Um novo tipo de bactéria vai limpar nosso esgoto e fornecer energia

Por , em 7.05.2010

Como você acha que nosso esgoto é tratado? Atualmente, algumas bactérias fazem o trabalho sujo, mas há uma possibilidade de outros tipos de organismos limparem nosso esgoto e, de quebra, fornecer energia “limpa”.

Em uma estação de tratamento convencional, microorganismos digerem a parte “sólida” do esgoto e convertem o material em metano, deixando para trás um líquido que contêm amônia e fosfatos que, como são tóxicos, precisam ser removidos antes da água ser devolvida para os rios.

Para tirar o amônio da mistura, muita energia é necessária – consome uma média de 44 watts por hora para cada pessoa que “deixa seu produto” ir pelo ralo.

Mas agora pesquisadores da Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda, desenvolveram uma técnica que corta boa parte dos gastos com energia. Uma bactéria, chamada de anammox, é capaz de retirar a amônia da água sem precisar de oxigênio, convertendo o produto diretamente em nitrogênio.

Além disso, um dos subprodutos do processo é o metano, que pode ser usado como combustível. Estima-se que, em vez de consumir energia, o tratamento de esgoto poderia gerar 24 watts por hora para cada pessoa que usa o esgoto. Uma alternativa verde (com o perdão da piada) para o tratamento de esgoto que, de quebra, fornece energia. [New Scientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Gladis Mára Desbesell:

    Ótima alternativa…

  • Eder Ganso:

    Será que essa bactéria limpa consome qualquer merda?
    Poderíamos mandar um pouco para o congresso, já que é lá o palco das maiores cagadas que afetam toda a população.

  • Alan Cordeiro:

    por esse e outros motivos que votarei em Marina para presidencia.

  • Jor-el:

    nossos governos precisam de governantes, visionários, cientistas e acima de tudo pessoas que realmente se importem com o meio ambiente e as pessoas que nela vivem!!!

    mas infelismente o nosso mundo atual é incoberto com um manto de ganancia por poder e atos desumanos contra a propria especie e tambem contra a nossa mae natureza que tudo nos proporciona!!!

    mas tenho fé e a esperança que um dia abram os olhos, antes que não tenhamos mais mundo para ser governando ou habitado!!!

  • @AtomicBlue:

    Reginaldo tirou as palavras da minha boca — digo, dos meus dedos…

    Fico revoltado com essas descobertas tão brilhantes – e fruto de TANTO esforço de cientistas e pesquisadores – indo pelo ralo!

    Será que algum dia nosso governo será constituído de homens da ciência, visionários intelectuais com compaixão pelo povo e pelo mundo, ao invés de charlatões que tem Phd em oratória e enganação?!

  • reginaldo:

    A tecnologia esta ai. Mas nossos parcos governantes, pobres de espírito, não devem nem saber. Daí até investir e aplica-la, no Brasil…, é coisa de ficção científica.

  • Fernando Sávio:

    Ótima descoberta..
    E com a economia de energia que vai gerar, não tem desculpa pra capitalista nenhum botar defeito!

  • edison:

    educar pessoas nas escolas , como materia curricular: ecologia e meio ambiente. Desde os 6 anos ate a faculdade sai mais barato que todos estes peseudos invenções capitalistas e oportunistas!!!

  • Vera Rorato:

    Duvido muito que isso chegue no Brasil…

    e se chegar, vai ser só em lugares grandes e olha lá…

  • Robert:

    so espero que esse ‘verde’ não seja a cor da água depois do tratamento.

  • Bruna:

    Que ótimo! Taí mais uma alternativa para os nossos governos investirem!

Deixe seu comentário!