Vacina contra cocaína pode ajudar pessoas a largarem o vício

Por , em 6.01.2011

Segundo uma nova pesquisa, uma vacina eficaz contra os sintomas causados pela cocaína em ratos também pode ser útil no tratamento do vício em humanos.

Durante o estudo, após receber a vacina, os ratos dosados com a droga não responderam aos sintomas hiperativos causados pela cocaína.

A vacina combina um segmento do vírus do resfriado comum com uma molécula semelhante à cocaína. Ela funciona ativando o sistema imunológico do organismo contra a cocaína, impedindo que a droga chegue ao cérebro.
Os pesquisadores criaram a vacina “desmontando” um adenovírus, um tipo de vírus responsável por alguns dos casos do resfriado comum. Eles descartaram os componentes que causam a doença e mantiveram aqueles que alertam o sistema imunológico da presença do vírus.

Em seguida, eles misturaram partes do adenovírus com uma molécula semelhante à cocaína. A verdadeira molécula não foi usada porque sua “sósia” era mais estável e provocava melhor resposta imune.

A vacina provocou uma forte reação imunológica nos ratos: anticorpos “anti-cocaína”, ou pequenas proteínas imunológicas, fizeram dos invasores seu alvo. A cocaína não costuma provocar uma resposta imune, mas quando somada às partes do vírus do resfriado, o sistema imunológico foi atrás da droga. Quando isolaram os anticorpos dos ratos no laboratório, os pesquisadores perceberam que eles neutralizaram a cocaína.

Em seguida, os pesquisadores deram cocaína aos ratos vacinados. Apesar da exposição à droga, os animais não ficaram “doidões”, ou seja, não apresentaram nenhum dos sintomas que a droga causa, um efeito que durou pelo menos 13 semanas.

Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez que foi desenvolvida uma “solução” anti-drogas que não exige várias infusões caras, e que pode passar rapidamente para testes em humanos.

A abordagem poderia ser muito promissora na luta contra o vício em humanos. Atualmente, não existe nenhuma vacina aprovada para qualquer dependência de drogas. Porém, a nova vacina ainda terá que passar por extensos testes para se certificar de que é segura e eficaz antes de receber aprovação para ser comercializada.

Os pesquisadores acreditam que ela funcionará melhor em dependentes que estão tentando parar de usar cocaína. A vacina pode ajudá-los a largar o vício, porque mesmo se eles usarem cocaína, uma resposta imune irá destruir a droga antes que ela atinja o centro de prazer do cérebro. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • Natane Oliveira:

    A pior coisa é ver quem mais amamos afundado nisso. Espero muito que essa vacina realmente possa ajudar os usuários. Salvar suas vidas.

  • Joel Otto:

    bom eu sou um usuário tenho 22 anos, eu começei a usar com 19 anos, mas de forma regulada, usava sempre 1 vez por mes ou até 2 vezes por mes, até me cuido bastante para nao me estragar, mas o fato é o seguinte só tinha vontade de usar quando eu bebia alcool, e sempre no dia seguinte me arrependia e pedia perdão a Deus como faço até hoje, mas enquanto eu nao tiver bebendo eu tenho medo de usar cocaina, eu só não tenho medo de usar quando estou bebendo alcool, o que posso tomar para parar de usar

  • Eric Navarro Brasil:

    Sou um adicto e minha dependência com SPA vem da adolescência atualmente tenho 42 anos e de 2 anos pra cá me tornei dependente cocaína. Perdi minha esposa, perdi minha saúde e perdi a esperança de voltar a ter uma vida normal, sofro muito com essa situação, já pensei em tirar minha vida porém tenho uma criança e ela não merece que eu a deixe sem pai. minha vida está arruinada, fiquei 5 meses em uma comunidade terapêutica e em apenas 3 dias fora consumi uma quantidade grande da droga. As reparações que tenho que fazer São dolorosas, a mais triste delas e a reparação com meu filho que perdeu um pai presente no dia a dia por questão da droga. Eu queria desaparecer, não estou suportando mais viver, eu acredito que uma vacina para combater a coca não é questão de10 anosvai muito além. Hoje minha vida não significa muito a cocaína me destruiu e me levou ao fundo do poço. Meu Deus se tem um propósito eu passar por isso, porque? Eu estou apenas respirando minha vida é uma ilusão, eu estou sem esperança, esperando uma overdose? Meu Deus sei filho vai morrer.

  • edinilton de jesus queiroz:

    Infelizmente a cocaina está mais dificil de tratar do que o cancer,eu espero de coração que quando esta vacina for liberada em humanos pois este é o objetivo,ela não custe o olho da kra.e sim eu tambem seria um voluntario,pois quem quer ajudar não espera mas procra todos os meios.

  • carlos de azevedo:

    ola, se alguém tiver o nome desta vacina poderia por favor me passar, a uns 2 meses me passaram eu estava procurando na Inglaterra mais perdi o recado, tenho um sobrinho na Suíça que ficou de comprar, mais não deu certo.
    por favor aguardo grato.

  • Josh:

    Escutei sobre essa vacina em 2008,chorei na entrevista,mais agora li que talvez daqui 10 anos,até lah quantos doentes não vão morrer,chega num estado que não é questão só de opinião,nós somos doentes,ninguem se consome por tantos anos por que ta sentindo um barato ainda,da mesma forma que o governo deixa entrar esse lixo todo(Coacaina,crack,………)poderia investir junto aos outros nessa pesquisa,quantos jovens ainda vão ter que morrer,quantas mães e mulheres vão velar seu queridos,galera eu tenho 25 anos e to morrendo pelo fato de não conseguir me desvincular disso.

  • Josh:

    Por favor,eu me candidato como Cobaia,antes experimentar a possivel solução,do que continuar morrendo aos poucos,juro se alguem puder me ajudar eu não preciso ganhar nada,só quero me livrar disso,são 11 anos,não aguento mais,hoje não adianta ter o dinheiro,ter a droga,com um quarto de grama ja fico muito mal,meu corpo não aguenta mais cocaina,abraço

  • Greice:

    O que esta faltando pra que esta vacina chegue logo ao mundo?afinal milhões de nossos filhos estão precisando.Não deixe que essa ideia fique só no papel e as cobais não sejam só os ratos .

  • tania tavares:

    gostaria de saber se não pode ser feito este texte em humano,meu filho serveria de cobaia,pior que ta não vai ficar!

  • GihL:

    Orra é a esperança que faltava,agregando essa vacina com vontade de parar ”que é o meu caso”..estarei mais preparado
    para abstinência e poderei resistir a essa maldita droga!

  • debora:

    Isso é uma otima noticia podia ser destribuida em postos de saude gratis nas comunidades carentes vai ajudar muita gente e ia tirar muitos jovens da vida do crime

  • cristhian:

    Cara se funcionar vai melhorar a vida de muita jente …

  • JOABE DE JESUS:

    O problemas é o cara fica virciado na vacina depois, sem fala no lucro que a empresa fabricante vai ter, eu fico assim pensando por que o mundo é tão enganador assim.

  • phelipe:

    muito boa noticia espero que chegue logo afinal 40% da violencia no mundo iria ser reduzida embora seja um projeto as drogas sao responsaveis por 40% da violencia da pobreza e 8% de morte no brasil

  • Rita B.:

    Espero que funcione contra o Crack também, já que é feito de cocaína.
    E que quando liberarem ao consumidor o governo distribua gratuitamente. Porque o negócio esta feio. Utilidade públima na saúde.

Deixe seu comentário!