Como o olho funciona
A foto acima é meio apavorante, não é? Ver o olho humano com tantos detalhes nos faz pensar que tem algo de muito “esquisito” com ele.
Mas essa aparência é devida a complexidade desse órgão da visão. São músculos, nervos, veias sanguíneas, fibras, etc, que
se ligam para permitir a rotação do globo ocular e a focalização das imagens.
O interior do olho é preenchido por um fluido que, juntamente com a camada de tecido externa, mantém sua forma arredondada, protegendo o olho contra forças mecânicas exteriores.
Da mesma forma, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfície interior das pálpebras e a superfície anterior do globo ocular, produzindo muco para lubrificação, evitando o ressecamento do olho.
Como enxergamos
O nervo óptico, composto por um conglomerado de fibras nervosas que nascem na retina, [é o responsável pela conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central.
Ele capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina, que são estimulados pela luz projetada em objetos.
As informações visuais são então enviadas ao lóbulo occipital do cérebro para processá-las, gerando resultados de cor, forma, tamanho, distância e noções de espaço, formando, assim, a imagem que vemos.
Curiosamente, as imagens que se projetam dentro do nosso olho são invertidas – estão de cabeça para baixo. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dando a sensação que estão na posição normal.
A imagem é sempre formada no fundo do olho, região conhecida genericamente como “retina”. A necessidade de usar lentes de óculos, sendo assim, é determinada pela inexatidão com que esta imagem é formada na retina. Por exemplo, nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora da fóvea central, vemos a imagem borrada ou desfocada. Isso pode ser corrigido com lentes dióptricas, que compensam tais deficiências visuais para que possamos obter uma imagem limpa.[TerritorioMotor, IG, LaboratorioRigor, SoFisica]
12 comentários
Perdoem-me os autores do presente artigo… principalmente os meus amigos Pessanha, do laboratório Rigor, mas, para quem realmente tem algum conhecimento da matéria ele nada diz, a não ser algumas generalidades básicas; sem explicações sobre ao que realmente referem-se… Aliás, duvido mesmo que os autores, vão além do básico, isto é: …tenham conhecimentos mais profundos. Quanto ao público leitor, em geral, perdoem-me… não digo para magoá-los, classificá-los ou julgá-los; eles apenas podem ver e ler sem nada entender, pois duvido que algum deles saiba o que é “Dioptria”, “Fóvea Centralis”, “cones e bastonetes” e, ainda recebem uma informação errada sobre a conjuntiva; que é a junção, ou… “onde, no globo ocular, reunem-se, ligam-se, as partes denominadas: “Corpo Ciliar”… que nada tem a ver com os cílios pilosos das pálpebras… “Coróide” e, Íris”. A propósito, quero corrigir aquí o que foi dito sobre anomalias visuais decorrentes do ponto focal ser formado fora da Fóvea Central… deveria ser dito: antes ou depois da retina, pois ele nunca coincide com a Fóvea, mas, com a Mácula ou,…Mancha Amarela; deslocada um pouco acima da Fóvea, para que não nos cegue. …Ah! Chega!… tá bom?
Eu filmei meu olho na semana passada com uma lente macro acoplada em um celular, quem tiver interesse, pode ver neste link:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uxBXNQXEdzs
Realmente fantástico. Estamos ainda bem longe de compreender a Natureza. (Ou Deus para os crentes.)
Eu achei essa imagem linda. É tão fascinante e misterioso!
Já coloquei em meu blog essa maravilha o nome do fotógrafo é Suren Manvelyan. quando ví essa foto a algum tempo atras sai pesquisando e encontrei mais de 30 fotos que mostram esses detalhes fantásticos.. Quem quiser ver o post que fiz ta ai:
Como médico e analisador da íris, diria que certamente esta pessoa é tensa e deve cuidar do estômago, pois é seu órgão de choque e deve ter mais de 40 anos.
eu acho engraçado falar que o cerebro inverte… o cerebro não inverte nada, ele aprendeu sempre que as imagens são recebidas daquela forma
onde acaba meu conhecimento é se algum conhecimento vem já nos genes ou se toda vez quando criança, a gente aprende que “se encosto aqui, sinto isso, então vamos ajustar pra sentir no mesmo “lugar”” o ~complicado~disso é que pro cerebro, nao existe ‘cima’, ‘lado’, ‘lugar’, isso são conceitos criados pela gente!
é lindo visto em detalhes nessa super macro perfeita.
A princípio não parecia ser um olho humano!!!
Nossa,nunca pensei que os nossos olhos eram assim,tão cheio de detalhes.
É um pouco apavorante msm
Isso dá água nos olhos @__@ mas é uma matéria bem interresante sobre o olho humano.