Ícone do site HypeScience

Três super-Terras são encontradas orbitando estrela

Um trio de planetas chamados super-Terras foram vistos orbitando uma estrela similar ao Sol, anunciaram astrofísicos hoje em uma conferência internacional da França. As várias descobertas apresentadas indicam que a existência de planetas no universo é muito comum.


Uma impressão artística dos planetas recém descobertos orbitando a estrela similar ao Sol HD 40307. Crédito: ESO

As Super-Terras são mais massivas do que a Terra, mas menos massivas que Urano ou Netuno. Encontrar planetas do mesmo tamanho da Terra é difícil com a tecnologia atual, mas a presença de super-Terras sugere que encontrar um planeta como o nosso é apenas questão de tempo.

A equipe localizou o trio com o telescópio HARPS em La Silla, no Chile. Eles deduziram a existência dos planetas ao observar os efeitos gravitacionais destes mundos na estrela que orbitam. Este método é chamado de técnica de velocidade radial, ou balanço. Descoberta a misteriosa ‘coluna vertebral’ do universo

Adicionalmente os astrônomos do HARPS contaram cerca de 45 novos candidatos com massa abaixo de 30 vezes a massa da Terra e um período orbital menor do que 50 dias. Os pesquisadores disseram que essa enxurrada implica que uma, a cada três estrelas similares ao sol, abrigam este tipo de planetas.

A estrela central do atual trio, a HD 40307, é levemente menos massiva do que o Sol, e está localizada a 42 anos-luz de distância, em direção das constelações Pictor e Doradus do sul. (Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, ou seja, cerca de 9,64 trilhões de quilômetros). Gigantesco buraco negro é catapultado para o espaço

“Nós tomamos medidas precisas da velocidade da estrela HD 40307 durante os últimos cinco anos, que claramente revelam a presença dos três planetas”, disse Michel Mayor, membro da equipe do Observatório de Genebra, na Suíça. Continua…


Uma impressão artística dos planetas recém descobertos orbitando a estrela similar ao Sol HD 40307. Crédito: ESO

A menor das três irmãs pesa 4,2 vezes a massa da Terra e orbita a estrela a cada 4,3 dias. O maior dos planetas pesa 9,4 vezes mais que a Terra e possui uma órbita de 20,4 dias. A irmã do meio tem 6,7 vezes massa do nosso planeta e gira ao redor da estrela em 9,6 dias.

Desde que Michel descobriu um planeta ao redor da estrela 51 Pegasi em 1995, os astrônomos encontraram mais de 270 planetas extra-solares, a maioria ao redor de estrelas parecidas com nosso Sol. Mas a maioria é de planetas gasosos gigantescos chamados de “Júpiteres quentes”. Um a cada 14 estrelas abrigam um Júpiter quente. Bebê de 140 anos era uma estrela

Uma porção de outros novos exoplanetas ganharam notoriedade na mesma conferência, que esteve focada em super-Terras extra-solares.

Estre estes:

Hubble fotografa galáxias colidindo (veja)

“É muito provável que haja muitos outros planetas presentes ali: não apenas as super-Terras e os planetas como Netuno, mas planetas similares à Terra que nós não podemos detectar ainda [com a atual tecnologia]”, disse Stephane Udry, membro da equipe do observatório de Genebra. “Adicione os planetas parecidos com Júpiter já conhecidos e você certamente chegará à conclusão de que os planetas são onipresentes.” [Fonte]

Sair da versão mobile