A falta de água é um problema que já vem nos assombrando há muito tempo e uma das coisas que mais consumem água é a agricultura. Mas quais culturas são as responsáveis pelo maior dano às nossas reservas de água? Os culpados estão dentro do seu armário.
Como agricultura quase destruiu a civilização humana
Um novo relatório da Oxfam, uma confederação internacional de organizações beneficentes focada em aliviar a pobreza global, identifica as culturas que estão usando a maior parte dos recursos mundiais. Sozinhos, o trigo e o arroz consomem quase 70% da água utilizada em culturas em todo o mundo.
E o problema não é só água. Os pesquisadores também descobriram que apenas cinco culturas – arroz, soja, milho, trigo e óleo de palma – emitem tantos gases de efeito estufa quanto qualquer país do mundo – com exceção da China e dos Estados Unidos.
Novo filtro de grafeno poderia resolver crise da água
Claro, parte da razão que tão poucas culturas estão utilizam a maioria dos recursos é que nós plantamos mais delas do que quase qualquer outra. Milho, trigo e arroz não são apenas as culturas que usam a maior parte dos recursos do mundo, elas são também as culturas que alimentam a maior parte do mundo.
A resposta, então, não está em simplesmente parar de produzi-los, o que só aumentaria a fome global. O que precisamos fazer é mudar a forma cultivo, aumentando a disponibilidade de culturas resistentes à seca e criando fazendas que utilizem recursos naturais de forma mais eficiente.
Botânicos responderam uma das maiores questões sobre a agricultura em Marte
Na América Latina, as culturas que mais consumem água e emitem gases de efeito estufa são cacau, coco e café. Você pode ver mais dados no gráfico interativo da Oxfam, clicando aqui. [Gizmodo]