Veja uma baleia engolindo um cardume inteiro de sardinhas

Por , em 17.02.2014

Dois mergulhadores capturaram imagens de uma baleia gigante consumindo um cardume inteiro de peixes.

As fotos mostram a baleia-de-bryde, animal que pode chegar a 15 metros de comprimento. É uma espécie muito “caseira” de baleia, que quase não migra e passa o ano todo em águas tropicais e subtropicais nos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico. Seu nome é uma homenagem a Johan Bryde, construtor do primeiro porto baleeiro da África do Sul, em 1909.

O fotógrafo subaquático Doug Perrine e seu companheiro mergulhador Brandon Cole viajaram para a Península da Baixa Califórnia (ou Baja California), no México, para registrar essa baleia.

Baleias-de-bryde se alimentam de pequenos peixes e krill. Na costa do Cabo San Lucas, os dois acabaram no meio de um frenesi alimentar que lhes permitiu testemunhar este ato da natureza.

Cercados por marlins (os “peixes-espada”) e leões marinhos famintos, Doug e Brandon presenciaram uma baleia engolindo um cardume inteiro de sardinhas.
sardine supper 2
“As baleias apareciam do nada e nos pegavam de surpresa. Elas vinham tão rápido que pareciam apenas surgir bem ao nosso lado”, conta Doug. “Os marlins foram um pouco assustadores também – eles usavam seus bicos para bater nas sardinhas que se escondiam atrás de nossos pescoços, nos nossos braços e entre nossas pernas”, explica.

Ao engolir tantos peixes, as baleias também sugavam água, que depois expeliam. “Conforme a baleia empurrava a água para fora de sua boca, o ar era forçado a sair com a água. Isso produzia jatos de bolhas brancas que faziam os animais parecerem dragões cuspidores de fogo”, ilustra Doug.
sardine supper 5
Os cientistas sabem muito pouco sobre as baleias-de-bryde. Por exemplo, não têm certeza de como classificá-las, de seus números na natureza, e se estão em perigo de desaparecer ou não.

O nome comum baleia-de-bryde já foi usado para falar de duas espécies, Balaenoptera brydei e Balaenoptera edeni, da família dos balenopterídeos. Elas estão relacionadas com a baleia jubarte e a baleia azul, mas são muitas vezes confundidas com outros tipos de baleia. [TheDiveSite, Galileu]

sardine supper 3 sardine supper 4 sardine supper 6 sardine supper 7

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

1 comentário

  • Eneida Melo:

    Que coisa triste, uma baleia ser conhecida pelo nome de quem de alguma forma auxiliou na sua caçada.

Deixe seu comentário!