As 5 teorias mais engraçadas da física

Por , em 12.02.2012

O vencedor do Nobel, Ernest Rutherford, afirmou que “toda ciência é física ou coleção de figurinhas”. (Ironicamente, ele ganhou o prêmio em química, e não física). Os físicos talvez não sejam os caras mais modestos do mundo, mas se tem uma coisa em que eles se destacam é no campo dos nomes para teorias. Aqui estão alguns dos melhores – e seus significados. E se você souber de mais alguma, compartilhe!

Teorias engraçadas da física

1 – Amadurecimento de Ostwald

Imagine uma superfície com condensação, como uma garrafa d’água. No começo, o fenômeno se resume a gotas. Mas se você esquecer a garrafa por um tempo, sem tocá-la, vai notar que aquelas pequenas formas vão ficando maiores. Isso é o fenômeno do Amadurecimento de Ostwald.

A premissa básica é que as gotas maiores são “energeticamente mais favorecidas” do que as menores. Isso porque as partículas na superfície são menos estáveis do que as no meio, e as gotas menores têm maior proporção de moléculas na superfície do que as menores. Para ficarem mais estáveis, as menores acabam se juntando, tornando-se maiores. Então, se observar bem, você consegue ver as pequenas virando grandes.

Mesmo que você nunca tenha observado o fenômeno por tempo suficiente, já o deve ter presenciado no sorvete esquecido no congelador. Aqueles cristais duros, que eram pequenos e eventualmente ficaram grandes, são o exemplo desse fenômeno.

2 – Estrada de vórtices Von Karman
teorias engraçadas física

No campo da mecânica dos fluidos, os físicos analisam o andamento e as formas dos líquidos pelo espaço. Uma das mais fantásticas formas já observadas é o conjunto de redemoinhos que objetos como barcos deixam para trás, no mar. Conforme o barco se move, ele divide a água em dois. E quando ela se reúne novamente, cria um padrão de vórtices conhecido como Estrada de Vórtices Von Karman.

O fenômeno é importante em várias questões. Prédios altos, chaminés e periscópios de submarinos, por exemplo, têm que lidar com o fenômeno. Conforme essa força chega, as estruturas vibram fortemente.

E não são apenas objetos grandes que tem de lidar com isso. O bater de asas dos insetos também cria pequenos redemoinhos no ar. Mas ao invés de sofrer as consequências, os pequenos animais viram suas asas um pouco antes da subida, acompanhado o movimento do ar.

3 – Anti-telefone taquiônico
teorias engraçadas física

Quer mandar mensagens para o passado? Sem problemas, apenas pegue seu anti-telefone taquiônico. A ideia de falar com o passado – usando a física, pelo menos – começou em 1907, quando Albert Einstein pensou na ideia de enviar sinais mais rápidos do que a luz.

Mas ele não deu esse estranho nome para a teoria; foi Gregory Benford quem cunhou o termo, em 1970.

Exemplificando: suponha que Alice e Roberto façam o seguinte acordo: ela vai enviá-lo uma mensagem às três da tarde se, e apenas se, ela não receber uma dele a 1h. Ao receber a mensagem de Alice às duas horas, Roberto imediatamente manda uma mensagem ao passado, para chegar a uma. Mas a segunda troca de falas só vai ocorrer se a primeira não acontecer.

Essa ideia exige algo chamado de “partículas taquiônicas” – que não existem nem em teoria, quem dirá no mundo real.

4 – O teorema da bola peluda
teorias engraçadas física

Você já tentou pentear um coco? Qualquer físico diria para você não fazer isso.

Se você tem uma bola com pelos do mesmo tamanho, é impossível que eles fiquem bem colocados na superfície do objeto. Pense em uma cabeça. Se você tenta pentear tudo bonitinho vai acabar com uma parte “lambida” e outra com uma marca, onde você começou a puxar os cabelos.

Isso tem implicações em várias coisas, dos ciclones à computação gráfica. Engenheiros de nanotecnologia usaram esse teorema para criar pequenas bolas com pelos dourados que conseguem grudar umas nas outras. E porque o vento não deixa de ser um monte de cabelos voando pelo planeta, sempre vai existir um local onde ele não sopra – o começo do penteado.

5 – O teorema enorme
teorias engraçadas física

Esse se refere a um teorema que é, literalmente, enorme. Conhecido como o grupo dos simples finitos, o teorema enorme exigiu mais de 100 matemáticos, centenas de publicações e 15 mil páginas para ser comprovado, tornando-o a maior prova matemática de todos os tempos.

O que esses especialistas estudaram é que todo grupo de números simples finitos pertence a uma dessas quatro categorias: cíclica, alternada, grupo simples do tipo mentira, ou esporádica.

A pesquisa desse teorema começou em 1832, e não foi completada até 2004. Há, provavelmente, poucos matemáticos no mundo que o compreendem por completo. E para falar a verdade, nem os especialistas sabem direito o que estão ganhando com essa conclusão. Mas para um recorde mundial, até que estão indo bem. [LifeLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

53 comentários

  • Allan Ferraz:

    Meu, não são grupos de mentira, são grupos de Lie, que são homenagem ao matemático norueguês Sophus Lie.

  • Paulão Fardadão:

    O pessoal fica perguntando qualé a graça. Tenho pra mim q foi erro de tradução, o título original devia ter “funny” pelo meio, e traduziram como “engraçado” um termo q está aplicado no sentido de “curioso”, “estranho”, “peculiar”…

  • Luana Cordeiro de Almeida:

    Poxa, legal a iniciativa mas a tradução merece uma revisão, ein? Por que as teorias são até ‘divertidas’, mas não ‘engraçadas’ e o termo correto na 5 é ‘grupo simples’ (não de simples ou de números simples). =P

  • Ludmyla B.:

    Duvido que alguém leia o teorema enorme pra ver se tem algum erro.

  • D.D versao 2.0:

    Teorema enorme, já tou com preguiça KKkk.

  • GLADSON:

    Quase domino.

  • Andre:

    engraçado moises ….VC criticar e nao ter escrevido ao menos uma frase descente nessa pagina….começe a criticar quando tiver resultados melhores que os meus nesses sites…..:D

    • Raul Guilherme:

      Acho impressionante a sua correição gramatical. Você deve ser sobrinho de Camões, não?

    • Gustavo Marinho:

      Pensei o mesmo, Raul.

  • mauricio:

    nao fossem os cientistas malocos a humanidade ainda estaria nas trevas. presacisamos de mais malucos iguais a albert,nossa meta, acabar com a fome no mundo sem demagogia.sonho possivel.

    • Bovidino:

      Para acabar com a fome no mundo, não precisamos de cientistas. A produção mundial de alimentos já é suficiente para alimentar o dobro da população mundial. Não há interesse das nações em acabar com a fome no mundo. O comércio e o lucro são mais importantes. A metade da produção mundial de alimentos é jogada no lixo.
      http://cleitonfs.blogspot.com/2009/01/fome-e-distribuicao-mundial-de.html

    • MOIZÉS:

      Ué, a postagem não trata das teorias engraçadas da física? O que tem a fome no mundo a ver?

    • GLADSON:

      Isso seria utopia?

  • Douglas Cardoso:

    então… os neutrinos são táquions???

    • Maurão:

      Só se os Klingons deixarem!!!!!

    • MOIZÉS:

      Contudo, tudo passa pelo crivo dos exócteons. São eles que definem se foi ou se será.

  • Andre:

    4-eles estao certos sobre a teoria da 4
    vamos imaginar que haja uma esfera perfeitamente redonda e que tenha varios traços em sua volta
    ela foi fabricada por uma maquina que c divide em duas partes e a fecha esquentando para que possa ser moldada assim que aberta ela sera quase alinhada perfeitamente porem aonde a maquina fechou sobraram brechas na junçao das duas partes que iram fikar como 2 pontinhos no meio de 2 traços……se vcs conseguiram me entender ja esta bom suahsauhsa

    • MOIZÉS:

      Como entender um texto que diz: “c divide”; “iram fikar”; “vcs”? Talvez se traduzir fique melhor…

    • Crazy:

      Todo mundo que usa internet a um mês pelo menos deveria saber o significado de abreviações e gírias como essas e muitas outras.

  • Nik:

    Ri mesmo quando me explicaram sobre paradoxos temporais pela primeira vez, mas acho que foi mais por causa dos exemplos…

  • Matheus:

    qual é a graça?

  • Fulvio Angelo Nunes:

    Sou professor de Física e estou desempregado, se estiver alguma vaga mande uma resposta no meu imail.

    • Borges:

      Ouvi dizer que tem uma na apae da vila madalena.
      Se o senhor for capacitado o suficiente…

  • jadir neves:

    Seria bom se não faltassem as análises qualitativas para os teoremas que a meu ver seriam:
    1)as gotas crescem porque a umidade do ar é repelida em direção ao frio do vidro da garrafa, do mesmo modo que um para-brisa interno de um veículo fica embaçado com o frio externo quando o calor úmido interno atravessa, como a luz, o para-brisa, onde gotículas são detidas;
    2) ondas de choque, em meio líquido, no retorno das águas não coincidem como as águas de retorno das praias, do mesmo modo que o vento agita cortinas que se ondulam senoidalmente;
    3)utopia própria para ficção, mas que envergonha salários imerecidos;
    4)loops superpostos, em programação, geram a solução inexorável mais rapidamente, por exemplo, com 3 loops acharemos de uma só vez as 3 incógnitas de um polinômio e bastariam apenas os dados contidos em a.b.c e a+b+c, dispensando a.b + b.c + c.a, e assim bastaria explicar essa única maneira de acharmos tais incógnitas, pois podem ser dadas aleatoreamente, e uma depende da outra.

  • Austregon:

    Além de não serem engraçados o nº5 não é física e sim matemática!

    • Pollyanna:

      concordo nada engraçado

  • marcos:

    so coisa de doido mesmo.,.. k k k k k k

  • Paulo:

    Interessante… mas onde está a graça??? O que tem de engraçado nestas teorias??? Será que eu sou tão burro??? Ajuda ae ow!!!!

  • Nairton Vieira(nana):

    As teorias relatadas aqui são de mera importância tanto pra ciência como para o meio em que vivemos… devemos sim, acredita que essas teorias podem e , algumas ja estão sendo usadas, ser usada daqui alguns anos…

  • josemar silva dos santos:

    Calma pessoal e facil entender.quando um raio laser e disparado,o primeiro foton a ser criado vai na frente de todos os outros,como se fosse uma ponta de flecha, pois bem este foton viaja mais rapido do que a luz,porque ele e empurrado pelos outros que vem atras,que estão na velocidade da luz, ele torna se táquion. entenderam. existe sim, agora produzi lo em grande escala e outra estória.

  • Hilton Araldi:

    Por favor, me avisem quando esta tal partículas taquiônicas forem possível de serem usadas
    mando uma mensagem para alguem jogar nos nr da loteria, como a pessoa vai receber antes da apuração, vai ser barbada acertar os nrs. Só por favor não espalhem a idéia…

  • Jonatas:

    1 – natural e de fácil entendimento, termodinâmica e química.
    2 – pode ser observado em toda parte, desde bolhas de sabão até as nuvens de Júpiter ou nas colisões galácticas.
    3 – Teoria do campo da especulativa, sem respaldo científico. Tákions não existem em nenhum estudo profissional atual. Entretanto, a relatividade ainda permite tais singularidades.
    4 – Teorema exato e fácil de entender, procure por “olho-do-furacão” para terem uma ideia melhor de como acontece. Espirais e vórtices estão relacionados a essa simetria.
    5 – Complexo. São estruturas matemáticas mais extensas do que muitos Clusters (aglomerados de hardwares integrados para maior potencial computacional) tenham capacidade de processar. Lembra a Matemática das N-Rainhas do Tabuleiro de Xadrez.

  • Einstein:

    Ao inves de “engracadas” deviam se chamar “insanas”. Pela primeira vez nao consegui entender nada de um post aqui. Ao inves de rir, fiquei foi deprimido 🙁

  • Maurício:

    Engenharia Taquiônica ou Raio Taquiônico são boas idéias ficcionais: sabe-se lá que efeitos, recursos ou engenhos lhes seriam atribuídos?

    • Antonio Alves Jr:

      Táquions, são plausíveis sim. E a sua existência não é contraditória num universo superluminal.
      O fato da Academia não entende-los (e aí boa parte dos professores academicos de física), não significa que não podem existir. Nos meados de 1980, desenvolvi junto com Sadan Hadikari, professor da Univ.Nova Delhi. um modelo desta particula. Infelizmente o Primeiro Mundo não nos deu ouvidos…Em 2005, cientistas italianos levantaram a proposta, e aí foram ouvidos.
      Quem sabe um dia nós temtaremos publicar de novo as equações deste modelo.
      Um forte abraço,
      Antonio Alves Jr.

    • Gilberto M.:

      Pelo o que entendi, vocês não conseguiram publicar vosso trabalho, certo? Torço para que consigam, principalmente após o trabalho do grupo OPERA.

    • Marcos-DF:

      Poxa, parabéns Antonio !!
      🙂
      Abraços

  • nelio huster:

    Como??? o Quê???Socorro, não entendi uma sílaba.

    • MOIZÉS:

      Então leia de novo, de novo, de novo, até entender, pelo menos uma sílaba…

  • Walrus:

    Um táquion é uma partícula com velocidade maior que a da luz, porém ela é teórica não factual.

  • Gilberto M.:

    1- Essa eu consegui entender.
    2- Essa eu entendi mais ou menos.
    3- Essa não entendi nada. Alguém aí sabe explicar o que é um táquion?
    4- Não entendi nada.
    5- Não entendi nada, mas duvido que encontre alguém que saiba explicar-la.

    • Eduardo:

      Senscional! hahahaa.
      Esse é humilde! 🙂

    • Jonatas:

      4 – Teorema exato e fácil de entender, procure por “olho-do-furacão” para ter uma ideia melhor de como acontece. Espirais e vórtices estão relacionados a essa simetria.

    • Marcos-DF:

      Olá Gilberto, beleza ?
      Só sei que o estudo dos vórtices é bastante importante na aviação, por exemplo.
      Já houve casos de quedas de aviões menores por terem ficado na esteira de vórtices criada por aviões de grande porte …
      Das outras também não entendí nada !
      Abração

    • Eduardo Araújo:

      Com relação aos Táquions (sim, no plural pois matematicamente existem em diversos “sabores” como os quarks) muitos se apegam a uma característica (velocidade) mais não a sua essência (a massa). Na realidade o que importa é que os Táquions possuem massa “imaginária” (não são frutos da imaginação… rs… Massa imaginária são múltiplos de “i” = raiz quadada de -1 — conjunto dos números imaginários). Desta forma, por possuir massa “X.i” só podem se mover a velocidades acima de “c” (maiores que a velocidade da luz), assim como as partículas com massa real (múltiplos da raiz quadrada de 1) so podem se deslocar a velocidades menores que “c”. No caso dos fotons, por terem massa 0 (nula) podem, e na realidade o fazem por serem suas respectivas partículas condutoras, na velocidade da luz (=”c”).
      Assim,tais Taquions estão sendo considerados, em alguns de seus “sabores”, ao menos, como as particulas condutoras da informação nos “efeitos fantasmas de Einstein”, entre partículas emaranhadas. Também são considerados como possiveis “leptons” da Energia Escura que estaria expandindo aceleradamente o universo.
      Mais tudo isto só encontra hoje comprovação no campo de matemática, que de forma extremamente precisa demonstra tais partículas, tornando integro o “Modelo Padrão” das partículas e a “Super Simetria”.
      Mas antes que algum desavisado conteste tais elocubrações matemática lembrem: Até 2012 os defensores do Boson de Higgs também eram ridicularizados por não haver prova física da existencia da partícula, até então não detectada por falta de instrumentos necessariamente desenvolvidos para tal (Large Hadron Collider – LHC do CERN).

  • anonimo:

    qual e a graca dessas teorias?

    • Paulo Eduardo:

      OBS: Aí, a expressão do personagem que colocaram no lugar da sua foto combinou com a sua pergunta!!

  • Walrus:

    Se eu disser que entendi pelo menos um desses exemplos estarei mentindo…..:(

    • Leticia Nasc:

      eu também não, principalmente a do anti-telefone

    • Bovidino:

      Nada pessoal. Mas já era de se esperar. Falar em anti-telefone para uma mulher é procurar briga.

    • Eduardo:

      Meu amigo, você está cada vez melhor nas suas colocações. 🙂

    • Andy:

      Bovidino será que você poderia me passar seu e-mail? Tem algo que eu gostaria de falar com você em particular.

    • Paulo Eduardo:

      Cara! o cara é o “cara”!! Viva Bovidino!!!

Deixe seu comentário!