Tormento: doença faz com que pessoas ouçam o movimento dos próprios olhos

Por , em 14.08.2011

A Síndrome de Deficiência de Canal Semicircular Superior (SDCSS) é um nome complexo para uma doença rara – e bizarra. Quem sofre da síndrome é capaz de ouvir o movimento dos próprios olhos, do coração batendo ou de qualquer outro movimento imperceptível do corpo, pelo menos para a maioria das pessoas.

Ao longo de dois anos, Toby Spencer sofreu com essa síndrome. O problema dele era a orelha esquerda. “Um dos primeiros sintomas, e provavelmente o mais perturbador, era ouvir os movimentos do meu olho esquerdo na minha cabeça”, afirma. Se ele virasse a cabeça para a esquerda rapidamente, sentia que estava perdendo o equilíbrio.

Por dois anos, os médicos de Spencer não descobriram o problema. Mas quando o paciente encontrou um fórum com pessoas que tinham os mesmos sintomas, descobriu sozinho a síndrome rara.

A SDCSS é um problema auditivo causado por um pequeno orifício – não maior do que uma cabeça de alfinete – no osso que cobre o canal semicircular superior no ouvido interno. Descoberta em 1998, a síndrome pode causar dificuldades de audição, problemas de equilíbrio, ou ambos.

Ouvir o movimento dos olhos – que soa como madeira sendo lixada – é uma das queixas mais incomuns e bizarras descritas pelas pessoas com a síndrome.

Ela é causada pelo enfraquecimento dos ossos da cabeça, e as pessoas provavelmente já nascem com o problema. A maioria dos pacientes diagnosticados não faz cirurgia por não achar necessário.

Não é o caso de Toby Spencer, que afirma que a SDCSS estava afetando profundamente sua qualidade de vida. Em abril deste ano, ele fez uma cirurgia para tapar o buraco no osso do ouvido, e agora não sofre mais com os barulhos bizarros. “Meu maior pesadelo foram os dois anos que passei sem saber o que havia de errado comigo”, admite.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Natan Thiery:

    eu axo comum ouvir o barulho do proprio coração ,só que é claro com bastante atenção

  • Luis:

    Algumas vezes isso ja aconteceu comigo.
    Quando e me exercitava muito ou ficava muito cansado eu podia ouvir meu coração batendo e as vezes meus olhos mexendo como o ranger de madeira. Mas não era nada que me incomodasse profundamente, e depois de um tempo passava.

  • JUMENTO:

    Defeito de Fabricação…

  • Cesar:

    Pior ainda deve ser ouvir o barulho dos cupins caminhando dentro da madeira em uma casa velha.

  • vicente:

    isso deve ser horrivel

Deixe seu comentário!