Uma simples (mas elegante) demonstração de densidade de fluidos

Por , em 28.04.2013

Densidade: um assunto geralmente aprendido nos primeiros anos fundamentais escolares, mas que, mesmo que já estejamos familiarizados com a ciência por trás, ainda pode nos maravilhar bastante.

Como esse vídeo de uma demonstração de densidade dos fluidos feita pela escola baseada na Weather Network Station em Victoria, Canadá. É incrivelmente simples, mas surpreendentemente eficaz – e uma boa dica para todas as escolas primárias da Terra.

A título da clareza, vamos recordá-lo: fluidos são líquidos e gases que podem escoar com grande facilidade. Densidade é uma grandeza física inversamente proporcional ao volume – quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será sua densidade.

A densidade de um fluido é importante em determinar sua flutuabilidade e estratificação. É isso que o experimento do vídeo elucida: porque um líquido flutua sobre o outro, mostrando que a mesma quantidade de volume de diferentes líquidos podem possuir pesos e densidades diferentes.

Água doce (no vídeo em vermelho) e água salgada (no vídeo em azul) são liberadas juntas em um pequeno tanque. Sendo mais leve e menos densa, a água vermelha flutua acima da azul.

Em seguida, o experimentador separa o tanque novamente em duas partes, e mistura os líquidos em apenas uma metade, que adquire o tom roxo. Em seguida, as duas metades são novamente liberadas juntas. O que acontece? O tanque passa a ter três camadas, com a roxa no meio, por ter uma densidade intermediária. É preciso dizer mais uma vez: simples, mas incrível.[io9, BrasilEscola, USP]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • ceaguimaraes:

    só está colorido, bonitinho… mas qualquer 1 que coloca um fio de óleo na água do macarrão sabe disso.

    Mas entendi que o foco são as quantidades iguais. Pode se fazer com quantidade maior qo líquido menos denso para provar que o fenômeno não está relacionado com a quantidade.

Deixe seu comentário!