Um terço das crianças com menos de 10 anos têm celular

Por , em 22.09.2011

Segundo uma nova pesquisa, quase um terço das crianças de dez anos ou menos têm seu próprio celular.

A pesquisa da empresa de segurança Westcoastcloud questionou 2.000 famílias sobre a sua propriedade de tecnologia.

Um em cada dez pais disse que seu filho estava usando um smartphone com internet, como o iPhone ou dispositivos Android.

Nos domicílios pesquisados, 16% das crianças tinha seu próprio computador portátil, enquanto 18% tinham uma TV de tela plana em seu quarto. Um quarto dessas crianças tinha um endereço de e-mail, enquanto 8% tinha uma conta em uma rede social.

A maioria dos pais concordou que 10 anos é a idade adequada para que as crianças tenham o seu próprio telefone, com a maioria (69%) dizendo que comprou um para manter contato com seus filhos quando eles estão longe.

Um quarto das crianças tinha um Nintendo Wii, e cerca de 16% tinham um leitor de música digital.

Os pais parecem ter atitudes misturadas sobre o quanto monitoram o que seus filhos fazem online. 21% disseram que não seguem o seu filho em uma rede social, contra 13% que seguem.

Em contrapartida, apenas 12% disseram ter deixado as crianças “brincarem” sem monitoramento ao usar um laptop ou computador.

Quanto ao controle, pouco menos de metade (49%) disse que bloqueava o acesso a determinados sites, enquanto o restante admitiu que não tinha controle.

Para Will Gardner, da instituição Childnet, os resultados reiteram a necessidade dos pais de compreender como seus filhos estão usando a tecnologia. “É importante garantir que os pais estejam cientes de todas as funcionalidades da tecnologia que as crianças estão acessando, e que são capazes de usar, e dar o apoio para que os jovens fiquem seguros e tirem o máximo proveito destes dispositivos”, disse ele.

Os especialistas afirmam que sabem que a tecnologia, especialmente telefones celulares, são agora parte da parcela da vida cotidiana das crianças. Eles permitem que a internet esteja ao alcance dos jovens, o que significa que está cada vez mais difícil para os pais controlar o uso de seus filhos.

Por isso, governos estão estudando propostas junto a provedores de internet para oferecer aos pais um software que automaticamente irá filtrar conteúdos prejudiciais.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Ana:

    acho que crianças de 10 anos não precisam de celular, quanto a desculpa de que os pais precisam manter contato com os filhos quando eles estão longes, digo que crianças não podem sair sozinhas por aí…

    E todas essas coisas (video-game, tv, computador) devem ser controladas, e a criança deve ser instruída quanto aos perigos principalmente da internet…

    Além disso a criança tem que saber que a vida não é só isso, existe um mundo lá fora, me lembro muito bem (nem faz tanto tempo assim, só tenho 15 anos)de quando eu ia pra casa da minha tia e passava o dia INTEIRO brincando na rua, eu voltava pra casa encardida, era muuuuito legal…

  • burro:

    -Muito cuidado,os pedófilos vão adorar descobrir o número desse celular,uma criança dessa idade não tem maturidade pra lidar com esse tipo de coisa.

  • jesuita – sp.03-10-2011:

    Olá a todos!
    eu acho que aparti dos dez anos é bom o filho andar com celular,pois fica mais fácil os pais saber onde eles está.
    Abraços

    • —:

      onde ELES ESTÁ?

    • francielle:

      é melhor usa porque pode acomtecer alguma coisa e ja ligar beijosssssssss

  • FEIO:

    -Pra quê???

  • Marcos- DF:

    Olá a todos !
    Não confio no uso de celulares e tentaria prorrogar ao máximo o uso deles por parte de meu filho pequeno …
    Abraços

Deixe seu comentário!