Essa única pergunta pode revelar um narcisista

Por , em 11.05.2020

Depois de uma série de 11 experimentos com mais de 2,2 mil pessoas de idades variadas, pesquisadores consideram ter validado um método para identificar pessoas narcisistas. Eles acreditam que basta fazer exatamente a pergunta que segue, incluindo nota:

“Até que ponto você concorda com essa afirmação: “eu sou um narcisista.” (Nota: a palavra “narcisista” significa egoísta, autofocado e vaidoso)”.

Os participantes do estudo responderam ao questionamento com uma escala de um (não me representa muito) a sete (me representa muito). Os pesquisadores identificaram que as respostas para essa pergunta são próximas às obtidas em diversos testes validados. A diferença é que enquanto outras medições contam com diversas perguntas, essa tem apenas uma.

O coautor do estudo Brad Bushman falou que as pessoas narcisistas são quase orgulhosas disso por não verem como uma qualidade negativa. Por isso podem ser diretamente questionadas. O pesquisador ainda disse que o narcisismo é um problema tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.

Do ponto de vista pessoal quem se considera ótimo não tenta ser melhor. Já para a coletividade o narcisismo é prejudicial porque quem só pensa em si e seus próprios interesses é menos prestativo em relação aos outros. A personalidade narcisista é caracterizada pela grandiosidade, pouca empatia e a crença de que merece privilégio.

Bushman considera que esse método com uma pergunta pode ser útil em pesquisas longas, quando os pesquisadores temem que os participantes se cansem e desistam antes do final. Os autores consideram que esse método não substitui outras formas de identificar narcisistas em todas as situações, mas tem espaço e momento para ele.

O pesquisador falou que as pessoas com pontuação mais alta (mais narcisistas) tiveram resultados positivos e negativos. Elas relataram sentimentos mais positivos, maior extroversão e um pouco menos de depressão. Por outro lado, relataram menos aceitação, mais raiva, vergonha, culpa e medo. Do ponto de visa interpessoal houve resultados como relacionamentos ruins e menor sociabilidade quando sentiam que seu ego estava ameaçado.

A pesquisa foi publicada em 2014 na PLOS ONE. [Psych Central, Ohio State University].

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!