depois? É óbvio que existe algo depois e que são outros universos!!!

• Cienciastecnologica:

olha qui gente essa teoria e muito real, tao real que eu acredito nela.Por que nao mais de um universo, nossa eu nao gosto nem de penssar nessas coisas de outra vida, de outro universo, se eu ficar pensando eu fico doida
    Mais so uma coisa alquem me responde se ouver a exisatencia de seres superiores a nos o que seremos de nos? eu acho que a vida na terra esta acabando….

Nenhuma novidade.
      A Cabala- religião arqui-judáica – já mencionou isso de alguma forma.
      A Física clássica realativizou o “Espaço-Tempo”.
      A Física Quântica menciona “Universos Paralelos”
      A Conscienciologia fala em “Multidimensionalidade”.
      Um parapsíquico e profeta de 2 mil anos falou: “Na casa de meu Pai tem muitas moradas”.
      Os cientistas e seus “CMBs” estão – apenas- descobrindo velhos “achados”!

• Espectro:

Colocar estas afirmações em um mesmo balaio é um atentado ao pudor! Cada afirmação trata de um contexto diferente.

• drew:

nós somos o meio que o proprio cosmos encontrou de se conchecer…

• Jardel:

Eu me lembro de um episódio da série cosmos em que o Carl Sagan disse algo semelhante.

• Alisson:

Talvez somos bactérias sendo observados por seres superiores.

Talvez outras civilizações já possam compreender este universo. Talvez já saibam se ele dentro de outro(s). Nós não podemos, somos muito limitados.

Talvez já saibam se ele está, ou não, dentro de outro(s)*

“Um argumento, mais lógico do que propriamente físico, é usado pelos defensores da teoria.”

Sem querer duvidar da existência do Multiverso, acho que a lógica proposta é falha, me parece que foi adequada para sustentar a teoria. A CMB pode ser zilhões de outras coisas.

Se o Multiverso existe ou é de delírio científico, o futuro trará a verdade, mas acho que já temos temos um universo grande demais e com muitas perguntas para serem respondidas.

Como dizia o sábio, um problema por vez.

Para relaxar a cabeça desse questionamento, vá até o YouTube e busque:
    “Sabe com quem você está falando? Trecho Palestra de Mario Cortella”.

Não resolve de todo essa questão, mas é hilário.

• samuca:

muito bom o video, mostra q no minimo devemos ser humildes!

• Robson Luiz Ceron:

Concordo, devemos ser humildes.
      A pior soberba, aliás, é aquela de pensar que somos “a razão de todo universo”, que nossa vida é “eterna”. Por isso, a ciência, quando não se transforma em uma pseudo-ciência arrogante do tipo “já sabemos tudo”, é coerente, pois sempre guarda espaço para a evolução.

• Alisson:

O Cortella é show de bola. Tem várias palestras dele no youtube! Tem uma em especial que me chamou atenção, chama-se: “Não nascemos prontos”.

• Ozzy:

nosso universo pode ser microscópio dentro de outro maior…

• José Calasans.:

É realmente angustiante saber que o nosso universo é subconjunto de um conjunto bem maior.E tudo isso,está contido em quê?.Responda quem souber…

• Pai Eterno:

Comparando, um universo poderia ser um atomo em uma galaxia. O conjunto de varios universos compoem algo muito maior.
      Acho que o conjunto de varios universos compoe algo como uma cadeira ou mesa de Deus. Algo que ele usasse. Ou nosso universo é uma celular dentro de Deus. Esse Deus convive com outros Deuses e todos eles fazem parte que uma comunidade que mora em um planetoide-universo que por sua vez está em um uni-universo e que este uni-universo é um universo maior ainda e este é uma celula do Deus-maior e assim sucessivamente, eternamente, infinitamente.

• Ateu III:

KKKKKKKKKKKKK… quanta asneira! Dei pála! Pare imediatamente de usar drogas ou começará a ver duendes!

whatahell????

• Laudo Leon:

Pérai, pérai, pérai… Como é que é? O que esses caras tão querendo dizer com isso?

Como algo que surgiu do nada pode parecer que foi “desenhado” para que houvesse vida.

Que história é essa de harmonia entre a gravidade e a velocidade da luz?

E isso de questionar que seria muita coincidência que em um único universo houvesse exatamente essas condições para a vida?

Sei, não mas acho que esses cara tão começando a entender essa história da Bíblia de como Deus ordenou todas as coisas para criar um mundo com vida como o nosso.

• Jardel:

Em “…”desenhado” para que possa haver vida…”, apenas foi usado um modo de se espressar de uma maneira mais compreensivel ao público mais ignorante em geral(você), e evitar ter que explicar todo o longo processo que levou à criação da VIDA na Terra e etc.

Tá precisando interpretar melhor as ideias dos gênios, jovem.

=)

• Renys Kenys de Andrade:

cientistas são meros mortais humanos limitados a uma sabedoria miníma. Questionam como sempre, os mistérios do universo, tudo a base de teorias e especulações. Como eles mesmos afirmam no texto que “o universo é desenhado para que possa haver vida, já que a harmonia entre constantes como a gravidade e a velocidade da luz permite isso”. É obvio que o universo possui um criador e que o sustenta de forma precisa e milimétrica, inteligentemente falando se não fosse esse tal criador todo o universo já teria entrado em colapso ou pelo menos se condensaria.

• Power:

Tudo é possivel no universo. Só sabemos uma parcela muito pequena disso tudo. Tudo que existe não é projetado para que a vida exista. A vida existe porque o universo dá condições a sua existencia.
      A idéia está invertida.
      E o universo deve dar condiçoes para que outras formas de energia(para nao dizer formas de vida ou algo do tipo) existam. Mas nossa ignorancia não permite pensar nada muito além. O mais longe que fomos é imaginar na teoria da antimatéria.

• —:

São tão limitados que sem eles você não estaria vivo

• Ateu III:

…E tem fanático religioso acreditando existir um “papai du céu” se preocupando exclusivamente com o modo de ser insignificante do Ser humano nesta vastidão infinita de matéria e antimatéria!

• Anderson:

O desenho querendo saber o que há além do papel.

• samuca:

mas o papel foi criado! paz

• David Sousa:

A teoria dos múltiplos universos falha na Navalha de Occam, pois não é a explicação mais simples possível para a sintonia entre as constantes do Universo que permitem o aparecimento da vida. A explicação mais simples é que o Universo é projetado, ou seja, possui um Criador.

È incrível como alguns cientistas hoje em dia instistem em recusar isso, aparentemente por uma grande necessidade de não acreditar (e ainda nos acusam do contrário).

• X:

E voce, do alto de sua sabedoria, sabe mais que os cientistas, que passam suas vidas inteiras estudando?
      É bem mais facil acreditar que as coisas acontecem por magica, do que investigar a fundo o que realmente acontece.

• David Sousa:

Não é por mágica, mas apenas é uma possibilidade que é filosoficamente coerente (inclusive mais coerente do que o multiverso). Eu também acho que os cientistas devem investigar a fundo as coisas, inclusive estou estudando para ser um, mas o que acontece hoje em dia infelizmente é ALGUNS ignorarem esses detalhes só para não terem que acreditar em Deus.
      Conheça meu blog http://respostasaoateismo.blogspot.com

• Souza Aleluia:

Não sei como, hoje em dia, se consegue pensar que um SER criou tudo. Essa idéia vem de pessoas que precisam acreditar em algo superior à eles para ter motivo de viver, só pode. Viva descobrindo e não pensando que está tudo pronto feito especialmente para nós aqui da Terra.

• X:

Filosoficamente coerente? Não sei onde? A historia de um ser que surgiu não sei da onde, parou sabe lá o que tava fazendo, e começou a criar tudo do nada é coerente pra voce?

• XY:

Há alguns séculos, o homem acreditava no Deus Raio, Deus Sol, Deus Lua, Deus Chuva….a evolução da ciência colocou abaixo isso e impulsionou os líderes religiosos a criar algo mais além, pois, o Sol, Raio, Lua e Chuva não enganavam mais ninguém. Agora, esses religiosos colocaram o “Deus” mais longe para garantir que isto não será explicado tão cedo. Enquanto isso, você, “fiel”, vai pagando o dízimo para que, quando você morrer, tenha seu lugar no “Céu”. Todo mundo tem que ganhar dinheiro com algo e sempre tem alguém frágio intelectualmente, que paga para garantir sua felicidade no “Céu”, pois, não têm enquanto vivo, na Terra.
      A fé tem sua importancia, cria um estado de órdem para as pessoas menos esclarecidas.
      Imagina se não acreditassem que existe um Deus que vê tudo que eles fazem de errado, que até em pensamentos ele consegue penetras e descobrir sua maldade, que recompensará com a vida eterna e felicidade se seu comportamento for bom na Terra, um ser que domina tudo e todos e que pode te levar a desgraça na Terra ou ao inferno após morrer, caso faça o mal.
      Acredito que o melhor livro já feito de Boas Maneiras Sociais foi a bíblia. É um grande sucesso em vendas.
      E se você, menos favorecido intelectualmente, não consegue entender lendo, pode ir a um culto e entender melhor com o pastor ou padre a maneira de se comportar na sociedade fazendo o bem.
      Os menos esclarecidos seriam animais caso nao acreditassem no Deus criador que tudo vê e tudo sabe.
      Continuem assim, fieis, pois Deus, um dia vai voltar e levar vcs para o Céu se fizerem o bem.
      Se algum fiel quiser doar uma quantia para mim e fazer o bem(chega mais rápido ao ceu! Vamos lá!) é só me avisar que passo o número da minha conta.

• Claudio:

David, a resposta mais simples não é a mais certa. Eu poderia dizer que voce foi trazido pela cegonha ao seus pais e seria a resposta mais simples.
      Eu acredito que tudo está ai por acaso e muita sorte. Nós todos temos a sorte de estar vivendo em uma época em que existe vida na Terra. Sua vida no universo não passa de um instante comparado com seu tempo de existencia.
      Esse criador precisa ser a sua imagem e semelhança ? Porque esse criador não pode ser outra coisa como a gravidade, sem projeto, sem nada, somente por acaso, por estar em todo lugar, por existir.

• Ozzy:

e sendo verdadeira a teoria de multi-universos excluí um criador??? não podemos limitar a nossa mente…

Creio que existe algo mais além das formas de vidas encontradas na terra. saca só:
    *2009(Aminoácidos em cometa reforçam teoria de vida extraterrestre):
    “Nossa descoberta apoia a teoria que afirma que os ingredientes da vida formaram-se no espaço e foram trazidos por cometas e meteoritos que se chocaram com a Terra,” resume Jamie Elsila, pesquisador da NASA. Essa teoria chama-se panspermia.
    Certo vamos para próxima.
    *2011(Nasa descobre, no espaço, substâncias que compõem DNA)
    Análise do solo onde meteoritos foram encontrados descarta a hipótese de contaminação terrestre.
    Pesquisadores da agência espacial americana acharam provas de substâncias de DNA em meteoritos que foram criados no espaço. Os pesquisadores defendem a teoria de que um “kit” de partes prontas e criadas no espaço vieram parar na Terra por meio de meteoritos e cometas.
    mano isso está tão na cara que vem ocorrendo desde 1960.
    mas só em 1960 foi lançada uma nave tripulada ao espaço, e a nao ser que eles sairam fazendo suas necessidades fora da “nave” a chance é quase nula.
    e a chance de que não estamos sozinho no universo é alta.

essa chance é NULA!!!

• Robson Luiz Ceron:

nula! como assim? Você já foi em todos os lugares do universo e constatou não existir vida além de aqui, ou foi uma “revelação divina”?????
      chega a doer a cegueira religiosa

• Espectro:

A teoria dos universos borbulhantes não é nova – e é, provavelmente, verdadeira, embora talvez nunca conseguiremos comprová-la por razões óbvias. O mais importante de tudo é que o ser humano não se cansa de ser egocêntrico, pois precisou chegar ao século 21 para se dar conta de que o “seu” universo talvez não seja o único…

cada vez chego mais na conclusão de como sou insignificante perante a magnitude do desconhecido, e por incrível que pareça, cada vez me sinto mais feliz por isso…

• Claudio Guirunas:

Bom, eu sempre acreditei que existisse outros universos pois é meio que “lógico”. Nosso universo pode ser como uma celula em um corpo e que vários universos compoem algo muito maior, assim como um conjunto de celulas compoem um corpo. Um conjunto de seres compoem um sistema, e assim sucessivamente. Tanto na direçao do crescimento quanto na direção oposta. Dividindo o sistema podemos chegar ao átomo e adentrar em mais e mais divisões e talvez encontrar um conjunto de outros elementos dentro de um átomo e isso ser muito parecido com o conjunto de universos em que nosso universo está contido. A semelhança de um átomo com nosso sistema solar ou do nosso sistema solar com uma galaxia é algo que parece ter sempre o mesmo tipo de relação. Os eletrons giram ao redor do próton, as luas giram ao redor do planeta, os planetas giram ao redor de estrela, as estrelas giram ao redor de buracos negros, buracos negros giram ao redor de algo muito mais muito maior que pode ser o centro do nosso universo, universos giram em torno de algo e assim sucessivamente, infinitamente ou não. A força de atração e a força centrifuga parece estar contida em tudo e faz o sistema todo funcionar e se manter estável. O assunto é tão complexo que mal consigo explicar com palavras o que realmente penso a respeito dessa teoria do infinito e dos universos.
    [email protected]

• carlos:

oque sera maior q todos os universos?? qual o nome dado a tudo isso? Nossa vida é uma “?”

eu já me sentia um nada em comparação a terra, depois nem si fale da galaxia inteira, nem imagino o que eu sou em todo universo, agora pode ser que exista mais de 1 universo, meu deus, nós somos seres minúsculos ao infinito, mas nossa mente passa essas medidas.

• ANOM:

Em seu universo(sua familia e amigos) você é alguma coisa.
      Nosso sistema solar para a galaxia é alguma coisa.
      Uma celula para você é alguma coisa mas para seu cachorro não é nada.
      A vida é assim mesmo, sua existencia sempre será algo para alguem e nada para muitos. O melhor é não pensar sobre isso.

• igor:

acredito na existência de infinitos universos tanto em escala macroscópica quanto microscópica na minha opinião tudo no universo e infinito e cíclico