Tintura pode ser responsável por cabelo “ruim”

Por , em 19.12.2011

Quem é mulher sabe (homens vaidosos também): tem dia que o cabelo simplesmente não quer colaborar e ficar bonito, não importa o que você faça.

Agora, pesquisadores descobriram que pintar/tingir o cabelo pode aumentar a chance de você ter um dia desses.

Eles fizeram uma análise microscópica dos cabelos que revelou que os produtos químicos usados para descolorir ou tingir o cabelo podem retirar a camada oleosa natural que o reveste.

Isso, por sua vez, pode deixar cada fio de cabelo eletricamente carregado e reduzir sua capacidade de ser parcialmente a prova d’água, ou seja: fica difícil “domar” a cabeleira.

Segundo a Dra. Frauke Neuser, que participou do estudo, o cabelo ficou altamente carregado depois de uma ou duas aplicações de tintura. “O cabelo que nunca foi colorido tem uma camada protetora que o impermeabiliza. É o mesmo tipo de camada que permite que os cães se agitem e se sequem depois de nadarem, por exemplo”, diz. “Quando o nosso cabelo é pintado ou descolorido, a reação química remove esta camada quase completamente. Não há como criar uma nova camada sem que nasça cabelo novo”, explica.

Como resultado, o cabelo se torna carregado negativamente e fica “grudado” quando molhado – isso muda a forma como ele se comporta, ficando mais difícil de pentear e se assemelhando a “palha”.

Os pesquisadores também descobriram que o uso de shampoos e condicionadores tradicionais não consegue reparar os danos ao cabelo porque os produtos químicos que contêm, como o silício, não agem em cabelo carregado negativamente. “A maioria dos produtos é lavado e tem pouco efeito sobre o cabelo”, conta a Dra. Neuser.

Os cientistas também têm uma solução para o problema: cristais líquidos, feitos a partir de um produto químico usado no tratamento de águas residuais, juntamente com detergente como moléculas, que mantém o cabelo colorido. Tal fórmula será usada em shampoos e condicionadores em breve.[Telegraph]

• Dorothea:

Me avisa quando tiver no mercado esses novos produtos de cristais líquidos, marcas etc.
    Poderiam também falar mais sobre cabelos grisalhos, que para os homens fica bom, mas, já para as mulheres… Obrigada

• Elizana:

Hum!!! E eu que pintei o meu esta semana!!!

• flavio:

• x Antonio Vandré:

Eu passo a máquina nº 2 e não preciso me preocupar com cabelos. ^^

• LacrymosaEv:

Eu desconbri isso depois de pintar o meu cabelo , … tarde demais .

• AgoraQueSouRica:

Lancem logo essa linha com cristais liquidos , antes que eu perca minhas lindas madeixas…rsrsr