Ícone do site HypeScience

Não use sapatos dentro de casa. Veja por quê

Em algumas culturas, sendo a mais famosa a japonesa, usar sapatos dentro de casa é algo fortemente desaprovado.

Não é só uma questão de tradição. Existe um bom motivo para isso, motivo apoiado por fortes evidências científicas: há cerca de 421 mil diferentes bactérias presentes nas solas de seu sapato.

Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, foram os responsáveis por essa descoberta. Eles encontraram essas centenas de milhares de bactérias nas partes inferiores de 96% dos sapatos testados.

Entre as espécies vistas, estão a Klebsiella pneumonia (que causa infecções do trato urinário), Serratia ficaria (que causa infecção respiratória) e a infame E. coli (que pode causar problemas digestivos graves e até resultar em danos nos rins e ser potencialmente letal).

Contaminação

Os cientistas também descobriram que as bactérias no seu sapato são rastreadas através de longas distâncias. A transferência de espécies dos sapatos para os pisos das casas foi de cerca de 90 a 99%.

A principal fonte de E. coli e outras bactérias fecais são os pisos de banheiros públicos. Só que evitá-los não vai te ajudar muito, visto que matéria fecal está em todos os lugares, desde restaurantes até no seu próprio celular.

A melhor solução para não contaminar seu espaço pessoal é tirar seus sapatos na porta de casa.

Você também pode lavar seus sapatos com detergente em uma base regular a fim de reduzir drasticamente a quantidade de bactérias sobre eles. Além disso, limpar o piso e os tapetes com frequência é recomendado. No entanto, é muito mais simples aproveitar o conselho japonês e andar sem sapatos dentro de casa. [ScienceDump]

Sair da versão mobile