Um androide que joga bola com você
A Disney não faz só desenhos; ela gosta de transformá-los em realidade em diversos parques temáticos, fazendo nossos filhos implorarem para viajarmos com eles a essas terras dos sonhos.
E, como toda boa empresa de sucesso, a Disney não perde a chance de criar novas tecnologias e atrações, utilizando-se de avanços científicos sempre que possível.
A mais recente ideia da Disney é permitir que os convidados de seus parques temáticos interajam com personagens não vivos ou não humanos. Alguns parques temáticos com robôs, por exemplo, geralmente não permitem interação física ou contato.
Para que os visitantes possam desenvolver uma conexão física com esses personagens, mas ainda manter uma distância segura, a Disney está testando um androide que pode entreter os convidados com jogos de lançar e pegar bolas.
Usando câmeras externas em um sensor parecido com o Kinect, os robôs rastreiam o movimento de um lance, enquanto algoritmos preveem onde ele vai pousar. Sendo assim, o robô consegue acompanhar a bola com os olhos (e também os movimentos do convidado interagindo com ele) e é realmente capaz de alcançá-la e apanhá-la.
Na maioria das vezes, pelo menos. Se ele não apanha alguma bola, o androide olha para onde o objeto realmente caiu, dá de ombros ou abana a cabeça em decepção, sabendo que em algum lugar o cadáver congelado de Walt Disney está secretamente olhando para ele em desaprovação.
O resultado final é uma combinação de engenharia e feitiçaria na forma de um robô que segue uma bola no ar com os seus olhos, a pega em suas mãos, e reage quando perde uma captura. Ele é até capaz de fazer truques, como manter três bolas no ar, com a ajuda do visitante, sem deixá-las cair. Estranhamente humanoide.
Por enquanto, o projeto é só para parques temáticos, mas com certeza um dia ele vai ser vendido e adquirido por pais de todo o mundo para entreter seus filhos (e até quem sabe seus cachorros) quando eles estão cansados demais para tanto.[Gizmodo, POPSCI]