Invenção transforma esgoto em eletricidade
Em tempos de procura por soluções sustentáveis, muita gente já arranjou maneiras de reaproveitar restos de recursos que antes eram jogados fora. Com o simples fato de ir ao banheiro, um estudante britânico teve uma ideia genial: gerar eletricidade a partir da água levada pela descarga do vaso sanitário.
Observando a força com que a descarga do vaso dom quarto de um hotel funcionava, o estudante teve a ideia de usar a energia do esgoto em queda para gerar eletricidade. Assim, criou uma turbina de quatro lâminas, que gira devido à passagem da água suja e produz energia associada a um gerador.
Esses geradores podem ser instalados em um prédio, em todos os banheiros, e fornecer energia para o próprio imóvel. O idealizador calcula que, em funcionamento, pode poupar cerca de 1.000 dólares (o que atualmente equivale a uns 1.750 reais) por ano na conta de luz. Agora, é possível produzir energia até na hora de fazer as necessidades básicas. [Pop Sci]
5 comentários
otima ideia parabens temos q mudar nosso planeta
Uma idéia imbecil a não ser que o gerador tenha uma eficiência muito grande, a energia gerada em um dia seria insignificante considerando uma casa com 3 pessoas usando o banheiro 3 vezes ao dia, voçe não iria carregar seu telefone celular com a energia gerada, isso sem falar no custo de implantação do sistema.Existem outras formas de se aproveitar a energia do esgoto, que é aproveitar o gas gerado durante a decomposição do mesmo e no final o sub produto pode ser utilizado como adubo.
A sim, genial, só não leva em conta que para gerar energa é necessario girar com frequencia, ou seja uma descarga muito mais prolongada que resultaria num gasto muito maior de água e pelo enunciado acima, deve-se usar a água das descargas.
Bom projeto de ciencias de escola mas na pratica nao funciona.
Muito boa a invensão, mas não foi ideia dele, ja tinha visto essa ideia de gerar energia com a discarga do banheiro ha muito tempo atraz, numa piada de um produto Tabajara do Casseta e Planeta kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa ideia é excelente! Agora resta saber daqui a quanto tempo é que ela vai ser frequentemente posta em prática…