Botânicos responderam uma das maiores questões sobre a agricultura em Marte

Por , em 15.03.2016

Pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, cultivaram com sucesso uma colheita de tomates, ervilhas e rabanetes em um solo que replicou o marciano, respondendo a algumas grandes questões que temos sobre a exploração do espaço.

Desde 2014, os cientistas, liderados pelo ecologista Wieger Wamelink, têm experimentado com o cultivo de hortaliças em solo simulado de Marte e da lua pela NASA.

Recentemente, eles conseguiram plantar e colher tomate, ervilha, centeio, rúcula, rabanete e agrião. Os legumes cultivados no experimento alcançaram quase exatamente o mesmo tamanho que os seus homólogos da Terra, e havia quase nenhuma diferença na biomassa total na data de colheita.

A primeira mostra foi cultivada em solo simulado lunar, a segunda em solo marciano e a última em solo terrestre

A primeira mostra foi cultivada em solo simulado lunar, a segunda em solo simulado marciano e a última em solo terrestre

Se o tamanho parece adequado, não podemos dizer nada sobre o gosto desses alimentos. Infelizmente, esse mistério ainda vai permanecer por um tempo.

“Não experimentamos as culturas ainda”, disse Wamelink ao site Gizmodo. “Primeiro temos que ter certeza de que é seguro comê-las por causa dos metais pesados que estão presentes no solo e podem acabar nas plantas. A experiência deste ano será, portanto, sobre segurança alimentar e valor nutricional”.

Ainda há um longo caminho a frente

Mesmo sabendo que as plantações poderiam ser bem-sucedidas em solo marciano, ainda existem obstáculos significativos para a criação de fazendas na superfície do planeta vermelho.

Além dos problemas técnicos, orçamentais e de tempo para realizarmos uma missão à Marte, temos também a dificuldade de criar estruturas de suporte de vida nestas fazendas. Fazendas marcianas precisariam de fontes limpas de água, de luz confiável (provavelmente elétrica) e grandes espaços fechados, sendo que nada disso é fácil de se conseguir.

Tomate cultivado em solo simulado marciano