Última entrevista de Stephen Hawking é finalmente publicada

Por , em 27.03.2018

Pallab Ghosh, jornalista da BBC News no Reino Unido, teve a honra de conduzir a última entrevista de Stephen Hawking transmitida na TV e internet, em um encontro que aconteceu em outubro de 2017 – Hawking faleceu aos 76 anos em sua casa, no dia 14 de março.

Ghosh costumava entrevistar Stephen Hawking com certa regularidade sobre vários temas, da mudança climática à inteligência artificial. Mas era sobre física que Hawking realmente gostava de falar. “Fiquei tocado e honrado ao saber de sua equipe que ele sempre gostava de nossos encontros”, relembra.

O jornalista conseguiu inserir apenas uma das falas do físico na reportagem, que foi ao ar em outubro de 2017 e discutia a importância da observação da colisão de duas estrelas de nêutron, que havia acontecido em agosto daquele ano. Agora, depois da morte do físico, o jornalista publica todas as perguntas e respostas completas.

“Ele nos deixa com sua marca registrada, sua visão inspiradora do cosmos que, ao olhar pelo seus olhos, deveríamos ver como belo e misterioso”, finaliza Ghosh.

Confira na página da BBC Brasil a tradução da entrevista completa de Ghosh, que aborda a medição das ondas gravitacionais e também uma das formas da produção do ouro no Universo.