Tribo rara e intacta é fotografada na Amazônia, veja

Por , em 29.05.2008

Índios da Amazônia, de uma das últimas tribos isoladas, foram fotografados via aérea e geraram imagens incríveis divulgadas nesta quinta-feira mostrando que eles pintam seus rostos de vermelho carregam arcos e flechas.

As fotografias da tribo foram feitas próximo à fronteira entre o Brasil e o Peru e são uma evidência rara de que tais grupos ainda existem. Eles estão em perigo contínuo por causa do desmatamento ilegal.

“O que está ocorrendo nesta região é um delito monumental contra o mundo natural, as tribos, a fauna e é um testemunho para a completa irracionalidade com a qual nós, os ‘civilizados’ tratamos o mundo”, disse José Carlos Meirelles.

Uma das imagens mostra dois índios cobertos com pigmentos vermelhos ameaçando atacar a a aeronave com flechas, enquanto os outros indígenas observavam.

Outra foto mostra cerca de quinze índios próximos a malocas, alguns dos quais também estavam preparando-se para atirar contra a aeronave.

“O mundo precisa acordar para isto, e assegurar que seu território está protegido de acordo com as leis internacionais. Do contrário eles logo serão extintos”, disse Stephen Corry, o diretor da Survival International, que apóia indígenas ao redor do mundo. Continua…

De mais de cem tribos isoladas no mundo, mais da metade vive no Brasil ou no Peru, disse a Survival International. A instituição diz que todos estão em grave perigo de serem forçados a deixar suas terras ou de serem destruídos pelas novas doenças. [Fontes: 1 2]

Tribo desconhecida Tribo desconhecida

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 3,77 de 5)

81 comentários

  • magnum vasques:

    Ninguem nesse planeta tem si quer o direito de violar a vida de qualquer ser humano que seje. Ele sendo indio ou não ,Acorda seres humanos

  • Genioso Irreligioso:

    Cedo ou tarde vai haver contato mesmo e depois os próprios índios devem decidir se querem manter-se isolados ou não. Espero que seja antes com antropólogos e médicos trazendo vacinas do que com madeireiro$; garimpeiro$ e mi$$ionário$ religio$o$! =]

  • NASCIMENTO:

    Pois é senhores politicos civilizados, os sehhores devem saber que invasão a domicilio constitui crime, mas como os senhores estão acostumados a roubar tambem, invadir a terra dos indios não faz nenhuma diferença.

  • Novas fotos revelam estilo de vida de tribo isolada na Amazônia:

    […] » Tribo rara e intacta é fotografada na Amazônia […]

  • jorge luis liberatori:

    falam que indios e povos rurais vegetam, mentira, quem vegeta somos nós da cidade grande, com poluição, violencia, roubos, gananciosos, corruptos, prostituição, pessoas falsas, sem DEUS no coração e etc…

    • Lucas Caminhoto:

      Caráter não é definido por crença.

  • iran:

    nos tomamos suas terras, queremos escraviza-los ,e por fim destruí-los como vemos todos os dias com o pouco índios que resta. e duro alguém invadir sua casa ,para matar e destruir. obrigado brasil pelo bom exemplo futuro !

  • adriano canto:

    e tem idiota fazendo piadinha… mas infelizmente, já começaram a intervir nessa tribo, como se eles precisacem de corrupção, e demais mazelas da sociedade capitalista para prejudicar sua vivencia…

  • Carlos Machado:

    Eles deviam estar com medo do helicoptero kkkkkkkkkkkkk ja estavam preparando o arco e flecha com veneno para derrubar o passarinho* heheheheheeheheheh

    • Angélica Oliveira:

      é gente como vc que esta matando o mundo,agora vc rir,acha engraçado,amanhã vc chora,pois são estes povos que preservão e mantem nossas riquesas, amanhã quando não tiver mas nada na terra,vc vai ser um inutel na selva de pedra que vc criou,babaca piadista hahahaha como vc é engraçado,seja um pouco humano e conciente,vc vai ver como vai melhorar 0000,1%desulmano como vc!!!

    • Lucas Caminhoto:

      Angélica Oliveira, “está”, “ri”, “preservam”, “mantém”, “riquezas”, “mais”, “inútil”, “consciente” e “desumano”.

  • Pcexpress:

    Infelizmente os dias dessas tribos estão contados, mas essa tribo ja foi descoberta ja faz mais de 5 anos, podem procurar, lembro como se foçe ontem passou até no Domingo Espetacular, eu gravei tudo!

  • euzinha:

    pessoas não podem destruir uma tribos de pessoas(só se forem um bando de animais)!

    • euzinha:

      verdade

  • Helton Douglas:

    Acho que se o desmatamento continuar de maneira indiscriminada como vem acontecendo os pobres indios teram que começar a penças em reservar um lugar no ônibus espacial Americano, pois aqui não haverá lugar seguro,
    o que é descoberto hoje é destruido amanhã.

  • joao pinto:

    infelizmente para eles foram descobertos. vai ter gripe, roubo e se bobear ate politicos que e a pior praga que existe no mundo. Em breve extaraõ extintos. Se ja nao foram.

  • Calipso:

    Eles (eu, você, nós, temos que assumir) destruiram e destróem tudo. Os nativos é só questão de tempo. Sem romantismo, veja o Afeganistão, o Iraque, Erc. Ou então volte para a Europa, para a äfrica, para a Ásia.
    Nós somos todos cumplices.
    – Se a terra é de todos quem é o todos!
    – Se os recursos naturais são da natureza quem é a natureza!
    – Se a Amazônia é o pulmão do mundo, foi por que não deu tempo de destruí-la, logo fica como os “paises ricos”, destruida e querendo dar lição de moral aos paises que ainda possuema algo.
    – Salvem os índios, Salvem as crianças, salvem a tudo e a todos.

  • Ney Araújo:

    Eu assistir a um documentario sobre isso. falei na escola mais não acreditaram.
    que eles continuem intocavel e que não imvadam o seu território, isso é muito incrivel, emple no seculo 21

  • José Al.:

    O que deveriam fazer é expulsar esses espiões americanos disfarçados de ONGs. Eles estão fazendo um monitoramento completo da Amazônia para quando invadirem já saberem para onde vão. Para onde vocês acham que vão as madeiras extraídas e os animais capturados na floresta? Para os móveis europeus e americanos dos Estados Unidos. Essa foto é uma farsa. E não há jeito. O mais forte sempre dominará o mundo; seja um homem, um grupo de homens, uma tribo de índios, uma nação, um Estado, um grupo de Estados, um continente. O Brasil que se cuide e se una aos outros Estados sul americanos ou vão ser engolidos e explorados pela União Européia e Estados Unidos.

  • yuji:

    Existe muitos interesses internacionais principalmente do Governo Americano ,Europeus ,Asiáticos na Amazônia que é rica em recursos naturais ,vegetais ,diamantes,metais valiosos ,Urânio ,Nióbio,Manganês entre outros ,a interesses da industria farmacêutica mundial ,madeireiras e uma infinidade de multi nacionais na Amazônia ,que exploram essas poucas área verdes nesse planeta para fins muitos destrutivos ,o fato de ter ido até eles ,tirar fotos compromente muito a vida desses pobres seres humanos ,há também interesses políticos do congresso nacional em atrasar algumas leis de proteção aos povos indígenas ,por pura ganância.

  • Dopadão:

    Tribo valorosa! Veja que não são racista e tem até um negrão la! Ou será que vai ser o jantar?

  • Pedro Amazonas:

    Eu sou morador do Estado do Amazonas, essas imagem são muito comum em muitas áreas onde existem maiores concentrações de povos indigenas, como por exemplos, São Gabriel da Cachoeiras, e muitas outras localidades, por isso essas imagem não mostram nada de mais, o que vejo são apenas campamentos indigenas e caçadores indígenas, e sobre o a tentativa de fechar a aeronave, é um piada, eles os gostam de se exibir mesmo.

  • Antropoide:

    É Lénia, você é tão inteligente, só pode ser turismóloga!! Você vai lá passar uma semana com eles, leva seus virus e bactérias e mata toda a tribo!! Aproveita e leva lonas de plástico e roupas de nylon e dá para eles de presente!

  • Jaime Diorne:

    BOM,SEI QUE ESTE COMENTÁRIO PODERIA TER SIDO FEITO LOGO DA APARIÇÃO DAS FOTOS NA IMPRENÇA.
    MAS,EU MESMO HÁ MUITOS ANOS QUANDO CURSAVA O ENSINO MÉDIO FIZ UM ESTUDO BASTANTE APROFUNDADO SOBRE TRIBOS QUE VIVIAM ISOLADAS NA FLORESTA AMAZÔNIA. NO ANO DE 1992
    EM PORTO ALEGRE PARA UM PROFESSOR DE HISTÓRIA.APRESENTEI DADOS QUE COMPROVAVAM A EXISTENCIA DE VÁRIAS TRIBOS E DEI NOMES ELE ME DISSE QUE ISSO ERA IMPOSSÍVEL.PASSEI TRES DIAS DIRETO .MEUS PAIS ME DISSERAM TU NÃO VIAS DORNIR MEU FILHO.ENTÃO PRA MIM NÃO É NENHUMA SURPRESA.TEMOS MESMO É QUE DEIXÁ-LOS LÁ VIVENDO NATURALMENTE E INTACTOS .

  • nalia kin:

    Nossa é muito louco ai meu deus o que aconteceu isso tem que acaba.

  • Marshall:

    É meu caro José, Gostaria muito de acreditar nisto! Bom, quanto ao “achado” é realmente interessante, penso eu que seria muito bom fazer contato com eles, não para traze-los à civilização, mas para levar um pouco de conhecimento sobre queimadas, conservação de alimentos, contenção de àgua, etc. Algo que possa ajudá-los a se manterem e a sobreviver.
    Hoje assim como existe a busca pelo resgate de nossas culturas, existe a preocupação com as tradições indígenas, tem até encontros indíginas mundiais. Então não vamos pensar que o homem civilizado só leva coisa ruim, até porque eles não tem riquesas para atrair gananciosos, e quem for lá, vai para ajudar.
    Que o grande espírito (wakan thanka) salve nossos irmãos indíginas!

  • José Raul dos Santos:

    É claro que estes índios sabem do homem branco eles vivem isolados por que querem.
    De veria ser crime hediondo desmatar as florestas com penas bem severas, pois podem ter certeza que nem um pais pensa em invadir e tomar a Amazônia dos brasileiros eles só tão mais preocupados com a proteção da Amazônia muito mais preocupados que os próprios brasileiros que não enxergam o próprio rabo.

  • Adriano:

    Eu acho que com a tecnologia de máquinas fotográficas que tem hoje, estão muito mal tiradas essas fotos. Até meu celular vagabundo sem zoom nem nada tira fotos muito melhor. Dá até pra duvidar dessas fotos e da data que foram tiradas. Minha humilde opinião.

  • Lígia Maria:

    Impressionante, muito bom, que não sejam extintos e que possam sobreviver, é uma cultura nossa, algo íncrivel, que não sejam procurados e acabado extintos. Desejo que vivem bem como sempre.

  • crazy:

    Nota-se claramente que sao alienigenas.Existe um portal dimensional para acessar a parte nao fisica do lugar.Fazendo um mantra Asashi Obruphada efetivando ceutas analignos VEditi hundi.

  • Jesus R. de Araujo:

    No meu entender, deveriamos dar liberdade total de vida aos nossos indígenas… Não existem leis originadas da civilização humano que os conforte e os protejam. As leis da própria natureza são essencialmente básicas para a continuação e proteção da espécie…É outra cultura! E temos muito que aprender com eles…E respeita-los como nossos como nossos irmãos…

  • Enildo Machado Pinheiro:

    Nos somos os invasores do Brasil, construimos edificios, fabricas e andamos de carro pelas cidades, com isso respiramos os venenos causados por nos, e nos alimentamos deles, e ainda somos carcerarios da nossa propria casa, no entanto os indios que são os verdadeiros donos do Brasil , são tão civilizados e humanos, ao ponto de preservarem o pulmão do mundo para a sobrevivencia das nossas gerações futuras. Os politicos deveria votar uma lei em criterio de urgencia, assim como votam os aumentos dos seus salários, para a proteção não só para a preservação da amazonia como tambem para a preservação dessas tribus indigenas sem contato com a falsa civilização.

  • Afonso:

    Seria muito bom que outras nações deixassem o Brasil em paz. Chega de ficar de olho no Brasil, de dar opniões malucas, destruirem o que eles mesmos durante milênios não preservaram.
    Deixa os indios em paz, fora estrangeiros na amazônia.

  • Any:

    Credo ! Isso são pessoas , parecem mais macacos ..

  • brenda:

    Nossa, essas fotos são incríveis..!

    Acho que temos que deixá-los no cantinho deles, pois assim será bem melhor para todos, porque sabemos quando os “civilizados” insisti em fazer contato…
    tribos são dizimadas, e seria uma perda incalculável se essa também entrasse para as estatística!

  • andreia:

    eu acho que não é preciso entrar em contacto com eles, visto que é muito raro achar uma tribo daqueles tipos no nosso planeta e é uma preciosidade, se fosse eu lhes deixaria como estão só

  • Wanderson:

    Os acontecimentos da vida e bela, afinal que hora melhor do que esta para se encontrar uma Tribo desconhecida bem no meio do pulmão do mundo. D +.
    enquanto os seres ditos civilizados falam em etanol, crédito de carbono, capanhas para economizarem água.
    A maior das campanhas mostra que a natureza não esta de brincadeira se não tivermos uma conciência ambiental logo logo estaremos estintos. como tantas tribos que foram revelados como esta.

  • Arthur Silva:

    Nossa que coisa maravilhosa!!!

    Só espero que não tenha ninguém tentando se aproximar deles, principalmente essas equipes de reportagem.

    Pelo amor de DEUS, como é que conseguiram ver um indio de chinelas nessas imagens? E pior uma índia agachada ralando mandioca?????
    Nem com uma super visão!

    To imaginando o que eles estariam imaginando sobre os aviões que estão tirando as fotografias. Isso sim é uma loucura!

  • Guilherme:

    Deixa eles lá, na minha opiniao, nem deveriam ter passado de helicoptero por ali!

  • Germano:

    Os povos indígenas têm o direito de viver suas vidas como quiserem, sem interferências, já estavam aqui quando os europeus chegaram. As riquezas minerais da Amazônia só interessam a nossa cultura, que valoriza bens materiais, poder, competição e precisam alimentar a máquina capitalista.
    Nossa cultura trouxe muitos benefícios, sem dúvida, como o pensamento racional e a Medicina, mas igualmente muitos problemas. Não somos superiores e nossa maneira de ver o mundo não é a única, devemos respeitar as diferenças entre os povos, para aí sim mostrar que possuímos uma cultura evoluida.

  • Cético!:

    Wowwww!

    Que incrivel, ainda existem tribos aparentemente
    sem nenhum contato com os outro seres humanos!
    Deviamos escraviza-los e usalos como mão de obra barata!
    Poderíamos quem sabe ultrapassar a China economicamente!
    Ou então escraviza-los para o garimpo de ouro e pedras preciosas ali existentes!

  • Pedro:

    Estão destruindo a Floresta, olha o tamanho da clareira que abriram. Imaginem quantas árvores derrubaram para fazer essas ocas. Acho que devem ser exterminados!

  • Lénia Teixeira:

    Bem garanto-vos que adorava viver como eles vivem durante 1 semana, e partilhar com eles uma experiência no mundo deles, isso sim é que é loucura, mas como a minha área é mesmo de Turismo, adoro tudo que é cultura, diferente e aceito as pessoas como elas são.
    Eu acho que as pessoas deviam sempre protegê-los, como deixar que eles vivam a sua vida, e não queiram mudar o mundo, porque a vida é boa se soubermos respeitar o espaço de cada um.
    Se querem fazer algo de bom, então filmem como vivem, façam filmes, mas com mensagens que vão o destruía, e não andem a cortar árvores que sem elas não há oxigénio.
    Pensem bem antes de agir. Já agora gostava que me respondessem?
    Gostavam que entrassem em vossa casa e dissessem: vou-te mudar, vou-te vestir, para ires trabalhar, quando tu foste criado em plena floresta, onde aprendes-te lições que só tu as sabes porque as vives-te, e sentis-te.
    Pensem bem antes de fazerem algo, porque proteger tribos, animais, floresta é muito bom, torna o mundo saudável e não egoísta e destruídor do meio ambiente e do ser humano.
    Se alguém me ensinar a línguagem deles, acreditem ou não eu vou ter com eles e vivem sem roupa como eles, e comer raízes, já que em minha casa nada me falta e são essas experiências que me fazem crescer e sorrir e aprender, pois é tão lindo quando existe respeito mútuo, não acham?
    Bem esta é a minha opinião.
    Boa semana

  • guga:

    Como é bom ser ingênuo!!!!

    Ops… não esotu falando dos indíos, mas sim dos meus amigos aqui em cima. Se esse pessoal conhecesse um pouquinho só da vida no norte (e eu ja vi de perto), saberia que não existem indíos “intocados”. Aliais, eles sabem muito bem barganhar e se virar com a funai por lá.

    É claro que eu vou ser atacado, taxado de imperialista e bla bla bla, mas o que mais uma criança sabe fazer além de chorar???

    Pensem apenas em uma coisa: Vocês realmente acham que todos eles se pintam integralmente de vermelho e preto todo santo dia??? Eles só se pintam em dia de festas, ou seja, como nós no carnaval, e não todo dia esperando o homem branco chegar de helicópetero. Se vcs acham que estou mentindo, vão até uma agencia de viagens e façam um excurssão pela amazônia. Quando acharem indios sem contato, que andam todos pintados, podem me contar 🙂

  • gilmara:

    Muito interessante!Em período de tantas evoluções sociais por parte da tecnologia, da necessidade de comunicação e do conhecimento de muitas tribos em nosso país e no mundo, e por motivo de garantia de vida, é inpressionante! É IMPORTANTE QUE AS AUTORIDADES DE NOOSO PAÍS TOME PROVIDÊNCIA E UM CUIDADO ESPECIAL COS ESSAS PESSOAS.

  • Marcos:

    Qualqer estrangeiro ou “turista” Já sabia da existencia desse povo, menos o governo brasileiro que não demonstra nenhum interesse na amazônia.

  • Rodrigo:

    Eu moro na Alemanha e acompanhei essa noticia pela CNN, eles criticaram duramente a pessoa que tirou essas fotos, uma por tirar as fotos e outra por fazer esse “contato” com uma tribo que nunca ouviu falar de qualquer humano que nao seja da propria tribo deles!!O que a pessoa que tirou essas fotos quis mostrar eu ate agora nao entendi!!Desaprovo a atitude!!Deixem esses indios quietos, nao facam qualquer tipo de contato, protejam eles, eles merecem o nosso respeito!!
    Abracos!!

  • Dordete:

    Perfeito! É a festa dos antropólogos! Agora eles terão trabalho (hão há mais índio o suficiente para tantos)! Além da demarcação de 5.000 hectares de uma nova reserva indígena (Pra quê tanto espaço? Será que sou tão malvado e dominado pela cultura ocidental que não consigo perceber que eles necessitam de TODO esse espaço de fronteira e estratégico? Será que, se eles conhecessem nosso modo de vida eles voltariam para lá? E o pessoal que comenta, gostaria de viver como eles?). O que eles e nós ganharemos deixando-nos intactos?

    PS: não confio no pessoal da Funai. Fotos de baixa qualidade. Onde foi oficialmente publicada? Mandaram direto para a imprensa? Isso deve ser em local próximo da civilização, pois um helicóptero voando baixo em densa floresta e coincidentemente deparar-se com uma tribo desconhecida não deve ser fácil.

    PS2: Excelente observação, Pedro

  • Thomas:

    nossa cara!!!

    que loucura!!!

    me veio na cabeça agora aquele fime “Apocalyptico” do Mel Gibson…

    meu… imagina só a cultura deles… deve ser muito louco…

  • Billé:

    Não sou a favor da devastação da floresta amazônica ou de qualquer outra floresta. Mas uma tribo indígena dessa é uma bizarrice difícil de acreditar. Eles deveriam ser extintos e seus indivíduos integrados à civilização.

  • Pedro:

    O mais interessante é que só acharam esta tribo quando esta para ser votado no Supremo a matéria se o governo acertou ou não na criação da reserva indígena no Para. Isso é mais um dos golpes tristes de que o pt aplica em cima dos incautos brasileiros. O EB já rodou todos os cantos da Amazônia e, caso existissem realmente, já teria sido divulgado…
    Ainda tem gente que acredita…. kakakakaka

  • Bruno Cesar Boisson:

    O homem branco é o maior predador de povos, culturas e do próprio meio ambiente. Desde a época em que os portugueses colocaram os pés nessa terra, aniquilaram a bela e pura cultura dos povos indígenas tentando catequizá-los e corrompê-los. Que tristeza! E NÓS É QUE SOMOS CIVILIZADOS???

  • Carlos de Magé RJ:

    A minha opinião é que a localização dessa tribo, assim como de outras,
    deveria ficar em segredo,pois, daqui a pouco elas serão invadidas pelo “homem branco”.

  • Fábio:

    CUIDADO!!!
    Vamos Ver a autenticidade dessas fotografias, ainda não entendi bem quem as tirou.. Tomara que não seja americanos, porque as utimas noticias vindas da américa não são boas, um jornal americano se perguntava a semana passada mas que é dono da amazonia afinal? e agora surgem essas fotografias tomara não ser mais um truque especial de hollywood para incriminar o brasil perante o mundo. ninguém sabe cuidar mais bem do nosso territorio que nos mesmos!!!!!!

  • João Marcelo Machado Marba:

    Só não deixem Comandante do Exército na Amazônia, General Heleno saber. Pois ele não gosta de índios. Ainda mais em se tratando de uma suposta nova nação.
    Esse general pensa que a única nação que existe é a brasileira.
    No entanto, havia várias nações indígenas no Brasil antes da chegada dos europeus, aliás, não só no Brasil, bem como em todo o continete americano. Para se ter uma idéia, somente no Brasil, eram falados mais de 50 idiomas, dentro das nações, que foram extintas, à medida ue a nção brasileira progredia.
    Ora, se um povo tem sua cultura, sua língua materna, suas leis, seu soberano e vive numdeterminado território e nunca precisou da ajuda dos colonizadores, então é tido como nação.
    Mas isso vai ser difícil de entrar na cabecinha do nosso grande genral, que não aceita d maneira nehuma que os índios tenham voz.
    Vamos fazer um apelo ao nosso presidente Lula, para deixá-los em paz.
    Apesar de meio difícil, uma vez oque nobre general, nomeado pelo soberano, tem demonstrado sinais de insubordinação. E disse que não vai permitir que que a nação brasileira se divida.
    Talvez o que precisemos, seja uma aliança com essa nova nação. Pois eles têm muito mais a nos oferecer do que nós a eles. Afinal, eles estão sobrevivendo ao caos há centenas de anos, desde qe os patrícios chegaram por essas bandas.
    Outra coisa, eles não querem nada que venha da gente, “política” assistencialista e fundiária. Muito menos o apoio do Glorioso Exército Brasileiro.
    Com esta questão da internacionalização da Amazônia, não será de admirar que novas “caravelas” venham em busca do “caminho das índias”. Inclusive as caravelas mais temidas nos dias de hoje, que são as americanas, com a foto do Tio Sam….
    Está aberta a temporada da grandes navegações, do século XXI.

  • Paulo:

    Ninguém é ingênuo e só um Bocó não percebe que essas Ong’s são testas-de-ferro dos interesses internacionais. Por trás dessas entidades, estão grandes organizações e países ricos, loucos para colocarem suas patas sujas de fezes na Amazônia e abocanhá-la com sua boca fétida e encharcada de sangue indígena! Nós brasileiros, já recebemos o recado e teremos o enorme prazer de transformar a maior floresta do mundo no maior cemitério coletivo para estrangeiros que a humanidade jamais viu!
    Agora, não podemos esquecer que latifundiários não são patriotas. Existem empresas e laranjas donos de extensas terras no norte do país e quem vendeu essas terras aos gringos? Os sem-terra? Os índios? O Boitatá? Não! Os fazendeiros que fazem, não o que é melhor para o país, mas sim, o que for mais lucrativo para eles. lembrem-se dos usineiros e o pró-alcool.
    O primeiro passo para manter a Amazônia somente dos brasileiros e acabar com a quinta coluna (ideológica e financeira) que existe aqui!

  • ANGELICA DE UBAPORANGA:

    Que pena essa descoberta.
    Por favor, deixem os indios na deles. nada de intrometer e achar que devem
    ser civilizados.
    Nos e que estamos precizando de civilizacao, para pararmos de achar que
    que podemos interferir na vida dos outros.
    Essa descoberta nao me surpreendeu, pois, creio que ainda existe muitos
    fatos desconhecido por ai a fora.
    PRECISAMOS SIM E DE NOS CONHECERMOS MELHOR, SABER DAS NOSSAS LIMITACOES, E RESPEITAR O PROXIMO EM AMOR.
    PAZ E LUZ A TODOS…

  • Germano:

    Nossa “civilização” praticamente dizimou a cultura e a sociedade indígena. Nosso ônus para com esses povos é muito grande e talvez nunca seja pago. Em minha opinião, deveríamos isolar e proteger esses redutos de nossa cultura e civilização e deixar que vivam suas vidas em paz.

  • Patricia:

    Acho que nao seria paradoxal dizer que eles agora, sim, estao perdidos!!
    O ser humano “civilizado” nao sabe tocar sem destruir.
    Deviamos ponderar: nem tudo precisa ser do nosso jeito, algumas coisas devem seguir seu ritmo natural.
    Os parâmetros que utilizamos para distinguir uma civilização desenvolvida são nossos, mas essas pessoas tbm tem suas leis, regras e devemos respeitar isso!
    Agora, eu nao vi ninguem com sandalias ou vestido…tbm nao identifiquei nenhum cachorro.

  • Nathalia:

    é isso ai gente deixa eles intactos , no cantinho deles , com a vida deles… Sinceramente quando eu vi essa reportagem eu fiquei triste , pela descoberta dos ”civilizados” do jeito q eles(os civilizados) são vão querer ir lá pra mudar tudo…pq vão querer estudar , e so vão querendo, e de querer em querer nossos indios acabam de vez 🙁

  • Ronaldo Leite:

    Pessoas como o Sr Stephen Corry, diretor da Survival International, não merecem crédito pois pertencem a países que destroçaram seus próprio índios nativos e suas próprias florestas em nome do seu desenvolvimento nacional. Desenvolvimento que lhes gerou muitas riquezas, muito dinheiro e conforto para suas populações, hoje denominadas de primeiro mundo.

    Mas também acarretou a diminuição dos seus próprios recursos naturais, hoje já escassos. Hoje tais pessoas acreditam que tem direito de interferir na soberania de países alheios. O que pensariam europeus e americanos se estrangeiros lhes quisessem dizer como fazer para administrar suas riquezas naturais e seus nativos, ou o que restaram deles?

    Falando mais claramente, a Amazônia tem grandes mananciais de água doce que já se escasseia no mundo. A Amazônia tem ouro, nióbio (temos 98% das reservas mundiais deste metal raríssimo usado na industria espacial e aeronáutica), as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamantes, esmeraldas, rubis, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam algo como 14 trilhões de dólares.

    O nosso Nordeste não tem tanta riqueza, por isso não há ONGs estrangeiras por lá ajudando os famintos da região

    Porque não se interessam pelo continente africano? Lá existem muitas tribos nativas e muita pobreza.

    Tentemos então entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e do vírus Ebola, os massacres e as minas terrestres.

    Vocês não acham isso, no mínimo muito suspeito? Ao entrar na página de uma ONG indigenísta, da qual não citarei o nome, uma das primeiras coisas que se v6e é o emblema da União Européia, que investe milhões de dólares na demarcação das gigantescas reservas indígenas em áreas até mesmo de fronteias do Brasil e que poderão no futuro de acordo com uma nova determinação da ONU se transformar no futuro em países ditos autônomos em prejuízo da nação brasileira. E lógico que tais novos países, quando desmembrados do nosso Brasil passarão ter influência direta dos países ditos civilizados que irão lhes explorar as riquezas, assim como hoje dizem que nós brasileiros não podemos fazer. Por quê tanto interesse nos problemas da Amzônia quando há tantos problemas de maior gravidade no mundo como terremotos em países mais pobres como El Salvador, na Índia, na China, catástrofes na África, secas no Nordeste brasileiro e na África, epidemias de AIDS entre outras? E as ONGs gastando milhões para demarcar reservas indígenas exageradamente grandes. Por quê? Para entender isto basta ler a frase abaixo:

    É nosso dever garantir a preservação do território da Amazônia e de seus  habitantes aborígines para o desfrute pelas grandes civilizações européias.’ (Conselho Mundial de Igrejas Cristãs, sediado na Europa,1992)

    Enquanto nossa terra brasileira parece a casa da mãe Joana onde qualquer estrangeiros transita por onde quiser, nos aeroportos do mundo brasileiros turistas, estudantes, pesquisadores, e outros que querem começar uma nova vida em otros países são mltratados e deportados sem maiores explicações, esquecendo tais países que como nós brasileiros recebemos levas de milhares e milhares de imigrantes europeus e asiáticos no passado quando a fome e a pobreza lhes batiam a porta em seus países de origem.

    Salvemos e cuidemos sim dos nossos índios, mas sem a intervenção de estrangeiros palpiteiros e espertos que olham mais que nossos indígenas, olham para nossas riquezas nesta esplendorosa e invejada terra brasílis.

  • roni soares palhano:

    Só acho que eles devam permanecerem intocados porque se algum deputado entrar em contato com eles dai se foi a vaca pro brejo, deixem eles la quietos pois o contato com eles iriam por em risco algo tão presioso que não tem em parte nenhuma do mundo.

  • mario luis baggio michielin:

    deveriamos deixa-los la, ja tem muita gente “civilizada’ pois daqui a alguns anos teriamos uma fonte para nos ensinar a sermos humanos novamente

  • Leandro Ricaneli:

    .. huauahuah.. concordo com o Rodrigo.. eu não percebi nada de chinelo, mal tinha vista uma mulher sentada mto menos um ralador na mão dela..

    imagina o que eles pensaram…. eles devem ter achado a aeronave uma especie gigante de pássaro predador….

  • gadarf:

    Nosso o elo perdido ehheh

  • Vera Brasileiro:

    Que benção de Deus!!! Nem tudo está perdido.

  • Paulo Alves:

    Nossa, também estou surpreendido!! Precisam ser feitas medidas mais efetivas para preservar esses povos! Esses sim são donos do Brasil!
    Tambem tive a mesma impressão Luis Duarte, me parece que usavam chinelos ou algo assim, mas apenas parece!

  • Nhozin Silva:

    Como será que eles entendem os aviões? Bicho? Deus? Castigo?
    Que se sentem ameaçados, parece claro…

  • Rodrigo:

    Luis Duarte. Que visão bionica heim meu amigo? So faltava vc me dizer que era sandalias havaianas! auhahuauhuhahuahuahuahuauhauhahuahu Pq eu não vi nada disso!

  • flavio marcos gomes:

    deixa eles quietinhos no cantinho deles!!!,

  • Thiago:

    Cara eu estou pasma com essas imagens, é uma tribo muito rara mesmo, podemos ver que nas imagens sao todos primitivos. Na minha opiniao, nao houve ainda contato com pessoas Nao- Índias.
    Essas imagens sao de arrepiar.

  • Fabio Chaparim:

    Será que quando OVNI´s nos fotografam e levam as imagens para o povo deles também nos chamam de “Tribo primitiva ainda intacta?”.

  • fernando sudim:

    gostaria muito que as autoridades brasileiras não se interferisse nesta tribo,pois enquanto permanecerem virgens da presença do homem branco tem chances de perpertuarem a especie…

  • Joel Santiago:

    Não consegui identificar nenhum sinal que já tenham tido contato com nossa civilização. Imaginam o que devem ter pensado quando viram o helicóptero. Certamente acharam que fosse algum animal, para estarem em posição de ataque. Quando verem uma pessoa descendo da nave, que pensarão?? Um mensageiro de Tupã?

  • Thiago Alexandre:

    éh.. tb axei estranho.. parece que é só questao de tempo ate aderirem totalmente a tecnologia.. rsrs

    um vestido ou chinelo ou ralador sao coisas que eles nao poderiam fazer … entao nao é tao raro assim nao.. mais é bom preserva-los lah … em paz..

  • Ricardio H. Ribeiro:

    O mais incrível é que já deve haver gente pensando em como se aproximar dessas “pobres e incultas criaturas de Deus ” para fazer com elas o “aculturamento” religioso ocidental que fizeram (e ainda continuam fazendo) conosco…

  • José Almeida:

    Acho que encontrei minha família.

  • Luis Duarte:

    A atitude agressiva mostra a aversão que este povo tem pelos ditos civilizados. Acho que algum contato já foi feito pois a mulher agachada, certamente ralando mandioca, me pareceu estar usando um vestido e um dos guerreiros parece usar um chinelo?? Existe um cão no canto inferior direito?

  • Maria Chelli:

    Eu acho que deveriam deixá-los intocados como sempre foram, livres dos pseudos civilizados….

  • Fátima Ampessan:

    Isso me surpreendeu realmente!!! Como disse o Fábio: “Isso é bem louco…e nós aqui na Internet!!!
    Que sejam cuidados para que não sejam extintos também.

  • Fábio Cerqueira:

    Caramba!!! Isso é bem louco, e eu aqui na internet =D

Deixe seu comentário!